Descubra o quanto sua operação está deixando de economizar todos os meses através da calculadora do Prolog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Como aumentar a durabilidade do pneu?

Confira os principais cuidados para aumentar a durabilidade do pneu na frota, evitando acidentes e custos excessivos.
Influências na durabilidade de pneus da sua frota.

A durabilidade do pneu depende de como o motorista conduz o veículo, das condições de tráfego e, especialmente, dos cuidados que você toma para prolongar a vida útil desse item.

Para cuidar bem dos pneus e manter o máximo de desempenho ao rodar, a manutenção preventiva é fundamental. É através dela que se garante a segurança, economia e produtividade da frota.

Existem algumas formas de “medir” a durabilidade dos pneus, auxiliando na prevenção de multas e acidentes, confira:

Fatores que determinam a durabilidade do pneu:

A forma de uso

Você sabe o que é mesclar os tipos de pneus? É até um erro relativamente frequente. Ele acontece quando são usados pneus de dimensões diferentes em um mesmo veículo.

Para manter os ativos eficientes, é indispensável a atenção entre a compatibilidade dos pneus e das rodas. Os tamanhos diferentes ainda aumentam os riscos de acidentes, prejudicando a estabilidade do veículo.

Além disso, o gestor deve se certificar de que os pneus possuem capacidade para suportar a carga e a velocidade recomendada nas especificações técnicas do modelo do veículo.

A condução do motorista

O motorista deve adotar bons hábitos na hora de conduzir o caminhão, isso por dois motivos principais:

  1. O seu estilo de condução tem impacto direto nos danos e falhas do veículo, economia de combustível, entre outros fatores.
  2. Ele tem o principal contato com o veículo, sendo, geralmente, o primeiro a identificar quando há algo errado.

Nesse segundo caso, o motorista precisa informar ao gestor quando notar inconformidades através do checklist de inspeção da frota.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

A máxima atenção para detectar alterações na estabilidade da direção e combustível consumido por quilometragem podem ajudar a evidenciar alguns problemas derivados dos pneus.

A condição das vias

Buracos, pedras grandes e demais detritos podem ser bastante prejudiciais à saúde do pneu e, na pior das hipóteses, serem os responsáveis por furos, cortes e estouros que levam a acidentes. 

Por isso, o condutor também deve ter a visão atenta para objetos estranhos nas estradas.

Ainda que a atenção seja essencial, os danos nos pneus acontecem com mais frequência em peças que não estão nas condições ideais de rodagem, seja por falta/excesso de pressão ou desgastes irregulares e/ou excessivos.

Alguns outros detalhes podem impactar diretamente na durabilidade do pneu. Por exemplo:

  • A qualidade da matéria-prima na produção;
  • O tempo de uso dos ativos;
  • A qualidade da recapagem realizada.

Principais meios de medir a durabilidade do pneu na frota:

Indicador de desgaste do pneu

O Indicador de Desgaste do Pneu, mais conhecido como TWI, é o principal medidor da banda de rodagem. O pequeno triângulo de borracha entre os sulcos determina a profundidade de 1,6 mm, capacidade máxima, determinada por lei, para rodar.

Ele pode ser medido através do:

Aferidor manual

O aferidor manual é uma opção que costuma ser mais acessível. Ao mesmo tempo, não é tão prática e gera mais erros na leitura.

Ele funciona sendo inserido no pneu e o motorista ou gestor que faz a leitura da medida, anotando em um checklist ou diretamente na planilha de controle da frota.

Aferidor eletrônico

Outra forma que auxilia na descoberta das condições dos pneus da sua frota é o aferidor eletrônico. Este é um medidor de calibragem e sulcos digital, que aponta se a pressão está baixa ou alta e se os sulcos estão desgastando regular ou irregularmente.

Dessa forma, também auxilia no acompanhamento das peças, evitando o desgaste da banda e o aumento do consumo do combustível.

Gestão de dados sobre pneus

A gestão de pneus na frota é uma grande aliada para determinar a durabilidade de um pneu, pois oferece a possibilidade de controlar os dados através de planilhas, quando feito manualmente, ou por sistema digital.

O maior benefício está em obter as informações na palma da mão, sem necessariamente estar na empresa.

Para aumentar a durabilidade do pneu é importante…

Calibrar os pneus periodicamente

Quando você cria a rotina na frota, de calibrar os pneus a cada 15 dias, está garantindo segurança e estabilidade ao veículo, além de ter sua durabilidade estendida.

Em adição, a prática de calibrar pneus evita a aquaplanagem, o detalonamento, entre outros problemas.

Fazer o rodízio de pneus

O rodízio de pneus proporciona o equilíbrio entre o desgaste dos pneus dianteiros e traseiros devido à frenagem, tração e carga do veículo.

O procedimento deve ser realizado a cada 10 mil quilômetros rodados e garante a melhora da estabilidade, do desempenho e da aderência dos pneus ao solo.

Manter os pneus alinhados e balanceados

O alinhamento e balanceamento do veículo ajudam a minimizar o desgaste irregular, garantindo que a carcaça fique intacta e a recapagem seja possível. Ou seja: prolongando a durabilidade do pneu. 

Se a direção do caminhão estiver trepidando ou puxando para um dos lados, é sinal que está precisando desse tipo de manutenção.

Evitar a sobrecarga

Rodar com excesso de carga é extremamente prejudicial aos pneus, aumentando a pressão que eles exercem sobre o solo e diminuindo sua eficiência na estrada. Portanto, não ultrapasse o peso adequado que o veículo da frota consegue suportar.

A sobrecarga pode causar a deformação e até mesmo comprometer a estrutura dos pneus e da suspensão.

Continue conhecendo mais sobre a durabilidade do pneu e seu índice de desgaste em nosso canal:

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.