A roteirização é um método que consiste na definição de trajetos para que a entrega e a coleta de uma frota sejam realizadas de forma eficiente. Com um bom planejamento, é possível aumentar a previsibilidade e a lucratividade na gestão de frotas de uma empresa.
O objetivo central dela é diminuir o impacto de custos operacionais ligados às rotas planejadas e utilizadas na operação, como tempo e distância percorrida.
De maneira geral, preparar as rotas com antecedência ajuda a determinar os melhores caminhos a serem cumpridos, gerando mais economia com o combustível e o pedágio, por exemplo.
A roteirização logística é parte fundamental para uma gestão de frotas bem aplicada. Então, a seguir, vamos descobrir mais sobre o que é, sua importância e impacto no prazo de entrega das operações de transporte.
O que é a roteirização de entregas?
A roteirização de entrega faz parte de um dos elementos que compõem a cadeia de suprimentos: a entrega e a coleta de um produto.
Ela foca no prazo de entrega e na agilidade que uma frota pode ter para percorrer um determinado trajeto. Assim, afeta de modo direto a relação entre fornecedor e comprador, trazendo confiança e satisfação do cliente (quando bem-feita).
No entanto, para uma roteirização eficiente, é necessário considerar o tamanho da frota e dos veículos, assim como a capacidade destes. Além disso, quantas entregas e coletas os motoristas conseguem fazer em um dado intervalo.
Todas essas variáveis contam com um grande auxiliar para um prazo de entrega feito a tempo: a rota.
Se ela não for bem planejada, pode prejudicar todo o processo de coleta e entrega de uma empresa.
Ao realizar a roteirização de entregas, os motoristas seguem rotas e instruções previamente planejadas. Isso reduz o tempo em congestionamentos e ociosidade em semáforos, dentre outras vantagens.
Como bônus, o gasto com combustível pode diminuir, sendo possível planejar rotas mais curtas e que possuam postos com preços mais atrativos. Dessa forma, trazendo mais ganhos à empresa.
Além desses fatores, o que mais torna a roteirização uma etapa tão atrativa na gestão de frotas?
Por que a roteirização é tão importante?
São inúmeros os benefícios ao aderir um sistema de roteirização de entregas, dentre os principais:
1. Evitar o trânsito: Com um sistema integrado de roteirização, é possível se livrar do tão temido trânsito. O planejamento prévio permite que o gestor acompanhe o fluxo de trânsito e trace uma nova rota em tempo real para evitar que o motorista atrase as entregas.
2. Aumento da vida útil dos veículos: As condições precárias das rodovias somam custos na manutenção dos veículos e, ao roteirizar o trajeto, você consegue buscar alternativas melhores para reduzir os danos.
Por consequência, a vida útil do veículo aumenta, minimizando a ocorrência de manutenções emergenciais.
3. Mais segurança para o motorista: Principalmente quando o transporte envolve produtos de alto valor, o gestor pode optar por parametrizar o sistema, reduzindo as chances de roubo de carga ao evitar as regiões consideradas perigosas — ou, pelo menos, planejar os horários de maior movimentação no dia, caso não consiga deixar de passar pelo local.
Isso também está relacionado ao próximo benefício:
4. Programação de horários de entrega: Alguns sistemas de roteirização oferecem um recurso para programar o itinerário de acordo com as janelas de tempo. Ele serve para delimitar o horário que os caminhões podem ser carregados e descarregados, conforme as leis de cada cidade.
5. Previsibilidade: Com os horários marcados, o gestor tem maior controle de quando exatamente cada carga e descarga é realizada, podendo organizar melhor a rotina da empresa.
6. Eficiência: Um serviço totalmente planejado, onde todos os envolvidos já sabem exatamente o que esperar, só pode ser eficiente. Não existem casos de desencontros e a ociosidade de veículos e motoristas também é reduzida ao máximo.
7. Economia: Com uma rotina mais organizada, também é possível economizar. Os colaboradores precisam cumprir seus horários para dar liberdade de fluxo para as demais cargas e descargas agendadas no mesmo dia.
8. Lucratividade: Mais caminhões podem ser carregados e descarregados em um mesmo período, influenciando também na produtividade da equipe e entregas. Combinando com todas as demais vantagens descritas acima, a lucratividade chega junto.
Como a roteirização impacta no prazo de entrega?
Por ser um sistema de conexão entre a otimização de rotas, controle de frotas e redução de custos através da automação de processos, o prazo de entrega de mercadorias é diretamente impactado.
Ao aderir a roteirização no plano logístico, a capacidade de cada veículo pode ser aproveitada em sua lotação máxima, fazendo entregas em horários mais adequados e usando rotas mais rápidas. O que também significa:
Entregar mais pedidos, em menos tempo, durante uma só viagem.
Adicionalmente, os condutores ficam mais confiantes na viagem, sabendo exatamente por onde ir e tendo a segurança de que o gestor, na central, poderá interferir e indicar a solução com agilidade caso haja problemas nas vias.
Contudo, alguns fatores devem ser levados em conta para determinar os prazos de entrega da sua operação, como:
- Necessidades de cada cliente;
- Tipos de veículos a serem usados;
- Tipos de cargas a serem transportadas;
- Zona de tráfego.
Novamente, o planejamento se torna uma etapa crucial e é isso que a roteirização de entregas traz.
Mas, para continuar lendo sobre o prazo de entrega, quais são as demais influências e como controlá-lo e otimizá-lo, confira nosso post sobre o assunto.