A inspeção anual de ônibus faz parte da rotina das frotas de transporte de passageiros como uma maneira de aumentar a segurança e garantir a regularidade no transporte.
Além de ser uma tarefa prevista para o gestor realizar internamente, também existe a inspeção solicitada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Esse órgão institui que uma inspeção para a regularização dos ônibus deve acontecer anualmente.
Confira a seguir:
- Por que fazer a inspeção de ônibus;
- O que é avaliado na inspeção anual de ônibus;
- Como se preparar para uma inspeção anual de ônibus.
Por que fazer a inspeção dos ônibus da frota?
Não apenas a inspeção anual de ônibus, mas as inspeções regulares, sejam diárias, mensais ou semestrais, são importantes para que a frota tenha maior economia, segurança e produtividade.
A inspeção anual de ônibus através de um checklist completo, ajuda a identificar problemas que poderiam levar a um alto custo de manutenção ou até a perda do veículo na operação.
Porém, os benefícios são mais evidentes na relação dos checklists diários de ônibus, que costumam ser mais curtos e diretos do que a inspeção anual. Nesses checklists, a identificação de defeitos é realizada nos principais componentes do veículo, como cinto de segurança, nível de combustível, funcionamento de faróis e lanternas, entre outros.
Veja os motivos para incluir a inspeção de ônibus, regular e anual, na sua frota:
Não ser surpreendido com problemas de manutenção
A inspeção é uma prática para verificar o funcionamento de um veículo. Nela, são investigados diversos aspectos e componentes do ônibus, em busca de falhas, desgastes, peças quebradas e assim por diante.
Tudo o que for encontrado na inspeção é mais fácil de corrigir do que uma eventual (e comum) quebra veicular no meio da realização de uma rota.
Portanto, um dos motivos que a inspeção na manutenção de ônibus se torna tão importante é justamente evitar que você seja surpreendido com um problema de manutenção de “última hora”.
Reduzir a ocorrência de manutenções corretivas
Nesse sentido, as inspeções também ajudam a evitar a ocorrência frequente de manutenções corretivas.
A correção é o tipo de manutenção que acontece sempre que um veículo já chegou a um estágio de falha avançado, sendo necessário sua parada e conserto em oficina especializada.
Se você estiver sempre acompanhando a conservação do veículo, consegue programar serviços preventivos — bem mais práticos e econômicos que os corretivos.
Reduzir a ociosidade da frota
Quanto menos manutenções corretivas, menor o tempo que um veículo fica parado para conserto, ou seja, ocioso. Por isso, realizar a inspeção de ônibus é fundamental para ter uma frota mais ativa e produtiva.
Evitar prejuízos econômicos
Quando as manutenções corretivas são reduzidas, os seus custos também são. Afinal, o orçamento de serviços corretivos é bem mais alto do que para uma revisão de prevenção.
Aumentar a vida útil dos ônibus
Se você estiver acompanhando as condições dos veículos regularmente, consegue antecipar problemas e prevenir que itens importantes sejam substituídos antes da hora. Algo que poderia prejudicar o funcionamento e desempenho do ativo e reduzir a sua vida útil.
Melhorar a segurança no transporte
Acompanhar a saúde dos ônibus também é importante para garantir um transporte mais tranquilo e responsável, evitando que acidentes ou quebras na estrada aconteçam e coloque em risco a segurança dos passageiros.
Passar na inspeção da ANTT
Um dos principais motivos é que você precisa manter seu veículo com o fundamento adequado, conforme determinado pela ANTT. Embora o selo que disponibilizam não seja obrigatório, vale a pena garantir o seu Certificado de Segurança Veicular (CSV).
É uma maneira de ter ainda mais credibilidade e a certeza de que está oferecendo um serviço de altíssima qualidade ao seu público.
O que é verificado na inspeção anual de ônibus?
Os principais itens inspecionados na inspeção anual de ônibus são:
- Motor: é preciso entender se está funcionando corretamente, sem superaquecimento e vazamentos.
- Pneus: os pneus são peças fundamentais no transporte e não podem nunca estar desgastados, carecas ou murchos. Por isso, a inspeção deles é tão importante quanto qualquer outro componente do veículo.
- Lâmpadas: é importante verificar se todas as luzes estão funcionando normalmente, principalmente as luzes dos faróis.
- Módulos: esses itens identificam o balanceamento dos cilindros e parametrização do ADM e devem ser inspecionados para entender se estão funcionando adequadamente e evitar erros na leitura de informações que disponibilizam.
- Higiene: a limpeza do ônibus, tanto interna quanto externa, é fundamental para o transporte de passageiros e é um dos critérios da inspeção anual de ônibus.
- Documentação: as inspeções anuais de regularização de transporte e vistorias de frota sempre verificam se o veículo está com os documentos atualizados ou se possui pagamentos de documentação em aberto.
Como se preparar para uma inspeção anual de ônibus?
A sua preparação pode ser resumida em rotinas de cuidados e atenção à manutenção da frota, incluindo duas etapas principais:
Crie um plano de manutenção preventiva para ônibus
No seu plano, já devem estar previstas as inspeções diárias de ônibus, assim como as demais (mensal, semestral e anual).
Esse cronograma ajuda a manter constância na realização do checklist de inspeção e identificar problemas que contribuem para programar os serviços necessários com antecedência.
Praticar a manutenção planejada na sua frota é a melhor maneira de aproveitar todos os benefícios citados acima.
Tenha modelos de checklist prontos para utilizar
É muito mais prático e rápido realizar um checklist quando o modelo está pronto e disponível para ser utilizado.
Por isso, o seu papel é organizar e criar todos os checklists necessários antes de eles serem necessários. Para que, quando chegar a data no cronograma, o motorista realize a inspeção sem enfrentar problemas ou atrasos.
Confira um modelo para começar a utilizar imediatamente — baixe gratuitamente.