Documento Eletrônico de Transporte (DT-e): o projeto e seus benefícios para as operações de transporte

Está curioso sobre o Documento Eletrônico de Transporte? Entenda o que é, como funciona e quais as perspectivas para o uso.

O Documento Eletrônico de Transporte, chamado popularmente apenas de DT-e, é uma medida para simplificar os processos administrativos para o transporte de cargas no Brasil.

Ao invés de ter diversos papéis impressos para apresentar em postos de fiscalização, tudo estará disponível dentro do aplicativo de celular.

O Ministério da Infraestrutura lançou este projeto em 27 maio de 2019 e, desde então, ele vem passando por uma fase piloto. Não há dúvidas de que essa determinação chegou para tornar a vida dos gestores de frota e caminhoneiros mais fácil.

O DT-e unifica em torno de 20 documentos exigidos nas operações de transporte de cargas. Assim, eliminando a necessidade de ter todos DACTE, DANFE e DAMDFE impressos, por exemplo.

Quer entender melhor o que é e como funciona o Documento Eletrônico de Transporte (DT-e)? Continue lendo!

Como funciona o DT-e?

Como funciona o DT-e
Fonte: Ministério da Infraestrutura Foto: MInfra/Alberto Ruy

Como foi falado, a proposta é unificar os documentos exigidos pela fiscalização de transporte de cargas aqui no Brasil. Dessa maneira, tudo estará incluso dentro de um aplicativo.

Em primeiro lugar, para ter acesso a esse sistema, o caminhoneiro ou transportadora precisa fazer a emissão do DT-e através do aplicativo SimplesCTe.

Uma vez feito isso, o caminhão pode fazer as viagens normalmente e a leitura de dados será feita eletronicamente, por meio de um chip instalado no veículo. Assim, o veículo não precisa fazer uma parada em postos de fiscalização para apresentar os documentos e autorizações.

Contudo, se houver alguma irregularidade, este será, sim, solicitado a parar sua viagem.

Quais os benefícios do DT-e?

Primeiramente, precisamos falar sobre o tempo de parada dos veículos. Quando antes seria necessário parar, apresentar os documentos, esperar a verificação dos mesmos, etc., agora os caminhões não precisam mais fazer isso.

Além disso, ao reduzir o tempo parado, o custo operacional também é reduzido por consequência. E o que isso significa para a empresa transportadora? Eficiência e aumento de produtividade!

Claro que a diminuição na burocratização precisa ser ressaltada aqui. Esse foi uma das maiores dificuldades no transporte de cargas durante muitos anos e, agora, usando o Documento Eletrônico de Transporte, espera-se dar um fim a isso.

Qual o andamento do projeto?

Até o momento, ainda não temos datas estipuladas para dar o projeto entrar em vigor de fato. O que está em andamento são as fases de teste, visto que apenas o projeto-piloto foi lançado no ano de 2019.

Esse acontece no Canal Verde Brasil e, igualmente, não temos uma definição de quanto tempo deve durar essa fase. Estaremos acompanhando de perto as novas determinações acerca do DT-e, mas já temos em vista que, provavelmente, terá mais um ou dois anos pela frente. 

Afinal, após a finalização dos testes, será necessário analisar resultados e fazer avaliações do que aconteceu durante o período.

De qualquer maneira, já é interessante que você e sua transportadora comece a pesquisar mais e começar a colocar as documentações em dia. Até porque, já há diversos documentos fiscais eletrônicos, como o CT-e e MDF-e, que podem ser emitidos e serão necessários mesmo com o surgimento do DT-e.

Melhor já fazer agora do que deixar para a último hora, certo? Acompanhe nossa newsletter gratuita e semanal para ficar por dentro das novidades no transporte de cargas. Assine aqui.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.