Como reduzir os custos operacionais da sua frota com a gestão de pneus

Entenda como uma gestão eficaz dos pneus da frota pode impulsionar a economia e reduzir os custos da sua operação.
Economia da gestão de pneus abrange também combustível e manutenção dos veículos.

Sabia que a economia da gestão de pneus pode ir além de reduzir os custos nessa área da frota? Ela pode, na verdade, expandir seu impacto para os aspectos de combustível e manutenção da frota.

Isso acontece porque os pneus possuem uma relação direta com todo o funcionamento do veículo, podendo afetar a maneira como o combustível é queimado ou gerar mais desgastes em alguns componentes da estrutura do veículo.

Ambos casos podem levar a um aumento dos custos da frota, os quais podem ser evitados ao adotar a  gestão de pneus na frota. Entenda melhor a seguir:

Qual é a economia gerada pela gestão de pneus?

As principais áreas de uma frota que a gestão de pneus gera economia são no consumo de combustível, falhas mecânicas e problemas de manutenção veicular, além dos próprios pneus e sua durabilidade.

Em alguns casos, a economia pode chegar a 25%. Apenas no aspecto de consumo de combustível, uma empresa que utiliza o sistema de gestão de pneus reduziu 4% de seus gastos todos os meses. 

Confira em mais detalhes cada um dos fatores da economia da gestão de pneus:

Economia no consumo de combustível da frota

Para o veículo ter um consumo de combustível eficiente e evitar desperdícios, os pneus devem estar calibrados e em boas condições de uso, ou seja, não podem estar desgastados ou carecas.

Esses cuidados reduzem a resistência dos pneus na rodagem e garantem o uso adequado de combustível necessário na movimentação do veículo.

Por outro lado, quando os pneus não estão nessas condições, o motor precisa fazer mais força para movimentar o veículo e ter a rolagem adequada. Dessa forma, aumentando o consumo de combustível de maneira não eficiente.

Para esta situação, aqui entra uma das formas em que a gestão de pneus gera economia: uma visão ampla sobre as condições de cada pneu da operação e acompanhamento de seus dados para saber exatamente a hora de realizar um serviço ou retirá-lo do veículo.

Além disso, nela deve-se medir, avaliar e corrigir a pressão ideal dos pneus para otimizar ainda mais as suas operações em relação ao desempenho e durabilidade dos ativos.

Redução de custos de manutenção

Os pneus são o contato direto dos veículos com o solo da estrada, sendo responsáveis por amortecer e suavizar os impactos sentidos para o restante do veículo. Porém, para cumprir essa função eles devem estar nas condições ideais de rodagem — com a calibragem em dia e sem desgastes irregulares ou excessivos. 

Caso contrário, o veículo pode ficar instável e desequilibrado, afetando também outras peças e componentes. Esses itens passam a receber mais impactos e podem tanto sofrer um desgaste excessivo, quanto quebrar ou trincar. 

Em alguns casos, pode haver o deslocamento de peças que acarretam falhas mecânicas.

Ou seja, as consequências por rodar com pneus irregulares são grandes. 

Assim, temos mais um dos aspectos que a gestão de pneus gera economia na frota: através da manutenção dos veículos.

Maior rendimento e durabilidade dos pneus

Embora a economia da gestão de pneus impacte os custos com pneus da sua frota, é importante entender em quais aspectos específicos isso acontece. 

Ao adotar as rotinas de inspeção e manutenção dos pneus com regularidade, seja uma atividade simples como a calibragem regular dos ativos ou uma tarefa de maior impacto, como a recapagem, você está garantindo a extensão da vida útil dos pneus.

Por exemplo, inspecionar a profundidade do sulco permite identificar quando há um desgaste irregular e quando o sulco chegou ao seu limite definido para ser enviado à recapagem, evitando uma recusa de recape.

Essa única atividade contribui para que os pneus rendam mais vidas, o que significa de um a dois anos a mais rodando na sua operação. Cada pneu que rende mais vidas representa uma economia significativa, reduzindo a necessidade de adquirir novos pneus nesse período.

Como gerar essa economia na frota?

Os dois principais meios para obter a economia da gestão de pneus são realizar o acompanhamento constante dos dados dos pneus e aproveitar as tecnologias existentes para isso.

As inspeções periódicas permitem analisar padrões e variações de pressão e profundidade dos sulcos que levam a insights valiosos. 

Através dessas informações você pode identificar as melhores marcas e modelos de pneus para a sua frota, entender qual a durabilidade média de cada um e descobrir qual o Custo por Quilômetro (CPK) de cada ativo, entre outras conclusões.

As tecnologias apenas complementam esse trabalho, tornando-o mais ágil e prático. O aferidor eletrônico, por exemplo, automatiza a coleta desses dados, fazendo o envio direto e em tempo real para o sistema de controle de pneus.

O próprio sistema automatiza diversas outras funcionalidades, como a geração de relatórios e os cálculos de CPK e previsão de troca dos pneus de cada veículo.

Como calcular a economia da gestão de pneus na frota?

Você pode fazer esse cálculo tendo um controle de todas as áreas da sua frota e identificando as ações realizadas em cada período, realizando comparações sobre os resultados da frota antes e após a implementação de cada atividade.

Faça um levantamento de todos os seus custos e principais problemas que podem estar relacionados a erros nos cuidados com os pneus da frota, se possuir indicadores de desempenho para incluir nessa análise, melhor ainda.

Após começar a gestão de pneus da sua frota, siga acompanhando os dados para entender se houve mesmo reduções de custos em cada uma das diferentes áreas que essa gestão pode impactar.

Para entender melhor como acontece a redução de custos operacionais e quais expectativas você pode ter sobre os resultados, faça um cálculo preciso e considerando a realidade da sua empresa através da calculadora de economia Prolog — o acesso é totalmente gratuito.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.