Como a gestão de manutenção evita a perda de garantia por mau uso dos veículos

Saiba como gerenciar as manutenções da sua frota e treinar os motoristas para evitar a perda de garantia por mau uso dos veículos.
Entenda a perda de garantia por mau uso dos veículos da frota.

A perda de garantia por mau uso dos veículos da frota não deveria estar entre as suas principais preocupações. 

O que precisa de mais atenção é os cuidados veiculares para prevenir as falhas mecânicas e demais problemas. Estes colocam em risco as cargas e motoristas da frota — um problema muito mais grave que o seguro negado ou perda de garantia e indenização.

Desde a rotina de manutenção da frota até o treinamento de motoristas e o cumprimento das recomendações do fabricante, é preciso realizar uma gestão completa para evitar problemas com a seguradora.

Entenda a seguir:

Quando a seguradora pode negar o seguro?

As seguradoras podem recusar um sinistro por várias razões, incluindo falta de pagamento das mensalidades, não cumprimento das condições da apólice, falta de documentação adequada, condução inadequada ou não notificação do sinistro no prazo estipulado. 

Em muitos casos, negligenciar a manutenção adequada do veículo e o cumprimento das recomendações do fabricante também pode ser uma razão para a recusa. Nesses casos, o veículo provavelmente não foi aprovado na vistoria e as dificuldades para reverter a situação serão maiores.

Entender as situações e tomar medidas proativas para evitá-las é essencial para garantir que você obtenha a cobertura e o suporte necessários quando mais precisar.

Quando acontece a perda de garantia por mau uso do veículo?

A perda de garantia por mau uso do veículo pode ocorrer ao negligenciar a manutenção adequada, não realizar as inspeções programadas, usar peças não originais ou não seguir as recomendações do fabricante. 

Práticas de condução imprudentes, como acelerações e frenagens bruscas, excesso de velocidade e sobrecarga, também podem levar à perda de garantia. 

O que fazer quando a seguradora nega o sinistro?

Se você se encontra nessa situação, existem medidas que podem ser tomadas para contestar a recusa e buscar a cobertura que você acredita ser legítima.

É importante revisar sua apólice e entender as razões da recusa, certificando que você está cumprindo todos os termos e condições da apólice. 

Se você acredita que a recusa foi injusta, entre em contato com a seguradora para esclarecimentos e considere a possibilidade de contestar a decisão. Em alguns casos, pode ser necessário buscar aconselhamento legal. 

Como evitar a perda de garantia por mau uso?

Rotina de manutenção da frota

Uma rotina de manutenção bem planejada e executada é fundamental para evitar a perda de garantia por mau uso. É preciso incluir a realização de inspeções regulares, programação das trocas de óleo, verificação de fluidos e cuidados com os pneus. 

Ao manter um calendário de manutenção adequado, você não apenas prolonga a vida útil dos veículos, mas também atende às expectativas de cuidados com o veículo que são fundamentais para a vistoria de seguro.

Treinamento de motoristas

Os motoristas são os principais usuários dos veículos da frota e a inclusão de treinamentos regulares e focados é fundamental na prevenção da perda de garantia por mau uso. 

Os motoristas devem ser instruídos sobre boas práticas de condução, como evitar acelerações e frenagens bruscas, que podem causar desgaste prematuro. 

Contudo, o treinamento deve abranger também a importância do cumprimento das leis de trânsito, o que não apenas mantém a frota segura, mas também contribui para manter a garantia intacta.

Monitoramento de uso dos veículos

Utilizar sistemas de monitoramento e telemetria é uma estratégia eficaz para evitar a perda de garantia. Esses sistemas permitem rastrear o comportamento dos motoristas, identificar padrões de condução inadequados e tomar medidas corretivas. 

Mais que evitar a perda de garantia por mau uso, com essa ação você promove o aumento de segurança nas estradas e reduz a taxa de ocorrências e acidentes de suas operações de transporte.

Controle de sobrecarga dos veículos

O excesso de peso pode causar danos ao veículo e comprometer o recebimento de seguro do veículo. 

Por isso, é preciso conhecer a carga máxima de cada veículo e seus pneus, além de apresentá-las aos motoristas e demais colaboradores envolvidos no carregamento dos caminhões.

Utilizar sistemas de pesagem para garantir o cumprimento das normas também é uma boa prática na gestão de frotas.

Cumprimento de recomendações do fabricante

Cumprir as recomendações do fabricante é uma das maneiras mais diretas de evitar a perda de garantia por mau uso. 

Utilizar peças de reposição e componentes originais, por exemplo, é uma recomendação comum e bastante importante. Outros exemplos são os registros detalhados de todas as manutenções e reparos realizados, identificando quando aconteceram e qual foi o serviço.

Cumprir as especificações de óleo, fluidos e peças recomendadas pelo fabricante é essencial para manter a garantia e a integridade dos veículos.

Pronto para otimizar a gestão da sua frota? Comece agora com nosso curso Gestão de Manutenção de Frota – Seus Primeiros Passos e adquira as habilidades necessárias para proteger seus ativos e evitar a perda de garantia por mau uso veicular. Inscreva-se hoje!

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.