O que uma plataforma de checklist fornece para a base de dados da frota?

Usar uma plataforma de checklist eletrônico na frota prevê diversas vantagens e, uma delas, é a criação de uma base de dados.
use uma plataforma de checklist para ter mais controle sobre as informações dos seus veículos

A plataforma de checklist é uma maneira inovadora de acompanhar o banco de dados da frota.

Afinal, ela oferece uma maneira para que todos os dados sejam centralizados e facilmente acessíveis de qualquer lugar. Também permitindo que os dados sejam atualizados de qualquer lugar — muito benéfico se alguém precisar realizar o check em campo.

Importante lembrar que essa ferramenta é complementar para o banco de dados da frota, não incluindo dados específicos sobre pneus e viagens, por exemplo.

Porém, para gerenciar adequadamente uma frota de veículos, o acesso a um banco de dados que contenha informações sobre o veículo é essencial. Assim, os gestores acompanham todos os dados que precisam (sobre os veículos) e também economizam tempo e dinheiro.

O que a plataforma de checklist faz?

A função primária do checklist de papel e do checklist eletrônico é a mesma: fazer a inspeção de veículos. Porém, esta é a única similaridade.

A partir daí, começamos a ver que o check de papel não atende a necessidade de criar uma base de dados, um histórico e visualização dos veículos da frota ao longo do tempo. Algo que o checklist digital faz de modo automatizado.

De maneira geral, a plataforma de checklist facilita a vida de todos os colaboradores:

Dos motoristas (inspetores), no sentido de tornar mais rápida a inspeção e facilitar o preenchimento dos itens com um padrão já estabelecido pelo sistema.

Para a equipe de mecânicos e manutenção, facilita a visualização de serviços abertos e quais veículos precisam de atenção.

Já para os gestores, o histórico de dados que fica salvo e automatiza diversos relatórios é o melhor caminho para conhecer e analisar a frota, tomando decisões verdadeiramente inteligentes.

Além disso, não existe a necessidade de montar e imprimir checklists, tudo é feito dentro do próprio sistema e atualizado em tempo real. Ou seja, se modificar algum item em algum check, ao abrir ele na inspeção em seguida já estará tudo personalizado e pronto para uso.

Quais as informações coletadas e salvas?

Todos os itens do checklist para inspeção veicular

Desde a situação dos faróis até a limpeza interna do veículo, tudo que pode ser incluído no questionário e for relevante para a frota é coletado e salvo no sistema. Igualmente, informações como a marca e o modelo do carro, a data e hora da inspeção e quaisquer defeitos encontrados durante a inspeção são registrados.

Partindo desses dados, a plataforma de checklist gera relatórios para que o gestor analise e identifique problemas e soluções para a frota.

Que tipos de relatórios e análises são feitas pela plataforma de checklist?

A resposta pode variar de acordo com a plataforma escolhida para utilizar na sua frota. Mas, falando de Prolog, nosso sistema oferece relatórios como:

Resumo de checklists

Onde você encontra as principais informações referentes aos checklists realizados durante o período escolhido.

O relatório mostra o modelo do checklist, a placa e tipo do veículo, o tempo de realização do checklist, o total de perguntas respondidas e o total de itens marcados como “não conforme” em uma única tela.

Estratificação de O.S.

Esse é o relatório que você precisa para entender as ordens de serviços abertas e qual foi o motivo do item marcado como “não conforme”. Nele, também estão indicados quais os serviços que ainda estão abertos ou fechados (já resolvidos).

Informações como a data de abertura da ordem de serviço, o status da OS, a placa do veículo, prioridade de resolução, descrição do conserto e tempo deste também estão na visualização do relatório de estratificação.

Quantidade de itens “NOK”

Basicamente, você encontra aqui o número de vezes que um item foi apontado como “não conforme” em um determinado período (que você pode escolher). Além disso, indica a proporção de vezes que um item foi marcado dessa maneira dentro de um período selecionado e com relação ao total de checklists.

Os principais dados visualizados são a pergunta realizada no checklist, a alternativa selecionada, a quantidade de marcações “NOK”, o total de realizações de checklist e a proporção de apontamentos do item por checklist.

Média de tempo de conserto por item

Quer saber a quantidade de apontamentos que um item possui no período selecionado e a média de tempo para o conserto dele? Use este relatório!

Inclui também dados como a pergunta e alternativa selecionada no checklist, a prioridade de conserto do item e a quantidade total de apontamentos dele.

Tempo de realização de checklists por colaborador

Use esse relatório para saber o total de checklists realizados por um motorista e qual o tempo médio para a realização dele. Dados de quantidades de checklists de saída e de retorno são visíveis aqui também.

De maneira geral, esse relatório é ideal para um entendimento aprofundado da produtividade dos seus colaboradores nessa tarefa específica.

Mas, claro, você pode utilizar os relatórios como julgar mais apropriado para o momento da frota. Inclusive, você pode personalizar relatórios — selecionando quais dados gostaria de visualizar e qual o período (tempo) a ser analisado.

Conheça em mais detalhes a plataforma de checklist eletrônico da Prolog App.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.