O Prolog App vai diminuir o consumo de combustível da sua frota: entenda como

Você quer saber como diminuir seu consumo de combustível na gestão de frotas? O Prolog App tem as soluções que você precisa.
Como o Prolog App vai diminuir o consumo de combustível da sua frota.

O consumo de combustível é uma das maiores dificuldades na gestão de frotas, assim, a redução de custos nesse quesito também se complica.

Porém, uma boa gestão, cuidados com os pneus e o compromisso com as manutenções preventivas são algumas alternativas para ajudar a ter mais controle e diminuir o consumo de combustível.

Dito isto, viemos mostrar hoje como a ferramenta do Prolog App pode contribuir nessa missão. Primeiro, vamos dar um panorama geral de como reduzir custos na transportadora, depois vamos finalizar em como nos encaixamos nesse processo. Vamos lá!

Como fazer redução de gastos na transportadora

Primeiro de tudo, para fazer a redução de custos, é preciso ter um controle rígido do que acontece dentro da empresa. O gestor de frotas precisa saber quais são os gastos com manutenção, motoristas, combustível, viagens, e assim por diante.

Apenas com essa visão geral, será possível fazer um plano de ação efetivo. Caso contrário, a transportadora pode acabar com custos excessivos e operações de transportes falhas.

Quer algumas ideias para ajudar a economizar melhor na sua gestão de frotas? Estes são alguns itens que vão ajudar nessa tarefa e, melhor de tudo, sem influenciar na eficiência das suas operações:

  • rotina de acompanhamento dos gastos;
  • monitoramento de operações;
  • otimização de rotas;
  • qualificação de motoristas;
  • planejamento e controle de orçamentos;
  • criação de metas de economia;
  • realização de manutenções preventivas.

Quase todas as tarefas incluem algum tipo de gasto inicial para serem realizadas, porém, todas visam uma maior economia a longo prazo. 

Como diminuir o consumo de combustível

Falando diretamente do consumo de combustível, existem diversos fatores que influenciam nele. Por exemplo, o estilo de direção do motorista, o uso de ar condicionado, os cuidados com os pneus, o peso das cargas transportadas, entre outros.

Então, para diminuir o consumo, você precisa encarar esses fatores de frente e delinear soluções para cada um. Para exemplificar, você pode lidar com gastos excessivos pelo estilo de direção e uso de ar condicionado fazendo treinamentos e seminários voltados para os motoristas.

Além disso, evitar sobrecarregar os veículos é essencial. Mais que reduzir custos com combustível, você também evita multas durante a viagem.

Algumas tarefas relacionadas ao cuidado com os veículos são essenciais para uma boa performance da frota e para reduzir gastos. A gestão de pneus e a manutenção preventiva são dois exemplos bem importantes, e é aqui que o Prolog entra.

O que o Prolog App pode fazer por você

Você já sabe quais são os produtos do Prolog App? Atualmente, temos três soluções: gestão de pneus, checklist eletrônico e controle de jornada. Aqui, para o propósito da ocasião, vamos focar nos dois primeiros.

Gestão de pneus

Afinal, qual a relação de cuidar dos pneus com a economia de combustível? Pode não parecer, mas existe sim uma relação direta. Pneus desgastados reduzem o atrito quando o motorista precisa usar o freio, causando assim um esforço maior da frenagem para realmente fazer o veículo reduzir a velocidade e parar. Ou seja, gastando mais combustível.

A mesma lógica vale para o controle da pressão ideal dos pneus. Cada veículo e modelo de pneu tem uma pressão ideal que deve ser seguida para aumentar sua vida útil.

Com o sistema do Prolog App, você adquire um equipamento ideal e moderno para realizar a aferição dos pneus que torna a tarefa 136% mais eficiente. Dentro do próprio sistema, também há um controle de cronograma de aferições, análise de dados e correção de dispersões.

Assim, você consegue manter os pneus em boas condições e prever quando será necessário fazer a troca deles.

Checklist eletrônico

O checklist é uma parte essencial da realização de manutenção preventiva. Tradicionalmente, ele é feito com prancheta, papel e todas as anotações feitas à mão. Contudo, agora já temos o checklist eletrônico.

Agora, ao invés precisar escrever todos os detalhes e depois repassá-los para os responsáveis por realizar as correções necessárias, basta preencher as informações no sistema do checklist. Visto que as atualizações acontecem em tempo real, todos que estiverem relacionados com a tarefa já vão receber os dados assim que a manutenção for finalizada.

Ainda mais, dentro do checklist do Prolog App, você consegue criar checklists personalizados de acordo com as suas necessidades, sem gastar mais papel, e adicionar fotos dos problemas.

As nossas duas ferramentas combinadas vão transformar sua gestão de frotas, tornando-a mais ágil e produtiva.

Converse com um de nossos especialistas em tecnologia para gestão de frotas e entenda melhor como o Prolog App vai atender suas necessidades e diminuir seu consumo de combustível. Chama a gente no chat aqui ao lado ou no WhatsApp.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.