Mais de 400 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Checklist para empilhadeira: o que não pode faltar

Conheça alguns dos principais itens de um checklist para empilhadeira que você não pode deixar de inspecionar e otimize suas operações!
O que o seu checklist para empilhadeira precisa.

Assim como qualquer veículo de frota, as empilhadeiras precisam passar pelo processo de manutenção preventiva. Ainda mais por serem veículos que lidam com grandes pesos diariamente. Por isso, você precisa de um bom checklist para empilhadeira!

Assim, existe uma garantia de que nenhum item será negligenciado e todos os colaboradores estarão mais seguros na manipulação das máquinas.

Confira agora o que não pode faltar no seu checklist para empilhadeira. 

Carteira de habilitação

Item básico de qualquer checklist, independente do veículo pilotado. Porém, para pilotar uma empilhadeira, não é uma CNH qualquer. O motorista deve ter uma habilitação específica para esse tipo de transporte de carga.

A CNH categoria B costuma ser uma exigência para os alunos desta habilitação especial, mas não é obrigatória conforme a NR 11 — responsável pelas medidas protetivas para transporte, armazenamento e manuseio de cargas.

Identificação de função

Quanto à identificação de função, esta deve ser conferida por veículo, já que cada um é desenvolvido para um propósito específico e deve ser cumprido. Caso haja utilização para outros fins, o veículo pode sofrer danos e causar acidentes. 

Em resumo, verifique se a função determinada pelo gestor condiz com a funcionalidade do veículo.

Faróis

Embora não sejam tão importantes quanto num veículo “normal”, os faróis e elementos de iluminação (como o giroflex e luzes de freio/ré) devem ser verificados. Quando falamos em segurança, todas essas luzes têm um papel crucial na comunicação com outros condutores e pessoas.

Bateria (ou cilindro de gás)

Dependendo do modelo de empilhadeira sendo inspecionado, ele pode conter a bateria (empilhadeira elétrica) ou o cilindro de gás (empilhadeira a gás). De qualquer modo, deve-se inspecionar essas regiões igualmente.

No cilindro, busque por vazamentos e observe a condição da mangueira. Se identificar qualquer problema, o veículo deve ser retido até realizar a correção.

Já no caso da bateria, é preciso se certificar se ela está totalmente carregada e suas condições gerais, como a presença de oxidação.

Motor & Nível dos fluidos

Alguns detalhes para prestar atenção no motor são a presença de oxidação, vazamentos de fluidos (água ou óleo) e nível dos mesmos. 

O inspetor também deve reparar se todos os fios estão devidamente conectados ou se há fios soltos.

Parece um ato tão simples, mas será fundamental para o veículo ter sua vida útil estendida, reduzir custos com manutenções corretivas e mesmo evitar uma desvalorização deste antes da hora.

Controles e comandos

A máquina empilhadeira depende dos controles e comandos para ter um bom desempenho. Por isso, devem ser observados se todos os comandos estão atendendo corretamente, como direção e controle das paletas. 

É importante que todo o veículo e comandos estejam funcionando adequadamente para que a empilhadeira seja considerada apta para utilização.

Freios e rodas

Absolutamente nenhum veículo pode estar com freios apresentando falhas, é um risco desnecessário — principalmente se a empilhadeira estiver com uma grande carga no momento da falha. Assim, uma tarefa que você deve sempre controlar é a hora de trocar as pastilhas dos freios.

Da mesma maneira, as rodas e pneus são o que garantem um bom funcionamento da máquina e um transporte sem acidentes. Verifique sempre se os pneus estão bem calibrados, se estão apresentando um desgaste irregular ou excessivo (e o que pode estar causando problemas, caso estejam muito danificados).

Equipamentos de segurança

Todo motorista de empilhadeira tem alguns equipamentos básicos para aumentar a sua segurança ao operar a máquina. Estes precisam estar na lista de verificação!

Além dos itens do próprio veículo que já são inspecionados, como as luzes de segurança, freios e cinto de segurança, os equipamentos como capacete e extintor de incêndio devem ser verificados.

Para facilitar a sua vida com todos esses itens de inspeção, um checklist digital é um diferencial de produtividade e eficiência. Conheça mais!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.