Mais de 400 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Como funciona o checklist digital na prática? Veja o impacto no dia a dia da frota

Entenda como o checklist digital funciona na prática e qual o verdadeiro impacto dele na rotina da sua frota.
Use o checklist digital no dia a dia da frota.

O checklist digital já é uma realidade em diversas empresas de transportes, conhecido por ser um agilizador das inspeções veiculares.

Já foram provadas diversas vezes como um software torna a gestão de frotas mais produtiva e esse é mais um dos casos. Agora, falando sobre como a tecnologia transforma o processo de verificação dos veículos da frota.

Portanto, se você ainda está em dúvida se deve adquirir o check digital para sua frota, vamos mostrar todas as tarefas que ele atende na sua rotina e alguns dos principais benefícios.

Manutenção preventiva

Você precisa estar constantemente verificando os veículos tanto para mantê-los conservados e evitar multas, quanto para prevenir falhas mecânicas e acidentes em estrada.

Se alguma vez você já pensou em não realizar [ou, de fato, não o fez] a manutenção preventiva para reduzir algum tipo de custo, saiba que o custo por falta de manutenção é muito mais alto.

Ela pode se dar de duas maneiras: com o checklist diário ou o checklist completo.

Checklist diário

Já pensou ter que preencher e digitar todas as informações de um checklist de veículos todos os dias? Talvez essa seja a realidade da sua frota no momento, mas isso deve parar imediatamente.

O checklist diário verifica itens básicos, como o funcionamento de buzina, faróis e setas.

E-BOOK
Checklist Eletrônico

A tecnologia que vai reduzir os seus custos e aumentar a produtividade da frota

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Se você preza por agilidade, eficiência e produtividade, manter uma inspeção de veículos com papel e caneta é contraditório.

Checklist pré-viagem (completo)

Além da verificação diária, que costuma ser mais simples, também é realizado o checklist antes de uma longa viagem. Este, bastante completo, com todos os itens de um questionário diário e ainda mais.

Esse tipo de checklist contribui na criação de uma base de dados. Posteriormente, esses dados são analisados para identificar os problemas mais comuns, veículos que precisam ser renovados, entre outras informações.

Ou seja, são essenciais para tomar decisões importantes na frota.

Diagnósticos e ordens de serviço

Com o uso de um checklist digital, os problemas encontrados durante a inspeção são anotados diretamente dentro do sistema. Assim, gerando ordens de serviço automaticamente e em tempo real.

Enquanto o motorista faz um diagnóstico e anota, a equipe de manutenção e correção já sabe o que fazer e como se preparar para receber o veículo dentro de poucos minutos.

“Farol do checklist”

Na verdade, esta é uma funcionalidade do próprio sistema do Prolog App. Em suma, ao clicar na aba de farol do checklist, você tem uma visualização da saúde dos veículos da frota.

Para explicar melhor: você vê uma lista de todas as placas do sistema e qual a situação do veículo com base na última inspeção realizada — se está tudo ok ou se há alguma OS aberta.

Padronização de preenchimento

Fazer com que os colabores sigam um padrão de preenchimento no papel é bem desafiador, mas, no digital, é uma prática natural. Afinal, eles apenas clicam nos botões com definições já pré-estabelecidas.

Além disso, você consegue personalizar e criar quantos modelos de check list para inspeção de veículos forem necessários. Basta dar nomes claros e explícitos para cada finalidade e os inspetores saberão qual utilizar em cada momento.

Relatórios automatizados

Outra facilidade que a tecnologia traz!

Conforme o check é utilizado, dados são gerados e “acumulados” no sistema, permitindo que este gere relatórios automaticamente — além dos que você pode personalizar e criar por conta própria.

O checklist eletrônico do Prolog, por exemplo, tem relatórios automatizados como estratificação de OS, quantidade de itens NOK e média de tempo de conserto por item, entre muitos outros.

Os primeiros passos para usar um checklist digital na prática

Para implementar o check list digital na sua frota, escolha o sistema que considerar melhor para as suas necessidades. Depois:

  • Defina e personalize os questionários, nomeando cada um de acordo com seu propósito;
  • Determine um cronograma de realização de checklist;
  • Indique os responsáveis pela inspeção e pelas correções e ensine-os a utilizar o sistema;
  • Teste os questionários e faça ajustes conforme necessário;
  • Analise os dados com frequência.

Conheça tudo sobre o modelo de check list eletrônico do Prolog App, a sua garantia de eficiência na inspeção de veículos.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.