Saber o custo por quilômetro rodado de um veículo ajuda a identificar quais veículos com melhor custo benefício na sua operação e quais possuem custos acima da média.
Identificar veículos com problemas relacionados à manutenção e cuidados diários, também se torna mais prático — desde que você tenha controle das despesas e orçamentos da frota.
Veja a seguir:
- O que é o custo por quilômetro rodado?
- Como calcular o custo por quilômetro rodado?
- Por que esse cálculo é importante?
O que é o custo por quilômetro rodado?
Chamado “CPK”, esse é um indicador de desempenho na gestão dos veículos que mostra o quanto um veículo é econômico na sua operação. Por esse caráter de entendimento de custos, também pode ser considerado um indicador financeiro.
O custo por quilômetro rodado mostra o valor que um veículo precisa, por quilômetro, para realizar a sua rota.
Seu principal objetivo é identificar os modelos e marcas com maior eficiência operacional, ou seja, que operam com um equilíbrio entre maior desempenho e menores custos.
Além disso, o CPK pode ser calculado exclusivamente para os pneus do veículo, onde o objetivo é praticamente o mesmo: comparar os diferentes modelos e marcas de pneus para identificar os mais econômicos e eficientes.
Como calcular o custo por quilômetro rodado?
Para esse cálculo, você precisa primeiro definir o período de análise, se é um mês, trimestre ou até o ano completo. Assim, terá maior facilidade e organização para buscar os dados do seu cálculo.
E esses dados são:
- Custos mensais do veículo, fixos e variáveis
Os custos de um veículo podem ser fixos, como de IPVA e licenciamento, ou variáveis, como de combustível e serviços de manutenção.
É importante que você saiba como levantar e identificar todos eles para que tenha maior precisão nos seus resultados de custo por quilômetro rodado.
- Quilometragem rodada do veículo
Essa informação representa a distância percorrida, seja por rota ou dentro de um período de tempo, que é o que buscamos para o nosso cálculo de CPK do veículo.
O cálculo para descobrir o CPK do veículo é:
Calcular o custo de consumo de combustível do veículo
Por outro lado, para calcular os gastos com combustível de um modelo de veículo em um determinado período, você precisa saber o preço do combustível no período de análise e o consumo médio praticado pelo veículo.
Primeiro, faça o cálculo:
Depois, com o resultado, calcule:
Por que é importante saber como calcular o custo por quilômetro rodado?
Calcular esse custo permite acompanhar melhor os gastos da frota, avaliar o desempenho dos veículos e identificar oportunidades de melhorias. Além de ajudar a entender o desempenho de um veículo e tomar decisões sobre a renovação da frota, tecnologias de controle, treinamentos de motoristas, e assim por diante.
Confira em mais detalhes esses fatores:
O gestor precisa identificar os modelos de veículo que possuem melhor custo benefício
O resultado da conta de custo por quilômetro permite realizar comparações entre os diferentes modelos da sua frota. Por isso, é um indicador que contribui para identificar o custo benefício de cada ativo.
Dessa forma, você pode decidir quais modelos devem ser mantidos em funcionamento e quais podem ser revendidos, por exemplo.
O cálculo também estabelece um parâmetro de funcionamento, sendo mais fácil e rápido de identificar questões problemáticas ao notar um aumento fora do esperado nos resultados.
Lembre-se que fatores como o comportamento do motorista no trânsito e a falta de manutenção podem influenciar na conta.
Acompanhar melhor os gastos da frota
Ao calcular o CPK de um veículo, você também tem uma visão melhor sobre o que está sendo gasto em combustível, manutenção, seguros e outros custos relacionados a cada veículo.
Quando ocorrem alterações nos valores do custo por quilômetro de um veículo, também é um indicativo de que outras áreas podem estar com custos elevados. Ao notar aumentos, você pode investigar essas áreas relacionadas e encontrar as medidas necessárias com antecedência.
Avaliar o desempenho da frota
Saber como calcular o custo por quilômetro rodado também permite avaliar o desempenho da frota. Isso porque, ao comparar os custos de diferentes veículos, você passa a identificar aqueles que estão sendo mais eficientes no consumo de combustível e nas quantidades de serviços de manutenção.
Esses veículos podem ser a sua nova referência para a escolha de novos veículos e para aprimorar a rotina e atividades da manutenção preventiva da sua frota.
Identificar oportunidades de melhorias
Esse é outro benefício de saber como calcular o custo por quilômetro rodado. Ao analisar os custos com mais atenção, é possível descobrir onde há desperdício de recursos e tomar as medidas apropriadas para corrigir essa situação.
Por exemplo, os problemas de manutenção causam maior consumo de combustível e podem levar a atrasos nas entregas. Com o CPK sendo calculado e avaliado regularmente, é possível identificar esses problemas e agir para resolvê-los, melhorando a distribuição de recursos da empresa.
Continue entendendo sobre os indicadores de desempenho da frota e como os utilizar na sua gestão.