Qual a importância de saber como funciona a medida dos pneus

Entenda como funciona a medida dos pneus e entenda sua importância para o desempenho dos veículos da frota.
A medida dos pneus funciona para identificar o modelo certo de pneu para cada veículo.

Saber como funciona a medida dos pneus pode ajudar a identificar os melhores modelos e marcas para os veículos da sua operação — e gerar mais economia na sua gestão!

Cada tipo e modelo de veículo possui uma medida determinada de pneu que deve ser instalado para que as rotas sejam realizadas sem problemas e os ativos durem tenham sua vida útil prolongada.

Entenda mais sobre:

Como funciona a medida dos pneus?

A medida dos pneus funciona como uma maneira de identificar os modelos mais adequados de pneu para cada veículo e para cada operação. Caminhões leves possuem medidas diferentes de caminhões pesados, por exemplo. 

E, se instalado um pneu menor ou maior do que deveria, as chances são bastante altas de ocorrerem acidentes e danos estruturais que acarretam a perda de um veículo.

Cada veículo possui medidas específicas para o pneu que deve ser instalado e essas medidas incluem a altura, largura e raio do pneu. Essas informações determinam, basicamente, o tamanho e dimensão do ativo.

É fundamental que as medidas sejam corretas para que o veículo possa rodar com segurança, garantindo sua estabilidade e equilíbrio.

Onde encontrar as medidas do pneu?

Essas medidas são encontradas no manual de proprietário. Você também pode observar na lateral do pneu que já está instalado e identificar qual é o modelo e tamanho dele para adquirir o mesmo padrão de pneu

As medidas ficam inscritas na borracha no seguinte formato:

185 / 75 R14 82T

Cada um desses itens representa uma informação:

  • 185 = a medida da largura do pneu.
  • 75 = essa é a porcentagem que a altura tem em relação a largura do pneu, ou seja, a altura desse pneu é de 138,75 (75% x 185). 
  • R = indica que o pneu é do tipo “radial”.
  • 14 = é a medida do diâmetro do pneu.
  • 82 = índice de carga máxima suportada pelo pneu.
  • T = velocidade máxima suportada pelo pneu.

Qual a importância de saber como funciona a medida dos pneus?

Você deve sempre conhecer a medida dos seus pneus para adquirir e instalar os modelos corretos em cada veículo da frota.

Além de você promover mais segurança no transporte, o uso dos pneus corretos garante economia no consumo de combustível, menores problemas e custos de manutenção, assim como menos perdas precoces de carcaça.

Ao utilizar a medida correta dos pneus, é possível garantir e um maior desempenho nas rotas realizadas. Isso desde que a gestão deles aconteça em paralelo, mantendo a pressão de calibragem correta e acompanhando o desgaste de forma periódica para não rodar com pneus carecas.

Afinal, tão importante quanto selecionar o pneu de tamanho correto, é mantê-los nas condições mais adequadas de rodagem.

O que mais você deve saber sobre pneus?

Saber como funciona a medida dos pneus não é a única coisa importante, você também deve saber interpretar a velocidade máxima permitida, o peso de carga máximo suportado e o índice treadwear do pneu.

Velocidade máxima

A velocidade utilizada no transporte é o que faz aquecer a borracha do pneu. Quanto mais rápido estiver o veículo, mais quente ficará o ativo. Dessa forma, é muito importante  respeitar esse indicador do pneu, não ultrapassando os limites determinados para cada modelo.

Caso ele seja ultrapassado e isso aconteça com muita frequência, é provável que a borracha sofra danos irreparáveis e você perca um pneu antes da hora.

Carga máxima

Embora o veículo em si tenha um limite de carga máxima, os pneus também têm. É importante que ambos valores sejam observados e avaliados antes de começar a carregar um caminhão.

Assim, você evita que o pneu receba uma carga maior do que consegue suportar e, também, as consequências dessa ação, como: maior desgaste do pneu e maior consumo de combustível.

Índice Treadwear

Esse é o índice de desgaste do pneu, uma informação que indica o potencial de desgaste do pneu ao longo do tempo. Geralmente, esse número também está presente na lateral do pneu, com a indicação “treadwear” e o seu número determinado.

É um dado bem importante para entender a média de vida útil que esse pneu terá.

Usando todas essas informações combinadas, incluindo as medidas do pneu, você consegue entender melhor o funcionamento e desempenho de um pneu da sua frota.

E lembre-se também da importância de ter essas informações cadastradas em um local seguro, com fácil acesso para pesquisar e confirmar em seus registros qual o tamanho de cada modelo e qual veículo utiliza cada medida.

Comece a controlar os pneus de sua frota com uma planilha gratuita para isso. Baixe aqui o nosso modelo pronto.

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.