Case Ilha Norte

Uma frota de ônibus com mais segurança e eficiência nas operações

Sabia que o Prolog também pode ser usado na gestão de frotas de ônibus? Conheça um caso real do impacto gerado nas operações de transporte de passageiros.
Os impactos do Prolog na gestão da Ilha Norte,

+ 1,6 mil

serviços de pneus realizados

+ 34 mil

inspeções de pneus realizadas

+ 2,1 mil

pneus cadastrados

O Desafio

A Solução

Aprimorou a qualidade dos dados que já usamos nas medições de sulco e calibragem, e deixou o dia a dia da equipe mais produtivo e simples.

Marcos Manoel Lopes, Chefe de Logística

Menos comum que as empresas de transporte de cargas, uma frota de ônibus precisa de tanto cuidado quanto ou até mais.

Lidar com o transporte de pessoas exige o máximo de atenção aos detalhes, para garantir mais segurança nas estradas. Ainda mais, de manter esses padrões sem a necessidade de investir valores exorbitantes ao ponto de precisar cobrar preços excessivos nas passagens.

Marcos Manoel Lopes, Chefe de Logística da Ilha Norte, nos conta mais sobre os desafios enfrentados em sua gestão e como o Prolog encaixou para solucionar esses problemas.

Confira a seguir.

Sobre a transportadora Ilha Norte Logística e Suporte

A Ilha Norte, também conhecida como Canasvieira Transportes, está desde 1927 atuando na área de transporte coletivo urbano em Florianópolis, isso representa mais de 90 anos no mercado.

Considerada uma empresa familiar, nunca tendo um sócio ou dirigente fora da família de fundação, é uma companhia profissional e que implementa processos e metodologias modernas para otimizar seu funcionamento.

Da mesma maneira, possui todas as certificações necessárias para uma atuação de especialista e referência no transporte urbano.

Gestão de frotas antes do Prolog 

O principal desafio para a frota de ônibus da Ilha Norte era lidar com tarefas da gestão de pneus, principalmente, no diagnóstico e prevenção de problemas.

O que acontecia:

Além de ter um tempo de análise e reação muito lento, aumentando as chances de perda dos pneus antes de sua hora, também aconteciam muitos erros de medição dos sulcos dos pneus e da pressão de calibragem.

Dessa forma, gerando dados incorretos no lançamento de informações no ERP da empresa e trazendo relatórios e insights que não condiziam com a realidade das operações.

Ou seja, mesmo que conseguissem otimizar a produtividade da equipe e ter respostas mais rápidas, o efeito seria pouco ou nenhum, pois elas nem sequer traziam melhorias reais e efetivas à gestão da frota.

O que elas precisavam era de uma solução para controlar os pneus com mais precisão e acuracidade de informações — o kit de aferição de pneus do Prolog.

O impacto da solução Prolog para a gestão de frotas

Após conhecer e implementar o Prolog na rotina de suas operações de transporte, os responsáveis pela gestão da Ilha Norte perceberam que seu problema foi completamente resolvido.

Inclusive, Marcos cita como o principal benefício a acuracidade das informações coletadas.

Isto tanto pela precisão fornecida através do equipamento de medição desenvolvido e disponibilizado pela nossa equipe, quanto por evitar erros no preenchimento dos dados no ERP.

Afinal, os sistemas podem ser integrados através de uma API, o que significa que os dados coletados são atualizados automaticamente no sistema de gerenciamento geral da empresa.

Ainda mais, esse fator aumenta a velocidade do ciclo de diagnóstico de problemas. Assim como, da definição de ações para lidar com eles.

As correções, por exemplo, de desgaste irregular e pneus com vazamentos se tornaram mais eficientes e todos os processos, desde a medição até a análise, tiveram, mais que velocidade e acuracidade, um ganho de qualidade.

Ainda mais, a gestão de pneus na frota de ônibus, junto às outras ações da empresa, aumentam a segurança das operações realizadas diariamente. Fator crucial, já que a Ilha Norte lida com o transporte de passageiros.

Após 2 anos de uso do Prolog, Marcos ressalta que:

“A acuracidade da informação e velocidade de leitura pelo nosso sistema ERP mudaram a velocidade e confiabilidade dos diagnósticos de conjuntos rodantes.”

Embora ainda não tenham parado para analisar dados e entender o impacto em outras áreas das operações, o chefe de logística da Ilha Norte confirma que receberam exatamente o que estavam buscando. 

Resumidamente, e nas palavras de Marcos, o Prolog:

  • Aprimorou a qualidade dos dados que já usamos nas medições de sulco e calibragem, e deixou o dia a dia da equipe mais produtivo e simples.
  • Integrado ao ERP, melhorou a qualidade de diagnóstico.
  • Possibilitou a otimização dos processos preventivos de conjuntos rodantes com a velocidade de coleta dos dados.
  • Impactou na redução em eventos de interrupção de serviço por conjuntos rodantes, devido a melhora da informação e diagnóstico mais rápido.

Contrate o Prolog você também

Como era o esperado pela equipe Prolog ao desenvolver o kit aferidor e o sistema digital, a solução atingiu os pontos de dor do gestor e cumpriu o seu papel facilitador para aumentar a visibilidade de dados e a durabilidade dos pneus.

Nós tornamos a sua gestão mais completa e toda a sua equipe se beneficia:

  • As aferições de pneus são feitas com mais rapidez;
  • As ordens de serviço são abertas em tempo real no sistema, facilitando a visualização de correções e agilizando as mesmas;
  • Os gestores recebem informações reais e precisas sobre os pneus da frota e conseguem entender o motivo de perdas e falhas na operação.

Conheça em mais detalhes nossa solução para gestão de pneus, agende uma demonstração gratuita.

Pronto para ser a nossa próxima história de sucesso?

Converse agora com um de nossos especialistas para ter o Prolog App em sua operação.

Mais histórias de sucesso

Conheça como a Klabin obtém maior controle e visibilidade nas manutenções preventivas da frota usando o checklist eletrônico Prolog.
Prolog App - Soluções tecnológicas para a gestão de frotas

Conteúdos para desenvolver e aprimorar a gestão de sua frota.

Conheça importantes empresas que já utilizam o Prolog e usufruem dos benefícios de nossas soluções.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.