Conheça a termografia e sua função na manutenção preditiva da frota

Aprofunde-se na termografia na manutenção preditiva da frota para melhorar a identificação de problemas e reduzir custos.
Entenda como usar a termografia na manutenção preditiva da frota para melhorar a identificação de problemas e reduzir custos.

A técnica da termografia na manutenção preditiva da frota está emergindo como uma alternativa para a eficiência operacional e durabilidade dos veículos.

Através de uma análise termográfica para monitorar e diagnosticar o estado dos veículos, por meio de tecnologias específicas, oferece uma maneira não invasiva e altamente eficiente de detectar problemas antes que eles se transformem em falhas de alto custo.

Confira melhor a seguir:

O que é a termografia na manutenção preditiva da frota e para que serve?

A termografia na manutenção preditiva da frota é uma técnica avançada que utiliza a imagem térmica para monitorar e diagnosticar o estado dos veículos.

Ela envolve o uso de câmeras termográficas que detectam e medem a radiação infravermelha emitida pelos componentes do veículo.

Na prática, a termografia serve como uma ferramenta de diagnóstico preventivo.

Ao identificar pontos de calor anormais que são invisíveis a olho nu, os gestores de frota podem tomar medidas preventivas para realizar reparos antes que pequenas questões se transformem em problemas maiores e mais caros.

Como funciona a termografia na manutenção preditiva da frota?

O processo começa com a utilização de uma câmera termográfica especializada que capta imagens térmicas (termogramas) dos veículos.

Essas imagens revelam a distribuição de calor nas diversas partes do veículo, destacando áreas com temperaturas anormalmente altas ou baixas. 

Por exemplo, um ponto quente em um motor pode indicar um desgaste excessivo, enquanto áreas frias em um sistema de aquecimento podem sinalizar um bloqueio ou falha.

Esses dados termográficos identificam os problemas em estágio inicial, fazendo a prevenção de falhas em frotas.

Dessa maneira, a termografia permite a realização de manutenções específicas e direcionadas, evitando paradas inesperadas e prolongando a vida útil dos veículos.

Benefícios da termografia para frotas

A termografia oferece várias vantagens para a saúde dos veículos em uma frota, sendo uma tecnologia essencial para a manutenção preditiva

Ao ser utilizada na análise termográfica em veículos, essa técnica avançada permite aos gestores:

  • Realizar a detecção precoce de problemas: a termografia pode identificar anomalias térmicas que indicam problemas potenciais em componentes do veículo. Isso inclui superaquecimento em motores, sistemas de freio ou outras partes mecânicas que, se não tratadas, podem levar a falhas mais graves.
  • Redução de custos de manutenção: ao detectar problemas em estágios iniciais, a termografia permite intervenções de manutenção mais oportunas e de menor custo, evitando reparos extensos e caros, e diminuindo os custos gerais de manutenção da frota.
  • Minimização do tempo de inatividade: a manutenção preditiva, facilitada pela termografia, ajuda a evitar inatividades não programadas. Veículos podem permanecer em operação por mais tempo, aumentando a produtividade e a eficiência da frota.
  • Maior durabilidade da vida útil dos veículos: a manutenção regular e antecipada de problemas, baseada nos dados termográficos, contribui para a durabilidade dos veículos — levando a um melhor ROI de cada ativo.
  • Aumento da segurança: ao garantir que os veículos estejam funcionando dentro das condições ideais, a termografia ajuda a reduzir o risco de acidentes causados por falhas mecânicas, contribuindo para a segurança geral da frota.
  • Incentivo à sustentabilidade e práticas ESG: a termografia ajuda a identificar e evitar problemas que podem levar a um maior consumo de combustível e emissões, apoiando assim a sustentabilidade ambiental e se alinhando às práticas de ESG.

Quais são os desafios de implementar a termografia na manutenção preditiva na frota?

Embora a termografia na manutenção preditiva ofereça inúmeros benefícios para a gestão de frotas, sua implementação vem com certos desafios que precisam ser superados:

Custo inicial de implementação

A aquisição de equipamentos avançados de termografia pode representar um investimento alto. Para muitas empresas, o custo inicial de câmeras termográficas de alta qualidade e o treinamento necessário para operar elas podem ser barreiras enfrentadas.

Treinamento e conhecimento técnico

A termografia requer um nível específico de conhecimento técnico e habilidade para interpretar as imagens térmicas corretamente. Isso implica em treinamento especializado para os técnicos, o que pode ser um desafio de tempo e recursos.

Integração com sistemas existentes

Integrar a termografia com os sistemas de gestão de frota e manutenção existentes pode ser uma tarefa complexa. É necessário garantir que os novos dados termográficos sejam coletados, processados e interpretados de forma a complementar as informações existentes e melhorar as decisões de manutenção.

Manutenção e calibração do equipamento

Equipamentos de termografia requerem manutenção regular e calibração para garantir sua precisão. Isso pode levar a custos contínuos e a necessidade de um planejamento cuidadoso para evitar interrupções no processo de manutenção.

Adaptação à cultura da empresa

Mudar para uma abordagem de manutenção preditiva pode exigir uma mudança cultural dentro da empresa, o que envolve a promoção da aceitação e do entendimento da termografia como uma ferramenta importante entre os funcionários e a gestão.

Superar esses desafios requer um planejamento estratégico, investimento em treinamento e equipamentos adequados, além de uma abordagem gradual para integrar a termografia nas práticas existentes de manutenção de frotas.


Quer aprofundar seu conhecimento sobre gestão de manutenção das frotas? Baixe agora o “Manual gratuito da gestão de manutenção” e otimize a manutenção dos seus veículos.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.