Entenda as diferentes funções do pneu e sua importância na frota

Conheça as diversas funções dos pneus na frota e entenda como manter esses componentes essenciais para o sucesso de suas operações.
Funções do pneu na frota.

Os pneus são um dos principais componentes dos veículos de uma frota, tendo influência direta no desempenho dos veículos e segurança do transporte. Como gestor da frota, é fundamental entender as funções do pneu e seus diferentes tipos.

Isso permitirá que você tome decisões mais estratégicas em suas operações.

Além de conhecer as opções disponíveis no mercado, é preciso também saber identificar quais marcas e modelos possuem o melhor desempenho na frota para que tenha uma gestão mais eficiente.

Entenda a seguir:

Os pneus e sua importância na frota e operações de transporte

Os pneus são um componente essencial em qualquer frota de veículos, sendo o único ponto de contato com o solo durante a rodagem, fazendo com que a sua importância ultrapasse a simples movimentação dos veículos.

Seu papel, na verdade, é garantir o desempenho adequado do veículo, proporcionando segurança e eficiência nas rotas realizadas. Dessa forma, os riscos de uma operação são reduzidos, o consumo de combustível é mais eficiente e os prazos de entrega passam a ser cumpridos com maior rigor.

Quando os pneus estão nas condições ideais de rodagem, você terá os resultados esperados. Porém, caso não faça uma gestão adequada e eles rodem com defeitos ou pressão desregulada, pode gerar o efeito contrário.

É preciso ter uma rotina de inspeções do pneu e manutenções periódicas, para possibilitar um maior controle de suas condições e realizar ajustes para manter as condições ideais por mais tempo.

Quais são as funções do pneu?

1 – Tração e aderência

Uma das principais funções do pneu é gerar tração e aderência nas estradas. A construção dos ativos pode se diferenciar pelo desenho dos sulcos, que são os responsáveis por aumentar ou diminuir essas características em um modelo de pneu.

Os sulcos dos pneus unidirecionais, por exemplo, terão um desempenho melhor que outros modelos em estradas molhadas, pois garantem uma passagem mais fluida da água.

Além do tipo de banda de rodagem, outros aspectos que influenciam na tração e aderência dos pneus são a largura do pneu, pressão interna, estado de uso do ativo, velocidade do veículo e mecânica do veículo.

2 – Suporte de carga e sustentação

Os pneus são responsáveis por suportar o peso do veículo e da carga carregada. Isso torna fundamental que os motoristas saibam realizar um carregamento correto, distribuindo a carga de forma balanceada.

Essa distribuição terá impacto na estabilidade do veículo durante o transporte, evitando que um lado tenha mais peso que o outro, algo que poderia levar a um tombamento do veículo em curvas, por exemplo.

Os ativos também possuem um limite de carga suportada, informação que está determinada em sua lateral e é representada por números que devem ser compreendidos através da tabela de índice de carga do pneu.

3 – Amortecimento de impactos e conforto

Dentre as funções do pneu, está o amortecimento de impactos da estrada, contribuindo para um maior conforto do motorista na direção. Os pneus conseguem absorver as irregularidades e pequenos obstáculos encontrados em rota, sendo responsáveis por minimizar os impactos recebidos e vibrações transmitidas ao veículo.

Além de uma escolha adequada do pneu, você deve dar atenção à calibragem. Quando estão com a pressão abaixo da ideal, a borracha fica mais “mole” e o motorista sente mais vibrações e “balanço” do veículo ao passar por buracos, pedras ou rachaduras na estrada.

Por outro lado, a pressão alta dos pneus deixa os ativos mais “duros” e pode até levar ao estouro do pneu se passar em alta velocidade por detritos.

É preciso realizar a calibragem correta para garantir um transporte seguro e confortável aos motoristas, reduzindo também as incidências de problemas mecânicos e estruturais nos veículos.

4 – Direção e controle

Outra das funções do pneu está relacionada ao controle e direção do veículo. 

Esses ativos estão diretamente conectados ao volante e, quando realizado um serviço de alinhamento do veículo, o que acontece é uma forma de calibração das movimentações, para que os pneus respondam corretamente aos comandos de direção do motorista.

Além desse serviço, utilizar o tamanho adequado de pneus, manter sua calibragem em dia e cuidar para evitar desgastes irregulares ou excessivos são ações que contribuem para a estabilidade e equilíbrio do veículo. 

Dessa forma, dando mais conforto para o motorista e segurança de que o veículo terá as respostas adequadas em sua movimentação.

Dicas para uma melhor utilização dos pneus da frota

Para garantir o desempenho ideal dos pneus, é necessário adotar uma gestão adequada e completa. Algumas dicas para você otimizar seus processos de gestão de pneus na frota são:

Escolher os modelos corretos

Para isso, é preciso considerar as dimensões dos pneus, o tipo de estrada e rota realizada, o tipo de veículo e até as características e peso de carga transportada. Além de identificar o modelo correto, você pode ter variações de marcas.

Nesse caso, para optar pela melhor marca, você deve realizar testes na sua operação e acompanhar o desempenho de cada pneu para saber qual, de fato, apresenta os melhores resultados de acordo com os seus objetivos.

Outro aspecto importante que pode influenciar a sua decisão é o preço dos pneus. Tome cuidado para não comprar apenas os modelos mais baratos, pois eles podem ter problemas como uma menor durabilidade ou mesmo apresentar uma qualidade inferior em sua composição.

Acompanhar o desempenho desses componentes também ajuda a entender qual ativo possui o custo benefício mais interessante na sua operação, através do cálculo de CPK do pneu.

Inspecionar os pneus com regularidade

A inspeção dos pneus é feita em dois aspectos: sua pressão e a profundidade dos sulcos. No primeiro item, é verificada a pressão interna e indicado ao motorista o valor ideal que deve ser preenchido, em caso de irregularidade.

Para a profundidade dos sulcos, é preciso fazer uma análise mais profunda e entender o quanto o pneu está se desgastando ao longo do tempo e a qual velocidade isso acontece. Também é possível entender o tipo de desgaste e a causa para este estar ocorrendo nos pneus da frota.

Na maioria dos casos, a verificação de pressão é realizada semanalmente, enquanto a inspeção de profundidade acontece uma vez ao mês.

Esse processo é fundamental para aumentar a durabilidade dos ativos e evitar que ocorram problemas no desempenho das funções do pneu.

A melhor maneira de assegurar os bons resultados da sua frota através das funções do pneu é realizando uma gestão adequada desses ativos.

Investir na gestão dos pneus é investir no sucesso e na qualidade das operações da frota. Conheça uma solução exclusiva para essa etapa da sua operação e entenda todos os benefícios em uma demonstração gratuita.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.