Qual é o verdadeiro impacto da tecnologia na gestão de frotas?

Entenda o impacto da tecnologia na gestão de frotas e veja como a aquisição dessa ferramenta otimiza processos e atividades rotineiras.
Conheça o impacto da tecnologia na gestão de frotas.

O impacto da tecnologia na gestão de frotas está cada vez mais claro.

Todo gestor que busca redução de custos e eficiência operacional se depara com sistemas e ferramentas digitais que trazem essas promessas em sua utilização.

Essas tecnologias estão trazendo novas possibilidades, desde facilitar o acompanhamento das rotas até otimizar o uso dos veículos.

Para quem gerencia frotas, acompanhar essas mudanças não é apenas uma forma de ficar à frente da concorrência, mas uma estratégia essencial para manter a operação eficiente e moderna.

Confira a seguir:

Como avaliar o impacto da tecnologia na gestão de frotas?

Avaliar o impacto da tecnologia na gestão de frotas envolve uma análise do desempenho operacional antes e depois da sua implementação.

Esse processo começa com a compreensão clara do estado atual da gestão da frota, incluindo as eficiências e ineficiências existentes e a identificação de áreas que necessitam de melhorias.

Após a implementação de tecnologias, você precisa manter um acompanhamento contínuo e comparar os novos dados de desempenho com as métricas anteriores.

Dados e diagnóstico prévio à utilização de tecnologias

Antes de implementar as tecnologias, já é preciso começar o processo de coleta e organização de dados. Isso inclui a coleta e análise de dados relativos a custos operacionais, eficiência de combustível, frequência e custos de manutenção e padrões de uso dos veículos. 

Este diagnóstico serve como uma linha de base para entender as limitações e desafios existentes e identificar as áreas que mais se beneficiarão com a adoção de tecnologias.

Dessa forma, você terá com o que comparar e avaliar se as tecnologias realmente trouxeram impactos positivos na sua operação. 

Levantamento de informações após a aquisição de tecnologias

Após a implementação, é importante realizar um levantamento de informações para avaliar seu impacto. Você deve incluir os mesmos parâmetros analisados no diagnóstico anterior, permitindo uma comparação direta.

Dados como a redução de custos operacionais, melhorias na eficiência de combustível, diminuição das despesas com manutenção e otimização na utilização dos veículos são indicativos do sucesso da implementação.

Além disso, você pode considerar a melhoria na qualidade dos dados disponíveis para a tomada de decisão e a rapidez no acesso às informações como impactos positivos.

Benefícios da tecnologia em frotas

Eficiência operacional

Sem dúvidas, esse é um dos maiores benefícios que a tecnologia para frotas proporciona. A otimização de processos e automatização de algumas tarefas rotineiras já são grandes motivos para isso.

Ainda mais, as tecnologias permitem uma comunicação mais ágil, reduzindo o tempo de paradas na operação e levando à maior produtividade e eficiência operacional.

Redução de custos

Um dos motivos pelo qual o impacto da tecnologia na gestão de frotas é tão destacado é pela redução de custos que os sistemas e ferramentas digitais conseguem trazer.

Isso inclui economia no consumo de combustível, manutenção preventiva de veículos e redução de custos com mão de obra devido à eficiência aumentada, podendo ainda abranger outras áreas da operação, conforme a tecnologia implementada.

Análise de dados e tomada de decisões facilitadas

A tecnologia proporciona acesso a dados detalhados e análises, permitindo uma tomada de decisão mais informada e baseada em dados. Isso se torna presente em todas as áreas, desde a análise do comportamento do motorista até a otimização de recursos.

Com as tecnologias, as informações geradas diariamente na frota são rapidamente computadas, armazenadas e organizadas de maneira automática. O único trabalho do gestor é acessar os relatórios já prontos e fazer a interpretação do que melhor couber para a realidade de suas operações.

Isso é ainda mais otimizado quando ocorre o uso de tecnologias com IA na gestão de frotas.

Desafios e soluções na implementação de tecnologia em frotas

A implementação de tecnologia em frotas traz desafios específicos que requerem soluções bem pensadas. Entre os principais, estão a resistência à mudança por parte da equipe, integração com sistemas existentes, o custo inicial da tecnologia e a segurança de dados.

Cada um desses desafios pode ser abordado com estratégias específicas, garantindo uma transição suave e bem sucedida:

DesafioSolução
Resistência à mudançaTreinamento abrangente e comunicação efetiva, destacando os benefícios pessoais e profissionais da nova tecnologia.
Integração com sistemas existentesSeleção de tecnologias com capacidade de integração flexível e suporte para personalização.
Custo inicial elevadoAnálise do ROI a longo prazo.
Segurança de dadosEscolha de soluções com protocolos de segurança e políticas claras de privacidade e proteção de dados.

Case real: a Rodalog antes e após utilizar Prolog App

Cenário anterior à implementação da tecnologia Prolog

A empresa atua com diferentes serviços, do apoio logístico à distribuição final de mercadorias. Por isso, sempre busca o máximo de organização e eficiência em seu dia a dia.

Na gestão de frotas, o maior desafio era o controle de pneus e a visibilidade das condições de rodagem dos caminhões.

Problemas como falta de informações, baixa produtividade e anotações manuais eram frequentes na rotina das operações.

O impacto da tecnologia na gestão de frotas da Rodalog

Com a adoção do sistema de gestão de pneus e da plataforma de checklist eletrônico da Prolog, a Rodalog experimentou uma mudança notável em suas operações.

Desde 2018, com mais de 600 veículos cadastrados e o controle de mais de 4.200 pneus, além de contar com mais de 230 mil checklists realizados, a empresa conseguiu obter insights detalhados sobre aspectos críticos de sua frota.

Os sistemas proporcionaram uma compreensão clara sobre o desgaste dos pneus, o tempo médio de conserto dos veículos, a previsão de troca dos pneus, e outros indicadores de desempenho e manutenção.

As palavras do gestor da frota da Rodalog, Rodrigo, reforçam o impacto positivo da tecnologia: 

“Tivemos um ganho em produtividade, em vista da digitalização dos dados e das informações antes feitas manualmente. Hoje, temos agilidade na estratificação dos controles de pneus e aderência dos checklist em rota.”

Esse case da Rodalog demonstra como a tecnologia, quando bem implementada, não apenas resolve desafios operacionais, mas também abre caminho para uma gestão mais eficiente e estratégica da frota.

Quer experimentar a transformação que o Prolog App pode trazer para a gestão da sua frota, assim como a Rodalog? Agende uma demonstração do Prolog App agora.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.