Como dar assistência em tempo real aos motoristas em rota?

O que acontece quando o caminhão quebra em rota? Entenda como é possível realizar a abertura de chamado em tempo real com a solução de socorro em rota.
Conheça o sistema para fazer a abertura de chamado em rota.

Quando o motorista está em uma situação complicada na estrada, precisando de auxílio, o que ele deve fazer? Geralmente, a indicação é que vá até um posto ou oficina mais próxima. 

Em alguns casos, as empresas exigem que, antes de tomar qualquer decisão, o motorista ligue para o gestor ou supervisor na central da operação para perguntar o que deve fazer. Nessas situações,  é comum que o gestor não esteja disponível e não atenda na hora da ocorrência.

Qual seria a instrução para ele então? É difícil lidar com os problemas do dia a dia da frota, mas já há diversas soluções que facilitam e agilizam esses cenários.

Dentre elas, a abertura de chamado em tempo real. Confira, a seguir:

Como fazer uma abertura de chamado em tempo real?

Para isso, você deve ter na rotina da frota alguma tecnologia que possua essa funcionalidade. Por exemplo, algum tipo de sistema de manutenção de frotas ou o próprio socorro em rota.

O que é o socorro em rota?

O socorro em rota faz parte das soluções Prolog App, sendo um sistema focado em atender, o mais rápido possível, os problemas e ocorrências que os motoristas em rota enfrentam.

Ele é um aplicativo, instalado no celular de cada motorista e gestor. Também pode ser acessado via sistema web, para facilitar o uso no computador, quando necessário.

Para que serve o socorro em rota?

Qualquer abertura de chamado que o motorista precisar fazer em rota pode (e deve) ser realizada pelo aplicativo. Situações de pneu furado, farol quebrado, descarga de bateria, entre outros problemas possíveis, são atendidas com essa solução.

Além de possibilitar essa comunicação, tudo acontece em tempo real. Assim que o chamado é aberto, o gestor recebe todas as informações de localização, quem é o motorista e qual o veículo utilizado.

De maneira geral, serve tanto para possibilitar a assistência em rota quanto para agilizar os consertos necessários, a fim de evitar atrasos na operação.

Como funciona a abertura de chamado em tempo real?

Assim que o problema for identificado pelo motorista, ele precisa abrir o aplicativo e iniciar uma abertura de chamado, descrevendo o que aconteceu e qual solução precisa.

Na central da operação, o gestor recebe a solicitação e identifica qual a melhor maneira de atender ao chamado.

Qual a importância de ter a assistência em tempo real?

As palavras-chave já foram mencionadas: facilitar e agilizar. Isto é, o sistema de socorro em rota, com a abertura de chamado em tempo real, facilita a comunicação do motorista com o gestor e agiliza a resolução do problema.

Mas, os benefícios ainda vão além destes. Incluindo que, por ser uma solução tecnológica, a coleta de dados acontece de maneira automática, gerando uma base de conhecimentos para a qual o gestor tem acesso livre.

Dessa forma, você consegue analisar os problemas mais comuns e de maior ocorrência, qual motorista enfrentou mais problemas, qual placa teve mais aberturas de chamado, e assim por diante.

Todas informações fundamentais para tomar decisões melhores na operação. 

Por exemplo, se um mesmo motorista precisou de assistência em estrada muitas vezes em um curto período, ele pode estar dirigindo de maneira irresponsável. O seu papel, nesse caso, é instruí-lo de como deve ser a conduta no trânsito e providenciar os treinamentos necessários.

Cada situação enfrentada tem diferentes soluções, então as análises devem ser constantes.

Outra coisa que o sistema permite é o controle de tempo que a equipe leva para resolver o problema, tendo também a visualização do tempo até o conserto e do tempo de caminhão parado. 

Informações valiosas para otimizar o planejamento das suas operações de transporte e treinamentos à equipe.


Conheça ainda mais funcionalidades e benefícios do sistema de socorro em rota e como ele atende às necessidades da sua gestão de frotas.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.