Os impactos do ESG na gestão de frotas vão além dos benefícios gerados para a sua empresa, abrangendo impactos sociais e ambientais — como prevêem os princípios ESG.
No transportes, as ações de sustentabilidade são fundamentais, pois é um setor que gera muitos impactos ao meio ambiente. No entanto, o cenário de adequação às práticas sustentáveis e gestão de ESG ainda caminha devagar.
Por isso, muitos debates vêm ocorrendo sobre essa temática e muito cresce a pauta ESG na gestão de frotas e transportes. Entenda mais sobre:
O que é e qual a importância do ESG?
ESG é uma sigla que representa as palavras: Ambiental, Social e Governança. Os três aspectos considerados fundamentais para avaliar a atuação ética e sustentável das empresas.
Na gestão de frotas, o ESG começou como uma tendência, mas já é muito mais que isso. Ele se estabelece como um modelo de gerenciamento direcionando as operações para atuar em um modelo mais consciente e responsável.
A importância do ESG nas frotas está relacionada à construção de uma frota sustentável, que gera o mínimo impacto no meio ambiente, reduz os riscos no transporte e no trabalho, cumpre as legislações de trânsito e ambiental, gera melhorias no controle de motoristas, entre outras ações.
De maneira geral, adotar práticas ESG se dá pela realização de uma governança ambiental, social e corporativa, mantendo um compromisso com o planeta e a sociedade, mas também promovendo uma estratégia inteligente para o sucesso a longo prazo.
Como funcionam as estratégias ESG na frota?
As estratégias ESG abordam três diferentes aspectos, então elas são bastante abrangentes.
No quesito ambiental, por exemplo, a frota pode focar em reduzir as emissões de gases nocivos, optando por veículos menos poluentes e implementando uma gestão de manutenção mais eficiente.
No âmbito social, essas estratégias se concentram na responsabilidade com os colaboradores e sociedade. Fornecer um ambiente de trabalho seguro e saudável é fundamental para cumprir com o princípio social do ESG.
Quando abordamos a governança, a aplicação do ESG na operação pode acontecer através de estratégias de gestão transparente. Boas práticas incluem a prestação de contas e a conformidade com leis e regulamentos.
Cada uma dessas áreas pode ser pensada e planejada individualmente. A adaptação será constante e de longo prazo, mas os impactos do ESG serão muito benéficos.
Quais os impactos do ESG para a gestão de frotas?
Redução de custos
Dentre os impactos do ESG, a redução de custos é um que pode surpreender. Afinal, para implementar a maioria das ações e estratégias ESG, é preciso realizar alguns investimentos iniciais. No entanto, ao adotar essas práticas, os benefícios econômicos são significativos no médio e longo prazo.
Isso acontece porque as práticas ESG visam reduzir desperdícios e otimizar a utilização dos recursos disponíveis na operação. Por exemplo, os cuidados de manutenção terão impacto no melhor consumo de combustível dos veículos e menos incidências de serviços corretivos.
Assim, além de uma gestão eficiente, correta e sustentável, você está economizando orçamento e contribuindo para a saúde financeira da sua empresa.
Eficiência de combustível
A eficiência de combustível é um dos impactos do ESG que pode ser obtido de maneira direta e eficaz através de suas estratégias. Além de contribuir para um melhor aproveitamento e desempenho das suas operações, também reduz as consequências ambientais, como a emissão de gases tóxicos.
Tecnologias de monitoramento da frota permitem controlar detalhes, como a velocidade em rota, quilometragem rodada e tempo de ociosidade do motor, que contribuem para o entendimento do consumo de combustível de cada veículo.
Essa informação ajuda a identificar as áreas de melhoria da sua frota.
Realizar as rotinas de manutenção dos veículos também é uma etapa importante para garantir os benefícios e impactos do ESG. A manutenção regular e sustentável garante o pleno funcionamento dos veículos e uma menor consequência ambiental.
No aspecto social e governamental, fazer uma boa gestão de motoristas, realizando treinamentos e aplicando programas de incentivo é uma maneira de garantir que tenham uma condução segura e econômica, contribuindo para o objetivo de aumentar a eficiência de combustível na frota.
Visibilidade e credibilidade da empresa
A implementação das práticas ESG não apenas impulsiona a sustentabilidade no transporte, mas também eleva o perfil da empresa.
A preocupação com a agenda de sustentabilidade é cada vez mais valorizada por grandes corporações, o que torna a sua frota mais atraente e aumenta as suas oportunidades de parcerias e colaborações relevantes.
Além disso, uma postura responsável em relação ao meio ambiente e à sociedade fortalece a imagem da sua frota em relação aos clientes. À medida que os consumidores também estão mais conscientes e exigentes, a adoção aos princípios ESG gera uma percepção de reputação sólida e confiável.
De maneira estratégica, os impactos do ESG para a sua empresa estão tanto associados aos benefícios operacionais e administrativos quanto comerciais.
Retenção de talentos
A retenção de talentos é um dos impactos do ESG que aborda a responsabilidade social. Nesse caso, os valores éticos são trabalhados para promover um ambiente mais agradável e saudável para os colaboradores da empresa e da frota.
Promover treinamentos, capacitações e valorizar os bons resultados são ações fundamentais para garantir a satisfação e motivação dos colaboradores.
Dessa forma, a empresa se torna mais atraente para profissionais que buscam ser valorizados em seu ambiente de trabalho. Além disso, a retenção de quem já está na operação é maior, fortalecendo o seu time e contribuindo para um melhor desempenho a longo prazo.
Como medir os impactos do ESG na sua frota?
Mensurar os impactos do ESG é fundamental para você avaliar o sucesso das estratégias e entender quais são os pontos de melhoria. A melhor maneira de fazer isso é pela coleta e análise de dados da frota.
Embora ainda não existam indicadores de desempenho focados em ESG, você pode utilizar os KPIs de cada área onde as ações sustentáveis foram implementadas. O progresso e melhoria em aspectos de eficiência, economia e segurança serão bons avaliadores para entender se os impactos do ESG foram positivos.
Quer ficar por dentro desse tópico e receber ainda mais conteúdos e dicas valiosos para a sua gestão de frotas? Assine nossa newsletter.