Auditoria de Frotas: entenda a importância e as melhores práticas na operação

Entenda como a auditoria de frotas ajuda na identificação de falhas e problemas nos veículos, além de fornecer soluções para a sua operação.
A auditoria de frotas ajuda a entender e melhorar os processos de sua gestão.

Se a sua operação ainda não tem uma rotina de auditorias, você está deixando de ter resultados ainda melhores no seu negócio. Afinal, a auditoria de frotas serve para entender se as determinações de funcionamento da operação estão sendo seguidas e se elas são eficientes. 

Além disso, é um processo que possibilita encontrar as melhores soluções para os problemas identificados e priorizar o que é mais urgente e deve receber atenção imediata.

Entenda mais a seguir:

O que é a auditoria de frotas?

A auditoria de frotas tem como objetivo analisar e verificar as informações gerais e de funcionamento da frota. Ou seja, é uma avaliação desde os processos administrativos até a conservação dos veículos e pneus.

De modo geral, tudo o que estiver incluído na rotina de uma frota para que uma operação de transporte funcione adequadamente deve ser inspecionado na auditoria de frotas.

O principal objetivo é que a auditoria identifique falhas através de uma análise completa dos processos da frota, esclarecendo qual é o critério da auditoria, a realidade encontrada, se foi identificado um problema, a causa deste problema e as consequências do mesmo.

A partir deste desenvolvimento, o auditor consegue chegar a uma conclusão e determinar o que pode ser realizado para melhorar o desempenho da frota.

Porque fazer a auditoria de frotas?

Para ter uma maior compreensão de como está o desempenho da sua frota.

Através dessa auditoria, o gestor passa a entender melhor os fatores mais importantes da sua frota como, por exemplo, quais são os custos reais de sua operação, o tempo que leva para um serviço de manutenção ser realizado, onde há mais problemas, etc.

A auditoria de frotas também serve como um conjunto de informações que permite realizar um melhor planejamento de frotas e direcionamento de verbas da empresa. Além disso, você passa a identificar diferentes necessidades, como a contratação de colaboradores ou ferramentas de gestão.

Os serviços de auditoria  de frotas são ainda um momento de levantar informações sobre o funcionamento das suas operações de transporte e identificar onde há falhas nos processos realizados atualmente — e até mesmo se todos os processos realizados são realmente necessários.

A auditoria de frotas pode contribuir para identificar problemas como:

  • Inconsistência na utilização dos veículos da frota;
  • Utilização incorreta ou indevida dos veículos da frota;
  • Pouca informação e visualização dos serviços de manutenção da frota;
  • Baixo controle de abastecimentos dos veículos da frota;
  • Desvio de combustível nos abastecimentos;
  • Poucos dados para fazer um controle comparativo de ações implementadas na gestão;
  • Estacionamento inadequado para os veículos;
  • Estocagem incorreta de pneus;
  • Alta incidência de multas de trânsito;
  • Falta de treinamento e capacitação dos motoristas;
  • Descarte irregular de pneus e resíduos da manutenção de frotas;
  • Descumprimento da legislação brasileira de trânsito.

Quando fazer a auditoria de frotas?

Esse é um processo que deve fazer parte da sua rotina, ainda que com uma frequência reduzida. O período recomendado para a realização de uma auditoria completa da frota é, em média, a cada 6 ou 12 meses.

Em casos excepcionais, você pode realizar a auditoria se começarem a surgir muitos e constantes problemas na sua operação, principalmente se você não consegue identificar qual é a causa principal dessas ocorrências.

A auditoria vai trazer uma análise completa para não apenas identificar os problemas, mas também as soluções mais adequadas para cada situação.

O que avaliar na auditoria de frotas?

Dados dos veículos

Os veículos são os principais ativos da frota e devem estar sempre bem conservados para que as rotas sejam percorridas sem problemas. 

A inspeção diária dos veículos, por exemplo, é uma das ações mais importantes e que previne a saída do automóvel em casos de itens em aberto que comprometem a segurança da operação.

Durante uma auditoria de frotas, algumas avaliações para se realizar em relação aos veículos incluem desde um levantamento da quantidade de veículos disponíveis na operação até o controle de manutenções de cada placa.

É preciso ainda que a auditoria descreva a situação desses veículos: 

  • Se são novos ou usados, a data de fabricação e aquisição dele;
  • Qual a condição de aquisição (compra, aluguel, terceirização, etc.);
  • A quilometragem percorrida (na aquisição e após ela);
  • As horas de utilização em operação;
  • Registro de manutenções por veículo;
  • Custos com manutenção por veículo.

Tudo isso pode ser reunido e acompanhado dentro de um checklist de auditoria.

Orçamentos e gastos mensais

É comum que os orçamentos de uma frota sejam medidos por área da operação, como: combustível, manutenção, seguro, salários, etc. 

Os gastos mensais são avaliados da mesma maneira, mas também podem receber algumas determinações mais específicas, como de gastos por tipo de manutenção ou quantidade abastecida por veículo.

Toda essa visualização e levantamento de informações permitem entender quais são as  áreas que estão com gastos muito acima da média e que tipo de problema está acontecendo. 

Por exemplo, se há um custo maior com manutenções corretivas, pode ser indicativo de uma falta de planejamento e organização nas atividades de prevenção da frota. 

Documentações jurídicas

As documentações são pertinentes tanto à etapa administrativa, a nível de negócio, quanto à parte operacional, relacionados aos documentos que o motorista deve portar em uma rota.

Por isso, a organização deve ser bastante rígida e constantemente atualizada. A auditoria de frotas, nessa etapa, deve verificar documentações como: cobertura de seguro, carteiras de habilitação, certificações de transporte, formulários fiscais, notas fiscais de serviços, entre outros. 

É preciso também identificar se as documentações estão atualizadas ou se há documentações faltando, entendendo se a empresa está atuando regularmente dentro da legislação prevista.

Tecnologias utilizadas

Há diversas tecnologias para frotas hoje, para os mais diversos momentos de uma operação de transporte: inspeção dos veículos, aferição automática dos pneus, rastreamento e monitoramento da frota, controle de multas e motoristas e muito mais.

O papel da auditoria, nesses casos, é entender se as tecnologias estão sendo utilizadas e bem aproveitadas para coletar e avaliar os indicadores de desempenho da frota. Afinal, existe um investimento na contratação dessas ferramentas e ele precisa ter retornos positivos para a operação de transporte.

Políticas internas e processos da rotina

A política de frotas é um documento essencial para o bom funcionamento das operações e, caso ainda não tenha na sua frota, deve providenciar imediatamente.

Nele, estão descritas as boas práticas e regras de conduta para as diversas atividades que garantem o bom funcionamento da frota, também mostrando a cada colaborador quais são as tarefas de suas rotinas.

Em alguns casos, pode ser feita uma divisão por departamentos, como uma política para a gestão de pneus, outra para a gestão de manutenção e assim por diante. Isso fica a cargo do gestor da frota decidir e entender a necessidade de fazer essa separação.

Geralmente, é algo realizado em operações de grande porte, por facilitar que cada gerente de setor possa estar totalmente ciente e por dentro das políticas de sua área.

A auditoria de frotas é útil para avaliar se as regras fazem sentido e se são realmente eficientes para a melhoria das operações da frota. Igualmente, serve para entender se os colaboradores estão seguindo as determinações descritas nessas políticas internas.

Para garantir que todas as etapas da sua frota estejam funcionando adequadamente, confira nosso guia para otimizar a sua gestão de frotas — o download é grátis!

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.