Logo MC Transportes.

Economizou 4% no consumo de combustível após a implementação do Prolog

Economizar com combustível, pneus e manutenção não é simples. Gestores de frota sabem bem disso, mas, com Prolog, a missão se torna mais fácil. Confira todos os ganhos dessa transportadora!
Conheça de perto como gerar uma economia de 4% no consumo de combustível da frota.

+ 3

vidas através do recape

+ 4 %

economia de combustível

+ 1,4 mil

pneus cadastrados e gerenciados

O Desafio

⏵Velocidade ao realizar o checklist de inspeção de veículos;
⏵Coleta de dados sobre os pneus da frota;
⏵Visibilidade de informações sobre pneus e conservação da frota.

A Solução

⏵Equipamentos práticos e tecnológicos para inspeção e manutenção de frota;
⏵Rotina de inspeção automatizada e precisa;
⏵Mais agilidade e segurança na tomada de decisões.

É uma ferramenta inovadora, de baixo custo, fácil operação e fornece um batalhão de informações, pois é aplicada por cada motorista em seu respectivo veículo.

Flávio Lira, Gerente Administrativo/ Financeiro da MC Transportes LTDA

Atualmente, a coleta e análise de dados é de extrema importância para gestores de muitas empresas, inclusive, as de transporte.

Enquanto existem muitas alternativas de controle que são acessíveis e manuais, o gestor da frota dificilmente tem o tempo necessário para ler todos os dados anotados e repassá-los para dar continuidade nas demais etapas da operação.

O checklist de inspeção da frota, por exemplo, se realizado no papel, precisa ser verificado. Caso haja problemas no veículo que precisam ser encaminhados à correção, o gestor precisa gerar uma ordem de serviço e encaminhar para a equipe de mecânicos. 

Esse processo pode levar semanas ou até meses. Assim, as tecnologias surgem como alternativa para agilizar, trazer eficiência e produtividade para todas as etapas das operações de transporte.

É um caso como este que Flávio Lira, Gerente Administrativo/ Financeiro da MC Transportes LTDA, traz aqui. 

Confira a seguir!

Sobre a transportadora MC Transportes LTDA

Com 21 anos de estrada, a MC Transportes é uma distribuidora de bebidas que representa todas as marcas Ambev. Possui sede em Araguaína, Tocantins, região onde realiza suas operações de transporte.

Gestão de frotas antes do Prolog

Um dos principais problemas reportados foi o uso do checklist. Ou seja, a empresa enfrentava as dificuldades de utilizar a lista de inspeção de veículos no papel. Dentre elas:

  • Demora na inspeção;
  • Erros de preenchimento e marcação no papel;
  • Dificuldade de leitura da letra de alguns motoristas na descrição de problemas do checklist;
  • Ociosidade de veículos pela demora da informação chegar até os mecânicos da operação;
  • Espaço para armazenar todos os checklists;
  • Tempo para ler e encaminhar todas as ordens de serviços necessárias;
  • Difícil acesso aos dados registrados.

Além desses, também lidavam com a dificuldade na coleta de dados sobre pneus da frota. 

Há diversas ferramentas para auxiliar no controle dos pneus, fazendo a aferição de pressão e profundidade dos sulcos. O problema está na hora de fazer a leitura das informações, nem sempre o inspetor responsável a faz com tanta precisão.

Assim, pode gerar dados incorretos e análises pouco confiáveis, não levando ao objetivo buscado — seja este reduzir custos, comprar pneus de melhor desempenho ou saber a pressão correta dos pneus.

Na procura por uma solução a estes desafios, a MC Transportes encontrou o Prolog.

O impacto da solução Prolog para a gestão de frotas

Quatro anos após a implementação do Prolog na rotina de suas operações de transporte, a MC Transportes relata que teve alto impacto em diversas áreas da frota.

Para começar, Flávio relata a diferença perceptível na visibilidade de informações sobre os veículos e pneus da frota, principalmente do estado de conservação destes. Como ele diz: 

“Hoje temos um batalhão de gente olhando o estado da frota 24 horas por dia, 7 dias por semana.”

Inclusive, destaca a atualização de informações em tempo real como o principal benefício percebido na operação. Isso é explicado pela agilidade na detecção de problemas na frota e busca mais rápida por soluções.

Na questão dos pneus, a operação passou a ter mais facilidade na coleta de dados sobre esses ativos, através do equipamento semi-automatizado desenvolvido por nossa equipe

Para explicar melhor: o motorista, ou demais responsável pela aferição, precisa inserir o equipamento no pneu, após isto, a leitura e atualização dos dados é toda automatizada.

Além disso, encontrou outros benefícios:

Os pneus, embora não sofressem com a recusa de recape, passaram a render três vidas a mais — a vida, aqui, são as quantidades de recapagens realizadas. Um alto impacto foi sentido também na previsão de troca dos pneus, atualizando completamente a organização e compra de pneus da operação. 

O motivo é que os gestores descobriram que, alguns dos modelos utilizados, não eram tão performáticos. Dessa forma, puderam abandonar estes e focar em compras mais inteligentes, tendo pneus de melhor desempenho e maior durabilidade de acordo com a necessidade da operação.

A produtividade é também mencionada por Flávio. Ele diz que o aumento foi enorme na questão de movimentação de pneus, já que o sistema do Prolog torna a tarefa de atualizar pneus ativos e em estoque em algo simples e prático.

Ele completa:

“É uma ferramenta inovadora, de baixo custo, fácil operação e fornece um batalhão de informações, pois é aplicada por cada motorista em seu respectivo veículo.”

Como um bônus por realizar a gestão de pneus e manutenção preventiva com o Prolog, ocorreu também uma redução em um dos principais gastos de uma operação. Flávio conta que passaram a economizar cerca  de 4% ou até mais no consumo de combustível

Essa economia acontece em decorrência da gestão de pneus, como um todo, pois fornece as condições ideais de rodagem.

Ou seja, pneus bem calibrados, com um desgaste que ocorre de forma natural, em um veículo alinhado e balanceado, torna o veículo mais eficiente e o consumo de combustível acontece de maneira apropriada.

Contrate o Prolog você também

Como era o esperado pela equipe Prolog ao desenvolver o kit aferidor e o sistema digital, a solução atingiu os pontos de dor do gestor e cumpriu o seu papel facilitador para aumentar a visibilidade de dados e a durabilidade dos pneus.

Nós tornamos a sua gestão mais completa e toda a sua equipe se beneficia:

  • Os motoristas realizam a aferição de pneus com mais rapidez;
  • As ordens de serviço são abertas em tempo real no sistema, facilitando a visualização de correções e agilizando as mesmas;
  • Os gestores recebem informações reais e precisas sobre os pneus da frota e conseguem entender o motivo de perdas e falhas na operação.

Conheça em mais detalhes nossa solução para gestão de pneus, agende uma demonstração gratuita.

Pronto para ser a nossa próxima história de sucesso?

Converse agora com um de nossos especialistas para ter o Prolog App em sua operação.

Mais histórias de sucesso

Economizar com combustível, pneus e manutenção não é simples. Gestores de frota sabem bem disso, mas, com Prolog, a missão se torna mais fácil. Confira todos os ganhos dessa transportadora!

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.