Case Grupo Horizonte - Gestão de Frotas.

Como o Prolog gerou mais segurança na tomada de decisão nas operações do Grupo Horizonte

Com o Prolog, a empresa de transporte diminui o retrabalho manual nas inspeções de veículos e pneus, ganhando tempo e gerando dados para análise.
Transportadora Grupo Horizonte se torna mais ágil após aquisição do Prolog.

+1 milhão

de aferições de pneus

+80 mil

serviços de pneus realizados

+3,9 mil

pneus gerenciados até o descarte

O Desafio

A Solução

[O Prolog] é uma ferramenta essencial para a gestão de frotas.

Marcílio Freitas, Analista de Frota

Para realizar a gestão de frotas e consolidar-se como transportadora, o planejamento é o ponto de partida, mas ainda mais importante, é preciso executar e analisar os resultados de cada ação.

Desde 2019, o Grupo Horizonte utiliza o Prolog em sua rotina. Segundo Marcílio Freitas, Analista de Frota, as análises mostram que nossa ferramenta se tornou indispensável para a rotina da frota.

Entenda o porquê!

Sobre a transportadora Grupo Horizonte

A transportadora Grupo Horizonte está há mais de 20 anos no mercado, marcando presença na atuação de diferentes frentes ao redor do país, como transporte rodoviário de cargas, distribuição urbana e apoio logístico. Para isso, sua frota possui diversos tipos de veículos.

Um de seus grandes valores é a segurança, visando a diminuição de acidentes de trânsito. Através da capacitação de colaboradores e investimentos em tecnologia, a empresa consegue alcançar seu objetivo.

Uma das fontes para tal, é o próprio Prolog, que aumenta a visibilidade de informações e facilita a tomada de decisões dos gestores responsáveis com a coleta de dados, tanto pelo checklist de inspeção, quanto pela gestão de pneus.

Gestão de frotas antes do Prolog

Até 2019, a transportadora ainda não tinha uma tecnologia em sistema voltada para a gestão de pneus e veículos. Todas as inspeções eram realizadas no papel, trazendo uma grande quantidade de retrabalho manual, com a transferência dos dados a uma planilha de controle.

Além disso, pela quantidade de informações da frota, unindo com a falta de disponibilidade para alocar recursos em pessoas que focassem na questão de organização de dados, muitos dados importantes passaram despercebidos.

Como falamos, a empresa tem o viés da segurança e, cuidar dos veículos e pneus é o caminho garantido para evitar acidentes na estrada. Assim, acompanhar o estado dos ativos da frota é fundamental.

Saber quantos pneus são reformados ou descartados no mês, que tipo de desgaste é o mais comum, qual o gasto total com cada peça, desde sua aquisição até seu descarte, e qual o custo por quilômetro rodado de cada pneu — sim, é possível descobrir os pneus mais eficientes para cada momento da operação.

Todas essas são questões que o Grupo Horizonte buscava respostas e foi no Prolog que as encontrou.

Quando solicitamos ao Marcílio para resumir a principal dificuldade da transportadora antes do Prolog, ele nos disse enfrentavam o: 

“Retrabalho manual e carência de análise de dados.”

O impacto da solução para a gestão de frotas

Para uma empresa com mais de 1300 placas, a gestão de frotas e, principalmente, de pneus, eleva o nível de desafio. Ainda mais quando não se tem um local para centralizar e armazenar os dados do dia a dia da operação.

Através da automatização da coleta de dados e otimização da gestão de informações, o Prolog sanou as dores que a Horizonte enfrentava. Além disso, também entregou maior produtividade operacional e melhorou a tomada de decisão do gestor da frota.

Para essa quantidade de placas, o número de pneus ultrapassa os 18 mil. Tente imaginar uma gestão de pneus sem qualquer tipo de auxílio tecnológico para uma frota desse tamanho. Difícil, concorda?

Nesse caso, precisaria de uma equipe inteira só para ler todos os dados e interpretá-los. Porém, os riscos de erros nas leituras, análises e mesmo comunicação seriam gigantes.

Por isso, a melhor solução é buscar e aproveitar a tecnologia logística. Com o Prolog, a aferição dos pneus continua sendo um trabalho manual, mas a inserção de dados no sistema é automática — e em tempo real.

Dessa forma, a inspeção dos pneus acaba em poucos segundos. Confira:

Além disso, todos os dados podem ser acessados de imediato e diversos relatórios já são disponibilizados, sem você precisar construí-los por conta própria. 

Basta configurar os filtros de tempo e operação que deseja acessar, e terá uma chave para uma operação mais eficiente e econômica.

Marcílio reforça:

“[O Prolog] é uma ferramenta essencial para a gestão de frotas.”

Em 3 anos, o Grupo Horizonte já conta com mais de 1 milhão de aferições de pneus, cerca de 80 mil serviços de pneus realizados e 3910 pneus gerenciados até o descarte. E você, na sua transportadora os números são tão bons quanto esses?

Contrate o Prolog você também

Como era o esperado pela equipe Prolog ao desenvolver o kit aferidor e o sistema digital, a solução atingiu os pontos de dor do gestor e cumpriu o seu papel facilitador para aumentar a visibilidade de dados e a durabilidade dos pneus.

Nós tornamos a sua gestão mais completa e toda a sua equipe se beneficia:

  • Realização da aferição de pneus com mais rapidez;
  • As ordens de serviço são abertas em tempo real no sistema, facilitando a visualização de correções e agilizando as mesmas;
  • Os gestores recebem informações reais e precisas sobre os pneus da frota e conseguem entender o motivo de perdas e falhas na operação.

Conheça em mais detalhes nossa solução para gestão de pneus, agende uma demonstração gratuita.

Pronto para ser a nossa próxima história de sucesso?

Converse agora com um de nossos especialistas para ter o Prolog App em sua operação.

Mais histórias de sucesso

Conheça como a Klabin obtém maior controle e visibilidade nas manutenções preventivas da frota usando o checklist eletrônico Prolog.
Prolog App - Soluções tecnológicas para a gestão de frotas

Conteúdos para desenvolver e aprimorar a gestão de sua frota.

Conheça importantes empresas que já utilizam o Prolog e usufruem dos benefícios de nossas soluções.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.