Surgimento e Crescimento de LogTechs | com Fretefy

O webinar em parceria com a Fretefy trouxe um assunto muito importante na inovação em logística hoje: as logtechs. Confira o que foi debatido.
Entenda como as logtechs trazem a inovação em logística

A inovação em logística se dá principalmente por meio das logtechs e suas soluções tecnológicas.

Por isso, o webinar com essa parceria entre a Fretefy e a Prolog App, duas logtechs brasileiras, teve como tema elas, as logtechs.

Jean Zart, co-fundador e CEO na Prolog e Adriano Guardiano, especialista em produto na Fretefy foram os dois especialistas responsáveis por levantar pontos muito importantes e interessantes sobre a pauta.

Tudo começou com uma simples pergunta:

O que é uma logtech?

Se você acompanha o mundo das startups, percebe haver diversos nichos: fintechs, edtechs, foodtech, legaltech, e assim por diante. As logtechs são apenas mais um grupo bem nichado entre todos esses — com foco em soluções logísticas.

Outro ponto levantado por Jean foi sobre as soluções ERP (Enterprise Resource Planning), este seria um sistema completo de gestão para a empresa, não para segmentos específicos do processo logístico.

O que o CEO da Prolog fala é que é muito difícil para um produto ERP atender as necessidades de cada parte da operação. Gerando essa dor em determinadas partes da operação de transportes.

Inclusive, coloca a Prolog como exemplo, já que a nossa solução atende pneus.

Já a Fretefy tem foco em gerenciar fretes. O software dessa logtech gerencia fretes, frotas e monitora toda a operação. 

De maneira resumida, a resposta é: as logtechs são empresas com soluções e inovação em logística. Seja para a cadeia de suprimentos, armazenagem, combustível ou roteirização.

Como uma logtech beneficia o mercado?

O segundo grande ponto abordado pelos especialistas foi este: o que as empresas de transporte ganham com a aquisição das soluções fornecidas pelas logtechs?

Na visão de Jean, a redução de custos é o principal ponto. Através das plataformas e tecnologia que a logtech entrega, esta consegue ajudar o operador logístico a reduzir os custos das operações.

Usando a solução da Prolog como exemplo, o sistema de gestão de pneus coleta dados e calculam o CPK de cada pneu. Assim, o gestor tem em mãos uma informação muito valiosa: o pneu com melhor custo-benefício da frota.

Claro, a melhor marca e modelo pode variar de acordo com o veículo, condições da estrada, entre outros fatores. Por isso, o software de gestão de pneus é tão importante.

Além disso, o sistema ajuda a entender a pressão ideal que deve usar, monitorando e prolongando a vida útil dos pneus ao mesmo tempo que entrega segurança na estrada.

Adriano, da Fretefy, ressalta a importância da automatização de processos e a tomada de decisão rápida acontecendo em decorrência das soluções de logtechs. Algo que torna a empresa mais competitiva e gera valor aos clientes finais.

Para ambos, a base de dados criada por cada solução é, igualmente, extremamente valiosa. E a parte facilitadora de qualquer ferramenta disponibilizada por uma logtech: o API, cuja função é tornar tudo integrável com outros sistemas.

Portanto, mesmo se a empresa possui um ERP, ela pode integrar outras soluções.

Quais os principais desafios de uma logtech?

Para quem está oferecendo as soluções, como logtech, o grande desafio é o conservadorismo das empresas. Muitos ainda não acreditam na tecnologia, as diretorias demoram muito para analisar o produto e não colocam a adoção destas soluções como prioridade.

Ainda mais, Jean destaca o quanto “é difícil colocar um profissional de logística numa sala do zoom para apresentar a solução e mostrar como pode ajudar ele no dia a dia”. Os líderes dessas empresas estão acostumados com o contato presencial e pode ser bem complicado quebrar essa barreira e criar confiança em uma equipe logtech apenas via internet.

O gestor do Prolog também comenta sobre as burocracias nas empresas e disse haver um ciclo de adoção da gestão de pneus do Prolog que chegou a levar 6 meses. Tempo este que já poderia estar sendo utilizada a ferramenta no dia a dia da empresa, reduzindo custos e otimizando as operações.

Um fato interessante que Adriano trouxe é que entre os 100 países que trabalham com modelo de transporte parecido ao do Brasil, o nosso país está em 56. Ou seja, longe de estar entre os países mais inovadores.

Para ele, o maior desafio é vender conhecimento e inovação. Fazer com que o olhar para a tecnologia seja de maneira objetiva, simples e fácil. Hoje, é ao contrário, há muita resistência e demora de retorno.

O que fazer em relação a isso?

Como foi frisado, nós estamos em um momento de inovação em logística. É um cenário disruptivo, de quebra de paradigma e cultura.

É preciso transformar a visão de inovação dentro das empresas. Afinal, são elas as maiores interessadas nisso, querem eficiência e produtividade.

Esses profissionais de logística têm que parar de “aceitar” que as coisas são como são. Jean ainda finaliza o assunto falando:

“Se está descontente com processo manual e resultados, tem que procurar soluções. E se não tiver uma solução, é oportunidade de criar uma ferramenta.”

Como a pandemia impulsionou o negócio das logtechs?

O webinar foi finalizado com essa questão. 

E a conclusão?

As empresas tiveram que mudar seu mindset. Quem ainda não tinha processos inovadores, percebeu o quanto estava atrasado e quem não investiu em novas tecnologias, não sobreviveu.

Assista à conversa completa no canal da Fretefy e já aproveita para se inscrever no canal do Prolog App também! 

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.