Opções de software de logística

Um software de logística é uma ferramenta tecnológica que controla, integra e otimiza os processos operacionais de uma empresa. Saiba mais aqui.
Conheça os software de logística e para que servem.

Você sabe o que é software de logística? Esse recurso foi desenvolvido para eliminar de uma vez por todas as necessidades de trabalhos manuais.

O investimento nesse tipo de tecnologia faz com que os processos sejam otimizados e que os resultados desejados sejam alcançados com mais facilidade e agilidade. A redução de erros e o aumento da economia na operação são benefícios gerados pelo uso de sistemas para frotas.

A seguir, entenda melhor:

O que é um software de logística?

O software de logística é uma ferramenta tecnológica, incluindo sistemas e aplicativos, voltada para a otimização de processos operacionais.

Temos como exemplo o checklist. Ele passou de folhas impressas para planilhas no Excel até chegar no sistema de checklist eletrônico.

Um dos principais objetivos do surgimento do software de logística é controlar os recursos disponíveis e necessários para manter um bom fluxo de trabalho, e a empresa em constante crescimento.

Isso só é possível através da automação, agilidade e redução de erros humanos que ele proporciona nos setores de estoque, compra e venda de materiais, expedição, manutenção, e, claro, no transporte de cargas, mercadorias e matéria-prima.

O que faz um software de logística?

Oferece maior controle sobre as operações

Os sistemas costumam concentrar as informações coletadas na rotina em uma única base de dados, sem a necessidade de exportá-las conforme novas demandas — um motivo que o torna uma das grandes tendências da logística.  

Com ele, o controle das atividades se torna mais eficiente, com acompanhamento em tempo integral, maior produtividade e análises a poucos cliques de distância.

Otimiza os processos

O software é uma inovação em logística que elimina a necessidade de trabalhos manuais e garante a confiabilidade e segurança das informações.

A partir dele, o método de trabalho se torna mais simples, pois demanda menos tempo para a realização de cada atividade. Inclusive, muitas das tarefas passam a ser automatizadas pelas ferramentas digitais que acompanham o uso de diferentes sistemas nas operações de transporte.

Melhora a comunicação interna

Com o software de gestão de pneus, por exemplo, a atualização e a troca de dados acontecem em tempo real. Da mesma forma, as ordens de serviços são geradas no momento da inspeção e já recebidas, no mesmo instante, pela equipe de mecânicos (ou oficina) da operação.

Ou seja, toda a comunicação é ágil e eficiente.

Para o processo logístico, isso faz toda a diferença, visto que a agilidade na tomada de decisões representa uma verdadeira vantagem competitiva. Tanto por um olhar de reduzir o tempo para que um conserto aconteça, quanto para a redução de custos.

Até mesmo pensando em gerar conhecimento para realizar compras mais inteligentes, seja de pneus, veículos, ou contratações de motoristas mais colaborativos com as regras determinadas pela política de frotas.

Integra informações

A integração de informações permite que o gestor acompanhe de perto o desenvolvimento das atividades e identifique possíveis gargalos que atrapalham os resultados.

Tecnologias, como o software de gestão de frotas, permitem acompanhar os ativos e seus componentes, do momento que eles deixam a garagem até a hora em que retornam.

A integração de dados é fundamental para conseguir visualizar as informações da frota como um todo. Afinal, todos os setores estão relacionados, certo? Os pneus influenciam no desempenho e conservação dos veículos, assim como o funcionamento do veículo tem um papel na produtividade de um motorista.

Um bom software de logística terá a possibilidade de integração facilitada pelos seus desenvolvedores.

Reduz custos operacionais

Essa é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens do investimento em software de logística. Toda empresa deseja reduzir gastos operacionais, mas nem sempre isso é possível.

Como comentamos em alguns dos pontos acima, o maior controle e padronização de processos, a redução de tempo, insumos e de mão de obra passa a trazer essa realidade de redução de custos à frota.

Quais são as opções de software de logística?

Entre as opções presentes hoje no mercado, podemos encontrar soluções para diferentes áreas da gestão de frotas. Dentre eles:

  • CRM (Customer Relationship Management): não só registra, como organiza informações de clientes em potencial, incluindo suas atividades de contato com a empresa.
  • ERP (Enterprise Resource Planning): faz a gestão de toda a empresa, desde o  cadastro de funcionários à gestão de orçamentos.
  • TSM (Transportation Management System): automatiza tarefas do dia a dia, como a emissão de documentos obrigatórios para transporte e cadastramento de tarifas de frete.
  • WMS (Warehouse Management System): centraliza o controle e a operação de atividades de manufatura, distribuição, logística e gestão de estoque.
  • Software de rastreamento e monitoramento de entregas: permite que os consumidores tenham acesso à localização de seus pedidos.
  • Sistema de gestão de manutenção: controla toda a rotina de manutenções da frota, gerando ordens de serviço atreladas à uma inspeção ou de maneira avulsa. Também traz a visualização de orçamentos e relatórios de serviços realizados ao longo de um período.

Para que serve o software de logística?

Ele funciona como um facilitador de rotinas da operação de transportes, trazendo agilidade e automação em tarefas que, de outra forma, seriam monótonas e demoradas. Além disso, traz facilidade na organização de dados e geração de conhecimento para a tomada de decisões do gestor da frota.

Você já deve ter ouvido falar em automatização de processos no setor de logística. Mas o que isso significa, exatamente?

É comum que a equipe de gestão avalie se as decisões tomadas estão sendo, de fato, efetivas. Para isso, é necessário realizar um levantamento de dados e comparar as informações.

Os sistemas para frotas diminuem as horas e os papéis usados para esta e outras atividades que antes seriam desempenhadas manualmente.

O software de logística serve para simplificar as tarefas do dia a dia, agilizar os processos e aprimorar as operações e entregas da empresa. Confira suas vantagens:

  • Menor ocorrência de erros e redução de retrabalhos;
  • Melhora na qualidade das entregas;
  • Criação de estratégias mais eficientes com base no perfil da empresa.

Devemos lembrar que o investimento nesse tipo de tecnologia logística coloca a empresa em um novo patamar. Sabe por quê?

É a partir de um sistema de gestão de frotas que os processos de entrega se tornam mais precisos, com prazos e preços reduzidos e, é claro, máxima eficiência.

Agora que você já sabe o que é um software de logística, quais tecnologias incluir no seu planejamento de 2023 fazendo o download do nosso infográfico de tecnologias para frotas!

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.