Confira essas 7 dias para agilizar sua operação de transportes de cargas

eficiência nas operações de transporte de cargas

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Tudo que você precisa para tornar uma operação de transporte de cargas mais eficiente está aqui. Confira!

São muitas as demandas em uma empresa de transporte de cargas. Atividades rotineiras a cumprir, imprevistos com a frota, gestão das equipes de motoristas, manutenção e apoio, e outras tantas tarefas que surgem ao longo do dia.

[rock-convert-pdf id=”3227″]

 

Cada tipo de operação tem suas particularidades, mas, um dos maiores desafios diante de tudo isso é se manter eficiente. Neste texto, trazemos algumas importantes dicas de como atuar proativamente para manter a eficiência.

Gerencie os custos

Salários, combustível, pneus, documentos e licenças são apenas alguns exemplos dos diversos custos do transporte de cargas.

O primeiro passo para conseguir gerenciá-los é identificar todos os geradores de custo dentro da operação e classificá-los entre custos fixos e variáveis, mantendo registros de toda despesa ou investimento da empresa.

Assim, é possível estabelecer e analisar a relação entre custo e resultado obtido com cada veículo, departamento ou peça, também de acordo com a estratégia desejada.

O GUIA DA
GESTÃO DE FROTAS

Gerencie as tarefas

Pode ser um quadro, um gerenciador de tarefas, um fluxo de atividades definido em documento por escrito divulgado para a equipe, ou, no melhor dos cenários, um software de gestão de frotas.

O mais importante é ter um processo bem estruturado. Uma boa metodologia para se embasar a criação desse processo é o 5W2H. Esse método considera que, para a realização de uma tarefa ou projeto, devem ser definidos 7 itens básicos.

São eles: 

  1. What (o que?)
  2. Why (por que?)
  3. Where (onde?)
  4. When (quando?)
  5. Who (por quem?)
  6. How (como?)
  7. How much (quanto vai custar?)

Após a definição, todos devem seguir o processo, e é importante ter registros de tudo o que foi feito.

Estabeleça um cronograma de manutenções preventivas

Certamente um dos fatores que mais prejudicam o planejamento são os imprevistos.

Manter a periodicidade das manutenções dos veículos da frota é uma prática importante para minimizar os acontecimentos indesejados.

Igualmente, é importante fazê-las de forma estratégica e sistemática. Ou seja, as equipes e gestores devem poder definir um cronograma que organize e priorize as ordens de serviços da área de manutenção. Assim, garantindo que itens mais críticos tenham prioridade, mas também que todos os veículos estejam sempre em ordem.

Além destas dicas de ações, o mais importante sempre será a visão geral que os gestores têm da operação, a análise cuidadosa de dados, informações e do contexto em que estão inseridos no momento da tomada de decisões.

Faça o checklist dos veículos

Quebras, falhas mecânicas e outras indisponibilidades da frota, mesmo que por curtos períodos, atrapalham a fluidez da operação.

O checklist é uma boa maneira de acompanhar de perto a situação da frota. Ao definir uma relação de itens essenciais para a circulação dos veículos e estabelecer uma rotina de verificação da sua condição, você garante segurança para empresa e colaboradores.

Além de minimizar imprevistos e evitar possíveis conflitos e responsabilizações indevidas por danos nos veículos.

Padronize os processos da frota

Padronizar significa ensinar todos os colaboradores a seguirem as mesmas práticas para realizar uma determinada tarefa. Um sistema de gestão é facilitador para esse tipo de ação, mas o uso de planilhas também pode ser uma alternativa.

Outro facilitador da padronização é a política de frotas. Com ela, todos estarão cientes de como agir em todas as situações e quais são os devidos cuidados com veículos e cronogramas de manutenção.

Entenda os indicadores de eficiência

Quando falamos em eficiência, estamos falando diretamente da produtividade da operação de transporte. O quanto a sua equipe consegue realizar em X período de tempo, o quanto a sua frota tem a capacidade de transportar com X veículos, entre outras informações.

Usar os KPIs para acompanhar o desenvolvimento e providenciar novas metas e ações na frota é essencial. Nesse caso, para medir a eficiência das suas operações, você pode ficar de olho em métricas como:

  • tempo médio de conclusão do trabalho;
  • tempo de desembarque de mercadorias;
  • quantidade de viagens em X semanas;
  • entre outros.

Automatize os processos

Embora você possa utilizar planilhas e outros recursos para controlar a frota e o que acontece em cada operação de transporte de cargas, o ideal é ter um sistema que automatize os seus processos.

Ao invés de realizar o checklist manualmente no papel, depois preenchê-lo em uma planilha para no final do mês verificar e analisar por conta própria todos os dados, você pode investir em um checklist eletrônico que irá ser preenchido durante a verificação e atualizado em tempo real para todos os colaboradores.

Então, automatizar é a melhor maneira de aumentar e manter a sua operação de transporte de cargas eficiente. 

Quer saber como o Prolog pode te ajudar mais? Confira nossa solução de gestão de pneus!

Economize mais aumentando a vida útil dos pneus de sua frota.

Entenda como a solução de Gestão de Pneus do Prolog faz isso por você.

Aproveite e leia também

como construir uma ferramenta de business intelligence na logística? venha descobrir

O que é necessário para construir um BI para suas operações de transportes?

Usar o business intelligence na logística da sua empresa é uma etapa determinante nos resultados. É através desse tipo de…

Read Story
entenda como um programa para controle de pneus ajuda a sua frota

Programa para controle de pneus: por que você precisa de um

Você é responsável pelos cuidados com pneus da frota? Então deve saber que é essencial ter um método ou um…

Read Story
todas as habilidades que um gestor de frota deve ter

Gestor de frotas: o que você precisa para se tornar um?

O gestor de frota desempenha um papel fundamental nas transportadoras. Sem ele, os processos dificilmente funcionarão correta e eficientemente. Mas…

Read Story
Arrow-up