Como organizar um estoque de pneus na frota

Entenda o que você precisa para melhorar a organização e controle do estoque de pneus da sua frota.
Organize o estoque de pneus da sua frota com o máximo de eficiencia.

Empresas que possuem frotas de transporte, principalmente frotas próprias, possuem um alto volume de pneus em suas operações e é por isso que precisam realizar a gestão e controlar o estoque de pneus.

Um caminhão, por exemplo, pode ter de 4 a 12 pneus em sua estrutura — ou até mais, para veículos maiores. Além disso, é preciso ter peças sobrando na central da operação para que sejam substituídas quando necessário, seja por uma previsão de troca ou por um imprevisto como o de pneus furados.

Essa alta demanda de pneus exige um controle organizado e bastante atenção na hora de fazer movimentações. Confira a seguir:

Como organizar o estoque de pneus?

O estoque de pneus começa com a definição de categorias. Algumas das mais comuns são: pneus novos, pneus pronto para uso, pneus para recapagem, pneus para descarte.

A partir disso, é importante que todos os envolvidos no controle de estoque conheçam as classificações utilizadas.
Mesmo que os pneus já tenham um código de identificação único para cada um, uma forma de auxiliar e facilitar a gestão é gerando códigos para as prateleiras e secções do estoque.

Além disso, o estoque e inventário de pneus andam juntos. Portanto, cada identificação deve conter alguns detalhes, como: id do pneu, tamanho, marca, modelo e características do fabricante e, se possível, incluir fotos.

Principalmente quando os pneus passam para a etapa do descarte, a foto se torna um acréscimo valioso, pois é um dado para ser analisado e entender porque os descartes de pneu estão ocorrendo na sua frota.

Na organização do seu estoque de pneus da frota, um sistema de controle pode facilitar bastante as atividades dessa rotina. Ainda mais quando possuem automatização e padronização de processos.

Quem deve participar da organização do estoque?

Há três figuras na frota que podem ter participação no estoque de pneus: o gestor de frotas, o gestor de pneus e o analista de pneus. Todos com diferentes funções, mas que são complementares. 

O gestor da frota é o principal responsável, ainda mais em operações que ainda não possuem um cargo específico para cuidar dos pneus. Nesse caso, ele realiza desde a marcação dos pneus até a análise de qualidade da carcaça, antes de enviar o modelo ao recape.

Caso tenha um gestor de pneus, esse passa a atender as tarefas de organização e classificação dos pneus, assim como de atualizar as movimentações e identificar a hora de fazer uma adição de pneus ao estoque.

O analista tem como uma de suas principais atividades cuidar do estoque de pneus, ele quem organiza e identifica se o controle atende ao que a frota precisa ou busca por maneiras de tornar o processo mais eficiente e evitar problemas nessa etapa da operação.

Como armazenar pneus na frota?

Ao armazenar pneus no estoque, você precisa seguir algumas dicas que evitam que eles estraguem antes do tempo: 

  • Utilizar prateleiras;
  • Guarde-os apenas após limpos;
  • Evite locais de alta temperatura e de muito exposição ao sol;
  • Use as embalagens adequadas.

Caso fique parado por muito tempo, acima de quatro semanas, é importante alternar sua posição para evitar desgaste e avarias antes mesmo de ser colocado para uso no veículo.

Quanto tempo um pneu pode ficar no estoque?

Depende da validade do pneu, que é de cinco anos após sua fabricação. Fora isso, não há um limite para que fiquem no estoque.

Inclusive, se cumprirem sua vida útil, podem ser retirados a qualquer momento, desde que para um descarte apropriado e correto. 

Às vezes, as empresas que coletam e recebem pneus usados preferem receber em grande volume, nesses casos, guarde até acumular o suficiente para encaminhar a retirada das peças da sua operação.

Qual a importância de fazer e controlar um estoque de pneus corretamente?

Há diversos motivos para fazer um estoque de pneus adequado e manter o controle diário dele:

  1. Saber quanto, quando e o que comprar

O estoque, tanto de pneus quanto das demais peças e componentes do veículo, é o meio que você consegue identificar a quantidade de compras realizadas no período, seja mensal ou anual.

Isso porque é possível controlar a quantidade de peças que sai do estoque, quantas entram e quais as marcas e modelos que devem ser adquiridas. Ao longo do tempo, você cria previsões de compra de alta precisão.

  1. Encontrar um pneu no estoque com facilidade

Ao mesmo tempo em que você sabe as quantidades e quais itens precisam ser adquiridos, deve saber onde eles estão localizados no estoque. Trata-se de uma maneira de agilizar as trocas de pneus e manutenções.

Sempre que necessário encontrar uma peça de marca X, modelo Y e ainda novo, o responsável pelo estoque de pneus deverá saber exatamente em qual prateleira procurar.

  1. Agilidade na movimentação de pneus

A movimentação de pneus é uma atividade que representa a troca de pneus dos veículos, instalando novos ativos. Mas, também representa a movimentação na empresa, como o encaminhamento dos itens para o processo de recapagem.

Ou seja, também agiliza a manutenção dos ativos, pois estão sempre organizados na categoria de “pneus para serem enviados à recapagem”.

  1. Redução na perda de pneus e avarias desses ativos

A falta de controle e atenção ao estoque de pneus, assim como um controle inadequado, pode gerar mais serviços e aumentar as perdas de pneus na operação. 

Por exemplo, se não forem armazenados adequadamente ou se não houver um controle da data de inclusão no estoque, os pneus podem passar muito tempo em uma mesma posição, gerando um desgaste na peça.

  1. Maior produtividade na rotina da frota

Um dos maiores benefícios é que os gestores e demais colaboradores não precisam caminhar o estoque inteiro procurando os itens que precisam. Basta buscar no sistema e na categorização do estoque de pneus e seguir os códigos indicados.

A otimização de tempo para encontrar os pneus que serão utilizados ou encaminhados a um serviço de manutenção é inegável.

Uma das maneiras que você pode controlar o seu estoque de pneus e quando ocorre alguma movimentação é usando uma planilha. Conheça o modelo Prolog para controle de pneus da frota: faça seu download gratuitamente.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.