O que você precisa saber para aumentar a segurança na gestão de frotas

Entenda quais são os diferentes tipos de segurança na gestão de frotas e como aplicar ainda mais medidas de segurança na sua operação.
Conheça os diferentes tipos de segurança na gestão de frotas e como se proteger dos riscos.

As frotas possuem muitas áreas que precisam ser controladas para um funcionamento adequado das suas operações. Uma das principais é a questão da segurança na gestão de frotas.

Isso pode incluir desde os cuidados necessários para evitar acidentes de trânsito e roubos de carga até a gestão de dados da operação. Todos esses diferentes “níveis” de gestão possuem significados diferentes para a segurança. Por isso, abordaremos a seguir:

Os diferentes aspectos de segurança na gestão de frotas

Pessoas e trânsito

Quando falamos de segurança em operações de transporte e frotas, a primeira coisa que se pensa é nos acidentes de trânsito. Nada mais natural, visto que são mesmo um dos principais riscos que empresas do setor encaram.

Proteger os motoristas e terceiros deve sempre ser uma prioridade dos gestores de frota, inclusive, através de uma implementação de cultura “acidente zero”. Para que isso se torne uma realidade, deve-se priorizar os treinamentos de condução defensiva e incentivar as boas práticas no trânsito.

Por isso, fazer uma boa gestão, controle de jornada e distribuição de rotas é fundamental para a segurança na gestão de frotas — o que mostra que o papel do gestor na prevenção de acidentes também é de grande importância. 

Tratam-se de ações cruciais que preservam vidas.

Patrimônio

Quando falamos em segurança pelo aspecto patrimonial, estamos nos referindo à preservação da integridade e credibilidade da empresa. Qualquer ameaça nesse aspecto da segurança na gestão de frotas inclui ter seus bens materiais danificados, como os próprios veículos ou demais equipamentos de trabalho.

Assim, as ações realizadas são com a intenção de evitar roubos e danos materiais, assim como fraudes.

Áreas da gestão de frotas

Gestão de pneus

O momento da gestão de pneus em si não está atrelado a riscos, porém, caso esta etapa não seja cumprida adequadamente, os veículos ficam mais suscetíveis à acidentes. Isso porque os pneus afetam o desempenho, equilíbrio e distribuição de peso do veículo.

Portanto, é preciso conhecer e aplicar todos os processos da gestão de pneus de forma correta para evitar que esses ativos cheguem ao ponto de desgaste que prejudica a realização das rotas com segurança.

Gestão de manutenção

Diferente da gestão de pneus, os processos da gestão de manutenção podem apresentar riscos tanto nos serviços realizados ainda dentro da central da operação quanto na realização de rotas.

Quando serviços de manutenção são realizados, é preciso levantar veículos, montar e desmontar peças, mexer com mecânica e elétrica dos ativos, entre outras atividades que podem apresentar riscos aos mecânicos e motoristas.

Na realização de rotas, qualquer problema de manutenção que não foi identificado ou que foi encontrado mas negligenciado gera riscos para o motorista e veículo. Apenas em 2022, foram 1,7 mil acidentes causados pela falta de manutenção.

Gestão de dados

Com o surgimento das tecnologias de gestão, a segurança da informação passou a ser um tópico na gestão de frotas. Tanto para proteger os dados da empresa, quanto de seus colaboradores, fornecedores e clientes.

Por isso, ter ferramentas para a gestão de dados da empresa e investir em um setor de TI acaba sendo uma alternativa adotada por muitas empresas atuantes no setor do transporte.

Como aumentar a segurança na gestão de frotas?

Entender os riscos à segurança na gestão de frotas em seus diferentes aspectos é o primeiro passo, pois, a partir disso, você consegue identificar onde estão as falhas da sua operação.

Se avaliar que a principal ameaça às suas operações são os acidentes de trânsito, precisa dar prioridade para essa questão e planejar as ações que visam reduzir os índices de acidente da empresa.

Por exemplo, investindo na capacitação dos motoristas e implementando tecnologias de monitoramento de frotas ou sistema de videotelemetria. Como um bônus, essas alternativas contribuem, simultaneamente, para a segurança patrimonial da operação também.

Os roubos de carga são outro exemplo, pois esse tipo de situação é mais comum em empresas que fazem o transporte de produtos de alto valor aquisitivo, como os eletrônicos ou os carros, mas pode acontecer em outras operações também.

Nesse caso, as soluções também passam por utilizar tecnologias, dentre elas, a de monitoramento de frotas e a roteirização inteligente.

Essencialmente, para aumentar a segurança na gestão de frotas, você precisa identificar qual o seu principal problema e buscar as alternativas a partir dele.

Como identificar as ameaças à segurança na gestão de frotas?

Para saber se a sua operação está com a segurança comprometida, avalie os indicadores de desempenho e quantidade de ocorrências de risco. 

Mas, lembre-se: antes de enfrentar um risco e resolver um problema, é melhor estar prevenido e evitar que isto aconteça.

Caso a sua frota tenha um plano de gestão de riscos, esse é o seu ponto de partida. A partir dele, identifique quais ações de prevenção você pode utilizar para prevenir que os riscos se tornem um problema real.

Por outro lado, se ainda não possui esse plano, comece por aí: identifique todos os riscos que uma operação de transporte pode enfrentar e classifique a probabilidade de eles aconteceram na sua frota. 

Dessa forma, saberá onde priorizar os seus esforços de contenção e prevenção do perigo.


Continue lendo mais dicas para otimizar a sua gestão de frotas e torná-la mais segura em nosso e-book gratuito. Faça agora o download do nosso Guia de Gestão de Frotas.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.