Case Grupo T2P

Mais precisão, eficiência e economia nas operações da T2P

Sabia que o Prolog tem um equipamento considerado o mais rápido para fazer a inspeção de pneus da frota? Confira um case real de precisão e produtividade.
Confira como o Grupo T2P teve melhorias após iniciar o uso de Prolog.

+19,9 mil

pneus cadastrados

+202,4 mil

inspeções de pneus realizadas

+ 3,6 mil

pneus gerenciados até o descarte

O Desafio

A Solução

A ferramenta é de excelente custo benefício, possui vários relatórios para análise e tomadas de decisões além de ser totalmente online e de fácil acesso.

Yago Weslley, Encarregado de Frota do Grupo T2P

Mesmo uma empresa com tanta experiência e conhecimento ainda pode trazer melhorias às suas operações de transporte.

Principalmente em áreas ainda pouco exploradas no transporte rodoviário, como é o caso da gestão de pneus. Isto é o que aconteceu com o Grupo T2P, como nos conta Yago Weslley, Encarregado de Frota da transportadora.

Entenda a seguir como a empresa, que buscava apenas uma solução para a acuracidade de informações, também obteve outros benefícios significativos após a contratação do Prolog.

Sobre a transportadora Grupo T2P – TLX

O Grupo T2P inclui três grandes empresas de logística, atuando juntas para atender às operações da Ambev e Arcelor Mital em todas as regiões do Norte e Nordeste do Brasil.

Estas são a Translog, TLX e Portare.

Com mais de 40 anos de história, a empresa já ganhou prêmios de reconhecimentos por seu desempenho, inclusive o de Melhor Operador Logística da Ambev, em 2019.

Parte de sua missão, como empresa, é trazer segurança e qualidade aos serviços prestados, o que vem fazendo com sucesso. 

Gestão de frotas antes do Prolog

A maior dificuldade enfrentada pela empresa, até o momento em que se depararam com o Prolog, era a falta de precisão de informação ao medir a profundidade dos sulcos dos pneus, assim como na aferição de pressão dos ativos.

Este é um problema muito comum em frotas de veículos, mas a resolução ainda é pouco conhecida. Porém, não foi um impedimento para o Grupo T2P.

Na busca de melhorias nos processos da frota e, também, da redução de custos, a transportadora não hesitou em contratar o equipamento e sistema para gestão de pneus Prolog.

O impacto da solução Prolog para a gestão de frotas

Após usar o Prolog por 3 anos, as melhorias identificadas já são diversas.

Para começar, o objetivo da T2P foi cumprido: melhoraram significativamente as informações de pressão e sulcos dos pneus. Mas foi além disso, pois ganharam também mais produtividade da equipe.

O fato de as aferições serem digitais e o controle realizado totalmente online faz com que as atualizações sejam feitas em tempo real. Igualmente, as ordens de serviço abertas podem ser rapidamente visualizadas e, os serviços, realizados pelos respectivos responsáveis.

Inclusive, a ferramenta de inspeção do Prolog reduz o tempo de inspeção pela metade — e você pode ver a prova:

Após a coleta dos dados, também é feita a interpretação e análise destes.

A própria plataforma já entrega vários relatórios para você usar na sua tomada de decisões, mas, também é possível escolher o que deseja analisar e buscar os dados necessários para sustentar as suas hipóteses.

Na T2P, essas informações trouxeram dois grandes benefícios:

  • Uma compra mais inteligente e focada de marcas e modelos de pneus;
  • Redução de ⅓ das recusas de recape da transportadora.

O primeiro, visando reduzir os custos com pneus de baixo desempenho, focando na aquisição daqueles que trazem os melhores resultados. Já o segundo, trata-se de uma prevenção do descarte antecipado de carcaças.

Para explicar melhor, a recusa de recape acontece quando o pneu já atingiu um limite de desgaste e começou a sofrer danos na carcaça. Desta maneira, impossibilitando a recapagem e aumento de vida dos pneus.

Com o Prolog, até o momento, são recapados mais pneus e, consequentemente, realizadas menos compras. Ou seja, um ponto a mais no quesito economia da frota.

Yago afirma: 

“A ferramenta é de excelente custo benefício, possui vários relatórios para análise e tomadas de decisões, além de ser totalmente online e de fácil acesso.”

Em adição, a funcionalidade de inventário e movimentação de pneus, que o sistema Prolog oferece, teve também algum impacto na gestão da T2P, aumentando a produtividade nos registros e atualizações de pneus em tempo real.

Contrate o Prolog você também

Como era o esperado pela equipe Prolog ao desenvolver o kit aferidor e o sistema digital, a solução atingiu os pontos de dor do gestor e cumpriu o seu papel facilitador para aumentar a visibilidade de dados e a durabilidade dos pneus.

Nós tornamos a sua gestão mais completa e toda a sua equipe se beneficia:

  • As aferições de pneus são feitas com mais rapidez;
  • As ordens de serviço são abertas em tempo real no sistema, facilitando a visualização de correções e agilizando as mesmas;
  • Os gestores recebem informações reais e precisas sobre os pneus da frota e conseguem entender o motivo de perdas e falhas na operação.

Conheça em mais detalhes nossa solução para gestão de pneus, agende uma demonstração gratuita.

Pronto para ser a nossa próxima história de sucesso?

Converse agora com um de nossos especialistas para ter o Prolog App em sua operação.

Mais histórias de sucesso

Conheça como a Klabin obtém maior controle e visibilidade nas manutenções preventivas da frota usando o checklist eletrônico Prolog.
Prolog App - Soluções tecnológicas para a gestão de frotas

Conteúdos para desenvolver e aprimorar a gestão de sua frota.

Conheça importantes empresas que já utilizam o Prolog e usufruem dos benefícios de nossas soluções.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.