Saiba quando usar um checklist de auditoria

Entenda o que é, para que serve e como criar um checklist de auditoria na sua gestão de manutenção da frota.
Use o checklist de auditoria para manter a regularidade dos veículos.

Manter os veículos da frota em boas condições não é difícil, desde que você tenha as atividades previstas para isso. Uma delas é realizar o checklist de auditoria.

Com esse recurso, você tanto prevê um melhor desempenho das suas operações de transporte, quanto evita problemas com a lei e multas diante das vistorias de frota. 

É preciso conhecer e ter a rotina adequada para manter o veículo dentro das condições esperadas pelo órgão de trânsito responsável pela auditoria de veículos. Dessa forma, além de evitar esses problemas, você gera uma gestão de alta eficiência operacional e econômica.

Confira a seguir:

O que é a auditoria de frota?

A auditoria é um procedimento realizado em diversos setores e empresas para avaliar se o funcionamento das atividades realizadas estão de acordo com o planejamento e se foram executadas da melhor maneira possível para atingir os objetivos pré-estabelecidos.

Quando a auditoria de frota acontece, a principal etapa é a manutenção. Nela, ocorre uma inspeção de veículos para detectar se os automóveis estão bem conservados, se há peças que precisam ser substituídas ou componentes que possam gerar problemas futuramente. 

Conhecido como “vistoria de frotas”, o processo é realizado pelo DETRAN de cada estado. Porém, a inspeção de veículos deve acontecer dentro da própria frota também, pois você precisa garantir que, na vistoria, ele será aprovado como adequado para o transporte.

Para que serve o processo de auditoria de frota?

A auditoria da frota tem três funções principais: 

  1. Fornecer máxima segurança na realização de rotas diárias e viagens de longa distância.
  2. Contribuir para que o veículo seja aprovado e não receba multas ao enfrentar uma vistoria da frota.
  3. Garantir a eficiência e desempenho dos veículos nas operações de transporte, evitando falhas e imprevistos de alto custo à empresa.

Sua importância está descrita nesses mesmos pontos. Tratam-se de ações fundamentais para ter controle sobre as manutenções, vida útil dos ativos e redução de custos operacionais da frota.

Como fazer um checklist de auditoria para frotas?

Através do checklist de veículos é que você vai realizar a auditoria da frota, verificando itens cruciais ao funcionamento dos automóveis e gerando relatórios e análises conforme realizar a coleta de informações.

Além de providenciar as ordens de serviço quando necessário. Pois, no mesmo checklist, se for identificado algum erro, o veículo deve ser encaminhado para um serviço corretivo o quanto antes possível.

Itens que devem ser incluídos em um checklist de auditoria

Com o foco em segurança que o checklist de auditoria tem, são esses alguns dos principais itens que devem estar na sua lista de verificação:

  • Cinto de segurança;
  • Buzina;
  • Estepe;
  • Para-choques dianteiros e traseiros;
  • Lanternas do veículo;
  • Freios;
  • Prazo de validade do extintor;
  • Protetores das rodas.

Se você já possui uma lista de inspeção de segurança veicular, pode usar como ponto de partida ou até aproveitar por completo os itens dispostos. Apenas lembre-se de considerar quais são os critérios utilizados para o DETRAN da sua região e inclua os itens necessários em seu checklist de auditoria.

Ferramentas para criar seu checklist

Para fazer o seu checklist de auditoria, você pode tanto optar por um documento PDF para impressão, uma planilha excel ou Google Sheets. Caso já utilize ferramentas mais modernas, pode gerar uma alternativa de checklist com bastante praticidade no sistema de checklist eletrônico.

Documento PDF para impressão

Para gerar esse documento, você tem duas alternativas: usar um documento por escrito, como em word ou Google docs ou, uma segunda opção, é gerar um documento diagramado em uma ferramenta de design, como o Photoshop.

Após pronto, ambos casos permitem que o arquivo seja salvo em formato PDF, gerando uma impressão de maior qualidade.

Planilhas Excel ou Google Sheets

As planilhas funcionam melhor para você inserir as informações coletadas na inspeção de veículos através do recolhimento de um checklist. Assim, sendo utilizada como uma ferramenta de gestão de manutenção, ao invés de um modelo de checklist.

Contudo, pode ser adaptada para funcionar como uma lista de verificação, pois possui a formatação necessária para marcar um item como “ok” ou em não conformidade.

Checklist Eletrônico Prolog App

O sistema de checklist eletrônico traz muita agilidade e praticidade à rotina do gestor da frota e, também, dos motoristas. Além de ser mais fácil criar os questionários necessários, dá mais produtividade na hora de inspecionar a frota.

Os benefícios do checklist eletrônico incluem a eliminação dos papéis, redução de erros, centralização de dados, automatização de relatórios,clareza para identificar e corrigir problemas nos veículos e realizar a gestão de manutenção de forma mais eficaz.

Aqui na Prolog, nós desenvolvemos um sistema completo e intuitivo para a sua frota. Gere checklists personalizados, tenha relatórios prontos e faça análises mais precisas sobre os veículos da sua operação.

Conheça ainda mais de nosso sistema em uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas, faça seu agendamento agora.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.