Case Klabin.

Como a Klabin obteve o controle sobre a saúde dos veículos da frota

Conheça como a Klabin obtém maior controle e visibilidade nas manutenções preventivas da frota usando o checklist eletrônico Prolog.
Veja como a Klabin tornou as manutenções da frota mais eficientes com Prolog.

+ 70

placas

+ 22 mil

checklists realizados

+ 3,2 mil

OSs resolvidas

O Desafio

A Solução

Boa solução para o controle de manutenção de frota, apresenta bons resultados.

Edson Schwarz, Planejador de Manutenção da Klabin

Quando uma empresa precisa otimizar suas operações para ser capaz de lidar com todas as suas responsabilidades com o mínimo de erros, podemos dizer que é “um bom problema”, certo?

Afinal, significa que os negócios estão rendendo e crescendo, trazendo mais visibilidade, credibilidade e aumentando as oportunidades de gerar lucro. 

O que Edson Schwarz, Planejador de Manutenção da Klabin, nos conta hoje é como eles estavam enfrentando o desafio de controlar a saúde dos veículos da frota e porque o Prolog foi a solução ideal.

Continue lendo para saber todos os detalhes.

Sobre a empresa Klabin

A Klabin é a maior produtora de papéis do Brasil, trabalhando também com a fabricação de celulose e de embalagens para diversos segmentos.

A partir disso, para levar seus produtos a todos os cantos do país, criaram suas operações de logística e transporte.

Possuem ainda um viés bastante forte de sustentabilidade, tendo aplicado fontes renováveis e limpas de energia na maior parte de suas fábricas, além de ser considerada a maior recicladora de papel do Brasil. 

Gestão de frotas antes do Prolog

Organizar e controlar os veículos de uma frota é desafiador, são vários detalhes para dar conta. Por isso, a Klabin investiu na contratação de uma pessoa específica para ficar responsável pelo planejamento de manutenção.

Porém, ainda assim, é complicado acompanhar todos os processos e etapas envolvidos nesse momento. Principalmente quando não se tem um meio digital e automatizado de registrar dados.

Uma outra questão:

A empresa estava gastando muito papel diariamente para manter as inspeções de frota em dia. Cada checklist precisava de, pelo menos, duas folhas. Em uma empresa com mais de 70 placas, ao final do mês, soma-se uma quantidade enorme de papéis. 

Assim, deixando muito mais lenta a verificação dos itens de cada checklist e abertura de ordens de serviço manualmente, para cada problema encontrado.

O impacto da solução Prolog para a gestão de frotas

Após iniciar o uso do Prolog nas manutenções preventivas da frota, com o checklist eletrônico, Edson notou a melhoria no controle e apontamento das manutenções.

A solução conta com a visualização das últimas datas de inspeção do veículo, assim como uma previsão de quando deve acontecer novamente. Também chamado de cronograma de manutenção, é um grande auxílio na hora de acompanhar a saúde da frota.

Dessa forma, impedindo que caminhões identificados com itens críticos sejam impedidos de sair para uma viagem, aumentando a segurança da rota. 

Além disso, a plataforma cria um histórico de informações, tornando-se mais rica a cada checklist realizado. Isto possibilitou a Edson a análise dos itens e veículos que mais geravam problemas na operação, sabendo exatamente como agir para ter resultados efetivos.

Edson afirma:

“[O Prolog é uma] Boa solução para o controle de manutenção de frota, apresenta bons resultados.”

Mais que resolver essa necessidade latente que tinham na empresa, o Prolog proporcionou ainda mais resultados positivos:

  • Tornando o processo de inspeção dos veículos mais ágil, sendo realizado através do smartphone, sem a necessidade preencher manualmente e carregar uma prancheta;
  • Possibilitando a eliminação do uso de papel e cumprindo com o objetivo de sustentabilidade da empresa, permitindo que todo o processo de checklist e ordens de serviço seja feito digitalmente;
  • Disponibilizando que as informações sobre os veículos da frota sejam visualizadas facilmente por toda a equipe;
  • Aumentando a segurança das viagens com os checklists de saída dos caminhões, impedindo que este saia para estrada com itens críticos abertos no sistema;
  • Permitindo a captura de fotos em tempo real, deixando mais fácil para identificar,  evidenciar e diagnosticar os problemas encontrados;
  • Realizando a abertura automática de OS quando um problema é identificado, tornando a comunicação mais rápida, assim como a resolução dos problemas.

Contrate o Prolog você também

Como era o esperado pela equipe Prolog ao desenvolver o kit aferidor e o sistema digital, a solução atingiu os pontos de dor do gestor e cumpriu o seu papel facilitador para aumentar a visibilidade de dados e a durabilidade dos pneus.

Nós tornamos a sua gestão mais completa e toda a sua equipe se beneficia:

  •  As aferições de pneus são feitas com mais rapidez;
  • As ordens de serviço são abertas em tempo real no sistema, facilitando a visualização de correções e agilizando as mesmas;
  • Os gestores recebem informações reais e precisas sobre os pneus da frota e conseguem entender o motivo de perdas e falhas na operação.

Conheça em mais detalhes nossa solução para gestão de pneus, agende uma demonstração gratuita.

Pronto para ser a nossa próxima história de sucesso?

Converse agora com um de nossos especialistas para ter o Prolog App em sua operação.

Mais histórias de sucesso

Conheça como a Klabin obtém maior controle e visibilidade nas manutenções preventivas da frota usando o checklist eletrônico Prolog.
Prolog App - Soluções tecnológicas para a gestão de frotas

Conteúdos para desenvolver e aprimorar a gestão de sua frota.

Conheça importantes empresas que já utilizam o Prolog e usufruem dos benefícios de nossas soluções.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.