Como a inspeção anual de ônibus garante a segurança no transporte?

A inspeção anual de ônibus é uma prática que avalia o veículo para determinar se ainda está em boas condições para circular. Descubra como realizar essa inspeção.
Entenda como funciona uma inspeção anual de ônibus.

A inspeção anual de ônibus faz parte da rotina das frotas de transporte de passageiros como uma maneira de aumentar a segurança e garantir a regularidade no transporte.

Além de ser uma tarefa prevista para o gestor realizar internamente, também existe a inspeção solicitada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Esse órgão institui que uma inspeção para a regularização dos ônibus deve acontecer anualmente.

Confira a seguir:

Por que fazer a inspeção dos ônibus da frota?

Não apenas a inspeção anual de ônibus, mas as inspeções regulares, sejam diárias, mensais ou semestrais, são importantes para que a frota tenha maior economia, segurança e produtividade. 

A inspeção anual de ônibus através de um checklist completo, ajuda a identificar problemas que poderiam levar a um alto custo de manutenção ou até a perda do veículo na operação.

Porém, os benefícios são mais evidentes na relação dos checklists diários de ônibus, que costumam ser mais curtos e diretos do que a inspeção anual. Nesses checklists, a identificação de defeitos é realizada nos principais componentes do veículo, como cinto de segurança, nível de combustível, funcionamento de faróis e lanternas, entre outros.

Veja os motivos para incluir a inspeção de ônibus, regular e anual, na sua frota:

Não ser surpreendido com problemas de manutenção

A inspeção é uma prática para verificar o funcionamento de um veículo. Nela, são investigados diversos aspectos e componentes do ônibus, em busca de falhas, desgastes, peças quebradas e assim por diante.

Tudo o que for encontrado na inspeção é mais fácil de corrigir do que uma eventual (e comum) quebra veicular no meio da realização de uma rota.

Portanto, um dos motivos que a inspeção na manutenção de ônibus se torna tão importante é justamente evitar que você seja surpreendido com um problema de manutenção de “última hora”.

Reduzir a ocorrência de manutenções corretivas

Nesse sentido, as inspeções também ajudam a evitar a ocorrência frequente de manutenções corretivas. 

A correção é o tipo de manutenção que acontece sempre que um veículo já chegou a um estágio de falha avançado, sendo necessário sua parada e conserto em oficina especializada.

Se você estiver sempre acompanhando a conservação do veículo, consegue programar serviços preventivos — bem mais práticos e econômicos que os corretivos.

Reduzir a ociosidade da frota

Quanto menos manutenções corretivas, menor o tempo que um veículo fica parado para conserto, ou seja, ocioso. Por isso, realizar a inspeção de ônibus é fundamental para ter uma frota mais ativa e produtiva.

Evitar prejuízos econômicos

Quando as manutenções corretivas são reduzidas, os seus custos também são. Afinal, o orçamento de serviços corretivos é bem mais alto do que para uma revisão de prevenção.

Aumentar a vida útil dos ônibus

Se você estiver acompanhando as condições dos veículos regularmente, consegue antecipar problemas e prevenir que itens importantes sejam substituídos antes da hora. Algo que poderia prejudicar o funcionamento e desempenho do ativo e reduzir a sua vida útil.

Melhorar a segurança no transporte

Acompanhar a saúde dos ônibus também é importante para garantir um transporte mais tranquilo e responsável, evitando que acidentes ou quebras na estrada aconteçam e coloque em risco a segurança dos passageiros. 

Passar na inspeção da ANTT 

Um dos principais motivos é que você precisa manter seu veículo com o fundamento adequado, conforme determinado pela ANTT. Embora o selo que disponibilizam não seja obrigatório, vale a pena garantir o seu Certificado de Segurança Veicular (CSV).

É uma maneira de ter ainda mais credibilidade e a certeza de que está oferecendo um serviço de altíssima qualidade ao seu público.

O que é verificado na inspeção anual de ônibus?

Os principais itens inspecionados na inspeção anual de ônibus são: 

  • Motor: é preciso entender se está funcionando corretamente, sem superaquecimento e vazamentos.
  • Pneus: os pneus são peças fundamentais no transporte e não podem nunca estar desgastados, carecas ou murchos. Por isso, a inspeção deles é tão importante quanto qualquer outro componente do veículo.
  • Lâmpadas: é importante verificar se todas as luzes estão funcionando normalmente, principalmente as luzes dos faróis.
  • Módulos: esses itens identificam o balanceamento dos cilindros e parametrização do ADM e devem ser inspecionados para entender se estão funcionando adequadamente e evitar erros na leitura de informações que disponibilizam.
  • Higiene: a limpeza do ônibus, tanto interna quanto externa, é fundamental para o transporte de passageiros e é um dos critérios da inspeção anual de ônibus.
  • Documentação: as inspeções anuais de regularização de transporte e vistorias de frota sempre verificam se o veículo está com os documentos atualizados ou se possui pagamentos de documentação em aberto.

Como se preparar para uma inspeção anual de ônibus?

A sua preparação pode ser resumida em rotinas de cuidados e atenção à manutenção da frota, incluindo duas etapas principais:

Crie um plano de manutenção preventiva para ônibus

No seu plano, já devem estar previstas as inspeções diárias de ônibus, assim como as demais (mensal, semestral e anual). 

Esse cronograma ajuda a manter constância na realização do checklist de inspeção e identificar problemas que contribuem para programar os serviços necessários com antecedência.

Praticar a manutenção planejada na sua frota é a melhor maneira de aproveitar todos os benefícios citados acima.

Tenha modelos de checklist prontos para utilizar

É muito mais prático e rápido realizar um checklist quando o modelo está pronto e disponível para ser utilizado. 

Por isso, o seu papel é organizar e criar todos os checklists necessários antes de eles serem necessários. Para que, quando chegar a data no cronograma, o motorista realize a inspeção sem enfrentar problemas ou atrasos.

Confira um modelo para começar a utilizar imediatamente — baixe gratuitamente.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.