Mais de 500 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Sabia que o conteúdo do Prolog também está em vídeo? Confira nosso canal no YouTube

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Diminuir custos logísticos através de gestão de pneus: entenda como é possível

Quer saber como economizar nos custos logísticos? A gestão de pneus é uma solução que pode trazer redução de gastos e agilidade para a rotina dos negócios. Confira!
Entenda como reduzir custos logísticos com a gestão de pneus.

Os custos logísticos somam os gastos de uma empresa após a fabricação de um determinado produto até que ele chegue ao seu destino.

O conceito engloba investimentos que vão desde o transporte da mercadoria à valores de impostos, operações de distribuição, entre outros.

Conforme apontam os dados do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), os custos logísticos sobem continuamente desde 2012 e já superam a marca de 6,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Isto é o equivalente a R$ 401 bilhões, somente em operações de transporte.

Dependendo de como você realiza a sua gestão, os impactos no caixa da empresa podem ser bastante negativos. Por isso, você precisa de um controle financeiro mais rigoroso, principalmente sobre custos como combustível, pneus e manutenção — os três principais de uma frota.

Hoje, especificamente, vamos conhecer porque a gestão de pneus reduz os custos da operação. Mas, primeiro:

Quais são os custos logísticos em uma operação de transporte?

Os custos podem ser divididos em fixos e variáveis. Respectivamente, custos que não sofrem variação e custos que podem mudar conforme a distância percorrida.

Os custos fixos são calculados todos os meses, mesmo que o veículo não esteja em uso, e englobam:

  • Licenciamento e reposição do veículo;
  • Valor do seguro;
  • Salário dos profissionais envolvidos;
  • Entre outros.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Já os custos variáveis abrangem:

  • Pedágio;
  • Valor do combustível;
  • Peças de manutenção;
  • Mão de obra dos consertos;
  • Acessórios para o veículo e transporte;
  • Revisão dos pneus;
  • Recapagem dos pneus;
  • Entre outros.

Os custos em pneus ficam atrás apenas do gasto em combustível, geralmente representando o segundo maior custo na operação de transportes. 

A gestão de pneus surge, assim, como uma alternativa para ter maior controle e visibilidade dos pneus, além de impactar na diminuição do gasto com combustível, gerando economia para a frota.

Por que a gestão de pneus ajuda na redução de custos logísticos?

A checagem regular prolonga a vida útil do pneu, evitando o descarte antecipado da peça e permitindo a recapagem preventiva dos pneus. Por consequência, diminuindo a necessidade de mais compras em um período menor de tempo.

Ou seja, se antes de uma gestão de pneus você comprava 10 peças em 2 meses, você pode passar a comprar apenas a metade disso. Com algum tempo, pode reduzir ainda mais a proporcionalidade de descartes e compras — confira este case.

Dessa forma, existe a redução de custos logísticos em gastos com novos ativos para a frota.

Em adição: 

Por durarem mais, os pneus com manutenção regular têm menor probabilidade de ocasionar problemas na dirigibilidade. Afinal, pneus inflados incorretamente fazem com que o veículo não responda adequadamente.

Com a gestão de pneus, é possível evitar acidentes e eventos que forcem o caminhão a ficar parado. Além disso, colabora para o bom desempenho de sua função e evita reboques.

Quando a inspeção de pneus é deixada de lado, peças como amortecedores, molas e itens de direção são diretamente afetadas, impactando a usabilidade do veículo e diminuindo o tempo de uso deste.

O que é gestão de pneus?

A gestão de pneus garante que o veículo circule adequadamente, sem imprevistos como estouro de pneu, aquaplanagem ou tombamentos.

Rodar com os pneus abaixo da calibragem indicada, por exemplo, pode ocasionar deformidades, prejudicando não só a estrutura do pneu, mas gerando gastos com a sua troca e consumindo mais combustível.

O controle de pneus entra, então, como um método de otimização que impede esses problemas. Sendo responsável por controlar tudo o que diz respeito a esta peça, como:

  • Determinar o período ideal para realizar o rodízio;
  • Definir quando trocar ou reformar os pneus;
  • Sugerir práticas para não acelerar o desgaste;
  • Etc.

Quais são os outros meios de trazer mais economia para a frota?

Como vimos, a gestão de frotas pode contribuir para o aumento de lucro, maior concorrência da empresa no mercado e diminuição de impactos na renda com estratégias bem pensadas.

O mapeamento dos processos é a primeira dessas estratégias. A partir da padronização de atividades, pode-se otimizar o tempo para a realização de outros procedimentos.

Por mais que a execução manual de tarefas seja mais acessível, apostar na automatização de tarefas com o uso de sistemas é a sua melhor alternativa — permitindo que os colaboradores executem a rotina de maneira mais eficiente.

Para maior produtividade e organização, busque sistemas que possibilitem a integração de dados, evitando retrabalhos, perdas e/ou duplicação de dados. Com isso, você tem informações concretas e atualizadas, colaborando para decisões mais precisas e inteligentes.

Que tal começar a colocar em prática o que você aprendeu e gerar mais economia na sua frota?

Confira o nosso Kit de Gestão de Frotas contendo materiais de estudos e ferramentas práticas para a rotina das suas operações de transporte — modelos de checklist + planilha de controle de pneus!

Clique aqui para fazer o download.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.