O que faz o auxiliar de logística na frota?

Entenda o que faz um auxiliar de logística, qual a formação que deve ter e o salário para desempenhar essa função.
Conheça o cargo de auxiliar de logística.

O auxiliar de logística é um cargo que tem crescido nos últimos anos e há expectativa de vermos ainda mais vagas e demanda surgindo ao longo do próximo ano.

Para quem está começando no mercado de trabalho e deseja atuar no setor logístico, pode ser um bom caminho para iniciar sua carreira. Por outro lado, quem já atua no meio também pode ter uma boa oportunidade de ganhar mais experiência e conhecimento para gerar mais responsabilidades.

A seguir, entenda mais:

Qual a função de um auxiliar de logística?

O auxiliar de logística pode ter diversas funções, de acordo com o local e etapa onde atua. 

Se estiver inserido na etapa de armazenagem, seu trabalho será o de organizar e supervisionar o estoque. Ou seja, identificando a melhor maneira de guardar as mercadorias sem danificá-las e monitorando a entrada e saída dos itens.

Nesse caso, deve ainda solicitar os ajustes necessários quando notar que os espaços da empresa não estão bem otimizados para uma operação ágil e eficiente.

Em algumas empresas, o auxiliar de logística de transporte também pode ser o responsável pela tarefa de embalar os produtos e materiais antes de saírem para entrega.

Na etapa de transporte de cargas, esse auxiliar é o responsável por planejar e acompanhar as rotas de entrega. Dessa forma, também realizando o controle de prazos, tempo de operação e custos operacionais.

Quando houver a etapa de análise de informações, será sua função reunir e organizar os dados de desempenho logístico da empresa, gerando relatórios para análise de diretores e gestores.

Qual a importância do auxiliar de logística?

Em médias e grandes empresas, a função do auxiliar de logística está em alta demanda atualmente. O gestor de frota, que geralmente faria o papel de planejar rotas e rastrear as entregas, tem diversas outras responsabilidades na sua rotina.

Sendo assim, o cargo de auxiliar vem para dividir parte da demanda  operacional e estratégica de uma operação logística. Ainda que todas as análises aprofundadas e decisões finais sejam do gestor.

De maneira geral, são profissionais que trazem contribuições valiosas à empresa, tanto na etapa do armazenamento e estoque, quanto na distribuição de mercadorias e insumos. Afinal, parte de sua função é a busca de melhorias e eficiência operacional.

Qual o salário de um auxiliar de logística?

Em média, o salário de um auxiliar de logística sem experiência gira em torno de um salário mínimo, enquanto alguém que já possui formação superior e tempo de trabalho pode ficar mais próximo ou até acima de R$2.000. Nos melhores cenários, chega a ganhar em torno de R$4.000.

Mas lembre-se que a resposta também depende do nível de experiência do profissional e de sua localização. Alguns estados brasileiros têm uma base de contratação maior que outros.

Quais são as características e conhecimentos para esse função?

Para atuar na logística, o profissional deve ter um pensamento estratégico e capacidade de trabalhar sob pressão, além de competências profissionais para a área. 

Igualmente importante são as habilidades interpessoais e a inteligência emocional. Justamente pela pressão e agilidade que o trabalho exige, o profissional precisa gerenciar  suas emoções diante de situações incômodas.

Outro destaque é para quem possui um perfil analítico, pois terá maior facilidade para planejar e aplicar mudanças que tragam resultados concretos.

Que tipo de formação um auxiliar de logística deve buscar?

As alternativas para quem deseja atuar como auxiliar de logística são: curso superior de logística, curso superior de administração ou um curso tecnólogo, de menor duração, na área de logística.

A diferença entre o curso superior, um bacharelado, e o tecnólogo está no aprofundamento dos estudos. Pois, ambos modelos tratam dos mesmos temas, incluindo administração, comunicação empresarial, contabilidade, economia, gestão de transportes e assim por diante.

Onde pode trabalhar um auxiliar de logística?

Existem diversos tipos de empresas que podem contratar um auxiliar de logística, desde uma transportadora até uma rede de mercados. 

Os principais mercados para esse profissional são: indústrias, comércios, empresas de recursos humanos e organizações de transporte rodoviário, principalmente no transporte de cargas.

Que carreira esse profissional pode construir?

Quem começa nesta profissão pode se desenvolver para uma posição de analista ou de liderança, atuando como gestor de operações logísticas ou como um gestor de frotas.

O caminho será escolhido por cada um pelas afinidades que possuir com cada área. 

Nesse sentido, também pode acabar se interessando por outra parte das operações logísticas e buscar especializações diferentes, como na gestão de pneus e de manutenções de veículos, por exemplo.

Para entender melhor o universo das frotas, baixe nosso guia completo e gratuito da gestão de frotas aqui.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.