Custos com pneus na frota: entenda quais são e como calcular

Entenda quais são os custos com pneus que uma operação de transporte tem e qual a melhor maneira de calcular e controlar.
Conheça e saiba controlar os custos com pneus da sua frota.

Os custos com pneus podem representar entre 10 a 20% das despesas de uma frota, abaixo apenas dos custos com combustível e manutenção dos veículos.

Aquisição, reformas e outras atividades relacionadas aos pneus da frota, todas contam como custos que você deve considerar. Esse cálculo, para entender qual o valor total da sua operação voltado para os pneus ajuda a estabelecer parâmetros para definir objetivos e metas de redução de custos.

Para entender melhor, confira a seguir:

Quais são os custos com pneus?

Aquisição

A aquisição de pneus para frotas é o principal e maior valor utilizado quando falamos em pneus. Cada veículo possui, no mínimo, entre 4 até 12 ou mais desses ativos em sua composição. 

Basta uma conta rápida para entender que são bem numerosos nas operações de transporte.

Um pneu de caminhão, por exemplo, tem um custo de aquisição a partir de uma média de R$2,2 mil.

Gestão

Os pneus, contando a partir da sua data de fabricação, possuem uma validade de 5 anos. Porém, em muitos casos, eles não duram todo esse tempo dada a falta de realização dos processos de uma gestão de pneus. 

Atividades como lavagem de pneus, inspeção de pressão e profundidade dos sulcos, e realização de serviços de manutenção, a exemplo do rodízio de pneus, são todos processos que auxiliam na maior durabilidade do pneu e possibilitam a recapagem dele. 

Assim, toda a sua vida útil é aproveitada e você para de perder pneus antes da hora que, inclusive, é um dos motivos para os custos de aquisição de pneus se tornarem tão altos. 

Embora tenham um custo atrelado, será um valor bem mais acessível do que comprar novos pneus constantemente. Afinal, a partir do momento que você reduz as perdas, também consegue gastar menos com a compra dessas peças.

Reforma

Reformas, como a recapagem ou remoldagem, também são um dos custos com pneus que a frota possui. É difícil estipular o valor desses tipos de serviços pois eles possuem grandes variações conforme região do país em que você estiver. 

Mas, uma coisa é certa: o valor será muito inferior à compra de um novo pneu e fará com que sua vida útil seja ainda mais prolongada..

Manutenção

Serviços de manutenção de pneus incluem a etapa de inspeção da banda de rodagem para identificação de reparos e consertos, assim como o próprio serviço em si.

Descarte

O descarte não costuma ser um dos principais custos com pneus, mas deve ser considerado na sua conta também, para você ter a visualização completa de valores relacionados a pneus e planejar orçamentos e gastos com maior precisão.

Custos correlacionados

Outros custos que podem estar ligados aos pneus da frota são valores utilizados para abastecimento dos veículos e também para serviços de manutenção dos mesmos.

Isso porque os pneus estão relacionados ao consumo de combustível e às condições de conservação dos veículos. Caso estejam mal calibrados, por exemplo, aumenta o consumo e os impactos na estrutura do veículo.

Dessa forma, se esses outros custos aumentam, pode significar que os seus pneus estão com uma gestão inadequada e precisam de mais atenção. 

Como calcular os custos com pneus?

Para calcular os custos com pneus não tem outro jeito, você deve realizar a coleta, controle e análise de dados sobre esses ativos da frota.

Dentre os dados necessários para entender os custos com pneus, busque para cada pneu individualmente:

  • Valor de aquisição;
  • Registro de quilometragem rodada;
  • Custo com reformas;
  • Quantidade de recapes;
  • Quilometragem rodada após os serviços de manutenção e reforma.

São as informações sobre os próprios pneus que darão as respostas que você busca sobre quais os valores que estão sendo gastos e se eles estão dentro de um orçamento estipulado e aceitável ou se estão excessivos e necessitando de reduções drásticas.

O principal cálculo que você precisa é o de custo por quilômetro realizado por pneu, também conhecido como cálculo CPK. O resultado desta conta indica para você quais marcas e modelos possuem o melhor custo benefício da sua operação.

Como economizar nos custos com pneus?

Fazer a gestão adequada deles

Entender os pneus como ativos da frota é fundamental, pois devem ser geridos da aquisição ao descarte. Além disso, entender e acompanhar todo o seu ciclo de vida é fundamental para manter seu valor ao máximo e ter sua durabilidade garantida — e até estendida.

Por isso, a gestão de pneus é uma área indispensável na sua frota. Através dela, serão implementadas rotinas de cuidados com os pneus que trazem os benefícios esperados e até outros, como:

  • Maior durabilidade dos pneus;
  • Menor custos com manutenção e aquisição;
  • Zerar o descarte antecipado de pneus;
  • Menor consumo de combustível;
  • Redução de incidências de manutenção corretiva;
  • Mais segurança em rota.

Contar com auxílio da tecnologia

As tecnologias para frotas são inúmeras e possuem uma grande vantagem: atendem as etapas específicas da gestão de frotas. Há sistemas exclusivos para a gestão de manutenção, de abastecimentos e, claro, também para a gestão de pneus.

Nosso aferidor eletrônico e sistema de gestão possuem funcionalidades exclusivas para a gestão de pneus e atendem a mais de 600 operações no Brasil e no mundo. Confira tudo sobre nossa solução nesse material de download gratuito.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.