Conheça a nova tendência na gestão de frotas: a manutenção prescritiva

A manutenção prescritiva é um novo tipo de manutenção que pode ser utilizado nas operações de transporte. Conheça mais.
Entenda o que é e como funciona a manutenção prescritiva nas frotas.

A manutenção prescritiva é uma novidade na gestão de manutenção de frotas, sendo uma alternativa para agilizar e tornar mais confiáveis as inspeções dos veículos.

A princípio, as frotas utilizavam apenas a manutenção corretiva, depois surgiu a preventiva como uma forma de reduzir custos e ter maior durabilidade dos veículos e, mais recentemente, com o avanço das tecnologias, chegou a manutenção preditiva. 

Porém, embora muitos ainda não tenham tanto conhecimento sobre a preditiva, já estamos em um novo momento: o da manutenção prescritiva.

Ela funciona por meio de tecnologias e costuma ser identificada como um avanço da manutenção preditiva. Ou seja, com o intuito de prever e antecipar as falhas de um veículo, trazendo as manutenções indicadas na hora certa e aumentando a vida útil dos veículos.

Além disso, ajuda a reduzir os custos da operação. Saiba ainda mais:

O que é manutenção prescritiva?

A manutenção prescritiva é um novo tipo de manutenção que surgiu como um avanço da manutenção preditiva. Seu grande objetivo é deixar que a tecnologia faça a maior parte do trabalho de inspeção e diagnóstico de um veículo.

Nesse caso, reduz o trabalho do mecânico, que não precisa identificar o problema, apenas atuar na correção deste.

As tecnologias que a manutenção prescritiva utiliza vão desde os sensores de temperatura e vibrações, até a inteligência artificial e IoT (internet das coisas). 

Como funciona a manutenção prescritiva?

Semelhante à manutenção preditiva, ela também antecipa uma falha, mas vai um passo além: identifica uma alternativa de solução e gera a ordem de serviço necessária para corrigir o problema.

Você pode pensar nela como um meio de responder: “o que leva a esse problema no veículo e como isso pode ser controlado?”

Apesar de parecer bastante vantajosa por si só, ela funciona melhor a partir do pleno funcionamento dos demais tipos de manutenção (preventiva, preditiva e corretiva). 

Outro ponto importante em seu funcionamento é que ele se dá apenas através de tecnologias inteligentes. Então, se a sua frota não tiver um orçamento separado para esse objetivo, a implementação da manutenção prescritiva não será possível.

Para que serve a manutenção prescritiva?

Sua principal função é gerar maior confiabilidade na manutenção dos veículos da frota e, dessa forma, também garantir a disponibilidade desses ativos.

Além disso, um dos objetivos desse tipo de manutenção é monitorar a saúde dos ativos com automações. Algo que agiliza a identificação de problemas e evita que veículos em não conformidade saiam para rotas.

Após encontrar situações problemáticas nos veículos, a inteligência das tecnologias da manutenção prescritiva ainda sugere reparos com base nos dados coletados e no histórico de manutenção.

Qual a importância da manutenção prescritiva nas frotas?

Aumentar a disponibilidade e confiabilidade dos veículos

Esses dois indicadores de manutenção dizem ao gestor, respectivamente, se um veículo está apto ou não a realizar uma rota e o quanto um veículo consegue desempenhar por um determinado tempo até acontecer uma falha.

Como essa é uma das funções da manutenção prescritiva, também é algo que contribui para definir sua importância. Afinal, ter resultados melhores nesses KPIs traz benefícios como redução de custos, cumprimento de prazos de entrega e maior produtividade das operações de transporte.

Otimizar a gestão de manutenção das frotas

Embora tenham serviços mais simples, é comum que os veículos fiquem parados durante alguns dias para passar por um processo completo de manutenção. 

Por exemplo, se na inspeção diária foi encontrado um problema, como a lâmpada de farol queimada, ele deve ser encaminhado à oficina e esta precisa ter a lâmpada e horário de mão-de-obra disponíveis para realizar a troca. 

Caso contrário, é preciso esperar a peça chegar ou um horário livre na oficina para que o veículo possa ser consertado e apto a ser utilizado. Isso acaba gerando atrasos e até sobrecarga de outros veículos que precisam assumir a demanda.

Na manutenção prescritiva, é um problema que passa a ser evitado. As tecnologias identificam com antecedência o que está para acontecer, por exemplo, captando sinais de luz mais fraca no farol. 

Assim, permitindo que a peça seja comprada antes de acontecer a situação e que o serviço seja agendado com antecedência.

Mais qualidade nas operações de transporte

Se os problemas são prevenidos antes mesmo de acontecerem, os veículos possuem um melhor desempenho. No geral, isso apenas traz impactos positivos às operações de transporte.

Os processos internos também tem sua qualidade aumentada, pois a comunicação se torna mais eficiente e rápida.

Automação e padronização de processos 

Uma das grandes vantagens e diferenciais das tecnologias é a capacidade de automatizar processos. Enquanto, no manual, é preciso passar por diversas pequenas tarefas para registar uma informação, no digital, em alguns cliques é possível fazer a mesma atividade, algo que também contribui para a padronização dos processos.

Na manutenção prescritiva, o uso de inteligência artificial consegue até sugerir melhorias de processo e registros para que a sua operação tenha uma otimização logística ainda mais aprofundada.

Redução no tempo de tomada de decisões

Pela agilidade das tecnologias utilizadas na manutenção prescritiva e já tendo análises prontas sobre a sua frota, as tomadas de decisão acontecem muito mais rápido. Os próprios relatórios de manutenção já estão prontos antes mesmo de você precisar deles.

A redução no tempo de tomada de decisões pode estar atrelado a outros benefícios: menores custos, menos perdas de ativos da frota e mais oportunidades de negócios comerciais.

Quer entender como trazer ainda mais eficiência e otimização à sua gestão de manutenção da frota? Leia nosso post completo aqui.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.