Entenda como o checklist para transportes de cargas é um diferencial na operação

O checklist para transporte de cargas é uma ferramenta que contribui para agilizar e otimizar a inspeção dos veículos.
Operador utilizando checklist para transprote de cargas.

Utilizar um checklist para transporte de cargas é a maneira mais eficiente de acompanhar o desempenho e condições de rodagem dos caminhões.

Na gestão de transporte de cargas, um checklist desempenha um papel fundamental ao agilizar a rotina tanto dos gestores quanto dos motoristas. No entanto, esse recurso é bastante versátil e pode ser adaptado de várias maneiras, conforme as necessidades específicas da sua transportadora.

Conheça mais:

O que é o checklist de transporte de cargas?

O checklist para transporte de cargas é uma lista que reúne os principais itens a serem avaliados em uma operação de transporte. Ele pode ser utilizado como um verificador de atividades, organização de itens ou inspeção de caminhões — o modelo mais comum.

Quando falamos em checklist de caminhões, é uma ferramenta indispensável que garante o bom funcionamento e desempenho na rota desses veículos.

Por que utilizar essa ferramenta?

Você deve aproveitar esse tipo de checklist para tornar as suas operações mais organizadas e eficientes. Além disso, as vantagens de utilizar o checklist de transporte de cargas incluem:

Dar maior durabilidade aos caminhões

Quando esses veículos da sua transportadora passam por revisões com maior regularidade e, de preferência, diariamente, você consegue prevenir que pequenas falhas se transformem em problemas mais graves.

Ao também evitar os serviços corretivos, as peças e componentes originais do caminhão se mantêm melhor conservados por mais tempo. Ou seja, aumenta o seu tempo de vida útil.

Reduzir as manutenções corretivas da frota

Nesse mesmo sentido, usar o checklist para transporte de cargas é uma das maneiras que você tem à disposição para reduzir as ocorrências de manutenção corretiva na frota, evitando situações que deixam o veículo parado para conserto.

Quando isso acontece, as consequências vão desde um aumento nos custos de manutenção da frota até a maior ociosidade dos veículos — nada que seja bom para os resultados da sua operação e empresa de transportes.

Proporcionar maior facilidade e segurança para os motoristas

Quando o checklist está pronto para ser utilizado, é um incentivo a mais para o motorista cumprir essa tarefa. Ele não precisa perder tempo lembrando quais itens deve inspecionar e também garante que a inspeção seja feita, evitando surpresas inconvenientes com seu veículo na estrada.


Mesmo que seja um checklist diário, são diversos itens que precisam obrigatoriamente ser verificados antes de partir para uma rota. Portanto, não deixe de fornecer aos seus motoristas um modelo pronto e já impresso todos os dias.

Um bônus para aumentar a agilidade e produtividade da sua frota é se você optar pelo app de checklist eletrônico, onde é ainda mais prático para o motorista checar e rapidamente passar por todos os itens.

Quais itens incluir no seu checklist de transporte de cargas?

Você pode partir de alguns critérios para começar a construir o seu checklist para transporte de cargas:

  1. Os itens que estragam com maior frequência.
  2. Itens indispensáveis para a realização de uma rota com segurança.
  3. O tipo de veículo de carga.

Isso significa que você precisa incluir itens fundamentais para uma viagem segura, como o cinto de segurança e o funcionamento das travas da porta. Mas, também, itens que possuem as manutenções mais frequentes, como a verificação do óleo do motor, módulo de injeção, funcionamento de freios e assim por diante.

Para maior organização e praticidade da sua rotina de inspeções de manutenção preventiva, você pode separar os seus modelos de checklist em diário, semanal e mensal.

Todos os dias, por exemplo, é preciso ver se o nível de combustível é suficiente para a realização da rota e se os faróis estão funcionando. Já o desgaste dos pneus, através da profundidade dos sulcos, pode ser realizado a cada 15 dias ou até mensalmente.

Por último, certifique-se de identificar as particularidades de cada veículo da sua transportadora, como de um caminhão basculante para um caminhão baú, e montar checklists específicos para cada um. 

Isso evita a ocorrência de erros tanto no preenchimento do questionário, quanto na leitura e encaminhamento para oficina posteriormente.

Quando utilizar o checklist de transporte de cargas?

O checklist para transporte de cargas pode ser utilizado todos os dias, semanas ou meses. Também pode ter frequência semestral ou anual, dependendo dos itens que estiverem incluídos para serem inspecionados.

Ele também deve ser utilizado sempre que os caminhões da sua transportadora começarem a apresentar falhas constantes ou tiverem custos de manutenção elevados.

Na verdade, o checklist de caminhões no transporte de cargas deveria ser usado sempre, visto que a inspeção dos veículos é uma etapa indispensável para a boa gestão de frotas e bom desempenho dos veículos em rota.

Esse é um dos motivos que faz a gestão de manutenção se tornar cada vez mais popular no transporte. Essa área da frota é responsável por determinar atividades, ferramentas e orçamentos, assim como de analisar os dados referentes ao setor de manutenção.

O checklist, nessa gestão, funciona como uma ferramenta complementar, fornecendo informações fundamentais para entender o funcionamento dos veículos e realizar análises mais precisas.

Confira os modelos de checklist para transporte de cargas que temos para download gratuito. Dentre eles: cavalo mecânico, carreta e caminhão baú. Acesse aqui.

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.