Reciclagem de pneus: uma solução sustentável para as frotas

Entenda como a reciclagem de pneus se tornou uma ação importante na gestão de frotas para se tornar mais sustentável.
A reciclagem de pneus na frota ajuda a preservar a natureza.

A reciclagem de pneus é uma prática que contribui para a sustentabilidade e adequação ESG da frota de veículos.

Esse processo é aplicado a todos os pneus que atingem o final de sua vida útil, envolvendo uma logística reversa com o fabricante ou parceria com empresas especializadas no descarte de pneus velhos e reciclagem dos mesmos.

Confira a seguir:

O que as empresas fazem com os pneus velhos?

O destino dos pneus velhos é uma preocupação importante para as empresas que mantêm frotas de veículos. Existem várias opções disponíveis para o descarte responsável de pneus usados:

  • Reciclagem

A reciclagem é uma das alternativas mais sustentáveis. 

Empresas especializadas podem tratar os pneus velhos, triturando-os e transformando-os em materiais reutilizáveis, como borracha reciclada ou combustível. 

Essa abordagem ajuda a reduzir o desperdício e o impacto ambiental.

  • Recauchutagem

Pneus em bom estado de conservação podem ser recauchutados, o que significa que uma nova camada de borracha é adicionada à carcaça do pneu, estendendo sua vida útil.

Isso economiza recursos e reduz a necessidade de fabricar novos pneus.

  • Geração de energia

Em algumas instalações industriais, os pneus velhos podem ser utilizados como combustível para produzir energia. 

É uma opção mais sustentável em comparação com o uso de combustíveis fósseis.

  • Descarte responsável

Se nenhuma das opções de reciclagem ou reutilização estiver disponível, o descarte responsável em aterros sanitários autorizados é uma alternativa. 

No entanto, isso deve ser evitado sempre que possível, devido ao impacto ambiental negativo.

Quando um pneu pode ser reciclado?

O principal indicativo para determinar se um pneu pode ser reciclado é o desgaste da banda de rodagem, que afeta diretamente o desempenho do pneu. 

Quando os sulcos estão gastos a ponto de atingir o limite legal mínimo de profundidade (1,6 mm), ou quando há danos estruturais, como cortes profundos, o pneu é considerado inadequado para uso. 

Nesses casos, a reciclagem se torna uma opção responsável, contribuindo para a redução do impacto ambiental.

Quais os benefícios da reciclagem de pneus para a frota?

Redução do impacto ambiental

Ao evitar que pneus usados acabem em aterros sanitários ou sejam descartados de maneira inadequada, reduzimos o risco de poluição do solo e contaminação de fontes de água natural. 

A reciclagem de pneus também reduz a exploração de recursos naturais.

Além disso, todas essas questões são parte de ações sustentáveis na frota e que contribuem para a adequação ESG da empresa.

Geração de receita

Por fim, a reciclagem de pneus pode ter um impacto financeiro positivo para a frota. 

Muitos dos materiais reciclados provenientes dos pneus, como a borracha granulada, podem ser vendidos ou usados em outros processos industriais. 

Essa receita adicional pode ajudar a compensar os custos associados à reciclagem e, potencialmente, gerar algum lucro à frota.

Reputação da empresa

A prática de reciclagem de pneus demonstra o compromisso da empresa com a responsabilidade ambiental e sustentabilidade. 

Isso pode ter um impacto positivo na reputação da empresa, atraindo clientes, parceiros de negócios e até mesmo investidores que valorizam organizações ecologicamente conscientes. 

A gestão responsável dos pneus usados também pode alinhar a frota com regulamentações ambientais, evitando multas e sanções.

Como fazer a reciclagem de pneus da frota?

Para fazer a reciclagem de pneus na sua frota, siga estas etapas:

Armazenamento adequado

Reúna todos os pneus usados da frota em um local específico de armazenamento, evitando contato com água e umidade que podem acelerar o processo de degradação.

Contato com empresas especializadas

Procure empresas de reciclagem de pneus ou centros de coleta especializados. 

Muitas dessas empresas têm o conhecimento e as instalações necessárias para reciclar pneus de forma segura e eficaz. Além de conseguirem direcionar os pneus para diversos processos, como trituração, recauchutagem, geração de energia e outros. 

Se você não souber o método de reciclagem mais adequado para os pneus da frota, essas empresas também podem indicar a melhor alternativa com base nas necessidades e nas oportunidades de reciclagem disponíveis na região.

Cooperação com a fabricante

Alguns fabricantes de pneus oferecem programas de logística reversa para reciclagem de pneus. 

Considere entrar em contato com o fornecedor de pneus da frota para ver se eles têm opções de reciclagem.

Monitoramento e documentação

Mantenha registros do processo de reciclagem, incluindo a quantidade de pneus reciclados e os métodos utilizados.

Isso não apenas ajuda a manter a transparência, mas também pode ser útil para fins de relatórios de sustentabilidade e conformidade com regulamentações ambientais.

Conscientização e treinamento

É importante que os colaboradores da frota estejam cientes dos procedimentos de reciclagem e qual o seu papel nesse procedimento.

Prática contínua

A reciclagem de pneus é um esforço contínuo. Continue a colaboração com empresas de reciclagem e busque oportunidades para melhorar os processos de reciclagem ao longo do tempo. 

Igualmente, é importante estar sempre se atualizando sobre as regulamentações e práticas recomendadas em relação à reciclagem de pneus para garantir que a frota fique sempre em conformidade e maximize os benefícios da reciclagem.

Entenda melhor o processo de cuidado com os pneus até chegar ao estágio de reciclagem nesse Guia da Gestão de Pneus gratuito. Faça seu download agora.

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.