Confira essas 7 dicas para agilizar sua operação de transportes de cargas

Entenda mais sobre eficiência e produtividade em uma operação de transporte de cargas. E mais: como melhorar sua gestão de frotas!
eficiência nas operações de transporte de cargas

Tudo que você precisa para tornar uma operação de transporte de cargas mais eficiente está aqui. Confira!

São muitas as demandas em uma empresa de transporte de cargas. Atividades rotineiras a cumprir, imprevistos com a frota, gestão das equipes de motoristas, manutenção e apoio, e outras tantas tarefas que surgem ao longo do dia.

Cada tipo de operação tem suas particularidades, mas, um dos maiores desafios diante de tudo isso é se manter eficiente. Neste texto, trazemos algumas importantes dicas de como atuar proativamente para manter a eficiência.

Gerencie os custos

Salários, combustível, pneus, documentos e licenças são apenas alguns exemplos dos diversos custos do transporte de cargas.

O primeiro passo para conseguir gerenciá-los é identificar todos os geradores de custo dentro da operação e classificá-los entre custos fixos e variáveis, mantendo registros de toda despesa ou investimento da empresa.

Assim, é possível estabelecer e analisar a relação entre custo e resultado obtido com cada veículo, departamento ou peça, também de acordo com a estratégia desejada.

Algumas tecnologias podem ser aliadas na hora de otimizar processos e reduzir custos indesejados que ao fim do dia pesam no orçamento da empresa.

A AgileProcess, por exemplo, possui uma ferramenta de roteirização capaz de reduzir os quilômetros percorridos entre uma entrega e outra, aumentar a produtividade dos motoristas e ainda reduzir a ociosidade da frota. 

Gerencie as tarefas

Pode ser um quadro, um gerenciador de tarefas, um fluxo de atividades definido em documento por escrito divulgado para a equipe, ou, no melhor dos cenários, um software de gestão de frotas.

O mais importante é ter um processo bem estruturado. Uma boa metodologia para se embasar a criação desse processo é o 5W2H. Esse método considera que, para a realização de uma tarefa ou projeto, devem ser definidos 7 itens básicos.

São eles: 

  1. What (o que?)
  2. Why (por que?)
  3. Where (onde?)
  4. When (quando?)
  5. Who (por quem?)
  6. How (como?)
  7. How much (quanto vai custar?)

Após a definição, todos devem seguir o processo, e é importante ter registros de tudo o que foi feito.

Estabeleça um cronograma de manutenções preventivas

Certamente um dos fatores que mais prejudicam o planejamento são os imprevistos.

Manter a periodicidade das manutenções dos veículos da frota é uma prática importante para minimizar os acontecimentos indesejados.

Igualmente, é importante fazê-las de forma estratégica e sistemática. Ou seja, as equipes e gestores devem poder definir um cronograma que organize e priorize as ordens de serviços da área de manutenção. Assim, garantindo que itens mais críticos tenham prioridade, mas também que todos os veículos estejam sempre em ordem.

Além destas dicas de ações, o mais importante sempre será a visão geral que os gestores têm da operação, a análise cuidadosa de dados, informações e do contexto em que estão inseridos no momento da tomada de decisões.

Faça o checklist dos veículos

Quebras, falhas mecânicas e outras indisponibilidades da frota, mesmo que por curtos períodos, atrapalham a fluidez da operação.

O checklist é uma boa maneira de acompanhar de perto a situação da frota. Ao definir uma relação de itens essenciais para a circulação dos veículos e estabelecer uma rotina de verificação da sua condição, você garante segurança para empresa e colaboradores.

Além de minimizar imprevistos e evitar possíveis conflitos e responsabilizações indevidas por danos nos veículos.

Padronize os processos da frota

Padronizar significa ensinar todos os colaboradores a seguirem as mesmas práticas para realizar uma determinada tarefa. Um sistema de gestão é facilitador para esse tipo de ação, mas o uso de planilhas também pode ser uma alternativa.

Outro facilitador da padronização é a política de frotas. Com ela, todos estarão cientes de como agir em todas as situações e quais são os devidos cuidados com veículos e cronogramas de manutenção.

Entenda os indicadores de eficiência

Quando falamos em eficiência, estamos falando diretamente da produtividade da operação de transporte. O quanto a sua equipe consegue realizar em X tempo, o quanto a sua frota pode transportar com X veículos, entre outras informações.

Usar os KPIs para acompanhar o desenvolvimento e providenciar novas metas e ações na frota é essencial. Nesse caso, para medir a eficiência das suas operações, você pode ficar de olho em métricas como:

  • tempo médio de conclusão do trabalho;
  • tempo de desembarque de mercadorias;
  • quantidade de viagens em X semanas;
  • entre outros.

Automatize os processos

Embora você possa utilizar planilhas e outros recursos para controlar a frota e o que acontece em cada operação de transporte de cargas, o ideal é ter um sistema que automatize os seus processos.

Ao invés de realizar o checklist manualmente no papel, depois preenchê-lo em uma planilha para no final do mês verificar e analisar por conta própria todos os dados, você pode investir em um checklist eletrônico que irá ser preenchido durante a verificação e atualizado em tempo real para todos os colaboradores.

Então, automatizar é a melhor maneira de aumentar e manter a sua operação de transporte de cargas eficiente. 

Quer saber como o Prolog pode te ajudar mais? Confira nossa solução de gestão de pneus!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.