Entenda a importância da manutenção da correia dentada

A manutenção da correia dentada é uma importante tarefa para conservar e aumentar a durabilidade dos veículos da frota.
A correia dentada também precisa de manutenção preventiva.

A manutenção da correia dentada é uma tarefa que ajuda muito na conservação do motor do veículo e proporciona mais segurança no transporte.

Apesar de nem todo caminhão ter a correia dentada em sua composição, alguns possuem a correia lisa ou em formato de V, é preciso identificar quais modelos a utilizam para que, depois, seja incluída na rotina de prevenção dos veículos.

Uma sugestão para iniciar a organização das manutenções da sua frota é considerar que a correia dentada é encontrada nos caminhões com motor de quatro tempos.

Continue lendo para conferir:

Como fazer a manutenção da correia dentada?

Você pode fazer a manutenção da correia dentada seguindo essas três etapas:

Observando sinais de problemas

A manutenção da correia dentada deve acontecer de maneira preventiva, antes que apresente problemas. Assim, você tem mais chances de poupar o motor do veículo e aproveitar ele por mais tempo.

É recomendado fazer essa revisão a cada 6 meses. Ao inspecionar a correia, deve-se buscar sinais de desgaste, rachaduras, falta de dentes ou esticamento. Esses são alguns dos problemas mais comuns que exigem a substituição do item.

A revisão da peça também é necessária quando o veículo rodar em estradas que levantam muito pó, como estradas de chão e áreas de construções. Essa poeira pode danificar a correia e prejudicar o funcionamento e segurança do caminhão.

Lembre-se de incluir a correia dentada no seu checklist de inspeção veicular sempre que percorrer rotas nessas condições, além de estar no checklist semestral.

Substituindo o conjunto completo

Quando há problemas como rachaduras ou falta de dentes, é recomendado trocar o conjunto inteiro, incluindo as polias e demais componentes, para garantir a sincronização de todos eles.

Além disso, outro caso em que a troca completa deve acontecer é quando houver ressecamento das peças ou esticamento. Até mesmo porque o uso de óleos lubrificantes não é aconselhável, podendo gerar corrosão e falhas que reduzem a vida útil da correia dentada.

Verificando os demais componentes do motor

Durante a manutenção da correia dentada, também é aconselhável a verificação de outros itens do motor que podem estar associados à ela, como a bomba d’água. 

Essa dica é relevante quando a inspeção ocorre em períodos ou situações isoladas, já que, geralmente, o intervalo de 6 meses coincide com a revisão completa do veículo.

Importância da manutenção da correia dentada

Se você ainda não dá a devida atenção para esse componente do veículo, saiba que ele é responsável por ações como:

  • Proteger a válvula dentro do cilindro;
  • Garantir maior segurança no funcionamento do motor;
  • Evitar empenamento da válvula;
  • Impedir o entortamento do cabeçote;
  • Prevenir danos ao pistão.

Portanto, a manutenção da correia dentada se torna crucial para o pleno funcionamento do motor.

Como saber se a correia dentada está ruim?

Não é possível identificar problemas na correia sem retirar algumas peças que a cobrem, por isso, é necessário desmontar alguns pedaços do motor para fazer a inspeção dela e confirmar se há ou não problemas com a correia dentada.

Ao seguir uma rotina preventiva, a peça pode ser substituída mesmo antes de chegar em um estágio avançado de desgaste ou falha. Então, é preciso acompanhar a quilometragem percorrida do veículo e realizar a troca da peça quando chegar no seu limite indicado (cerca de 20 mil km rodados).

Por outro lado, existem sim alguns sinais de que a correia pode estar com ruim e apresentando problemas. Os principais são: 

  • Ruídos incomuns, estranhos e altos no veículo;
  • Vibrações excessivas no motor e no volante
  • Dificuldades para iniciar o motor e dar partida no veículo;
  • Vazamento de água do motor.

Nem sempre esses sintomas estão ligados às questões de manutenção da correia dentada, mas são comuns quando há problemas na peça. Por essa razão, a correia deve ser um dos primeiros itens na investigação da causa do problema.

Quanto tempo dura uma correia dentada?

Os manuais de veículo e montadoras dão uma vida útil à correia dentada de 50 mil km, algo em torno de 3 anos. Para um caminhão, acredita-se que a correia possa durar entre 60 a 100 mil km rodados, ou de 3 a 5 anos.

Quando substituir a correia dentada?

Apesar de sua durabilidade estimada ser de, pelo menos, 60 mil km rodados, os mecânicos recomendam verificar a correia dentada a cada 6 meses ou ao atingir a marca de 10 mil km rodados, o que acontecer primeiro.

Incluir essa rotina de manutenção preventiva na frota de caminhões é uma das melhores práticas para a sua frota. Além disso, a troca da correia dentada, ainda que não apresente problemas, é uma medida que contribui para conservar o veículo e aumentar a durabilidade do mesmo. 

Portanto, dependendo do que identificar na revisão semestral, a substituição pode ser necessária.

Quer conhecer um sistema de gestão de manutenção que auxilia no acompanhamento e identificação de problemas nos veículos da sua frota, incluindo a manutenção da correia dentada?
Entenda como funciona o Gestão de Manutenção Prolog App em uma demonstração gratuita.

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.