Gere mais economia na sua frota controlando melhor os abastecimentos de diesel

Conheça o que faz aumentar o consumo de combustível e quais as práticas recomendadas para gerar economia de diesel nas frotas de caminhões.
Entenda como ocorre a economia de diesel em frotas de caminhões.

O que ajuda a economizar combustível é uma pergunta rotineira nas operações de transporte, ainda mais quando falamos em veículos pesados com alta demanda de consumo e que precisam muito gerar economia de diesel em suas empresas.

Isso porque é um dos itens de maior custo, assim como um item indispensável para o funcionamento das operações da frota.

Encontrar maneiras eficientes de reduzir o consumo de diesel é tanto uma estratégia para otimizar os custos operacionais, quanto para melhorar a sustentabilidade e a eficiência de combustível da frota.

Confira a seguir:

     

    Quais fatores influenciam o consumo de diesel?

    Diversos fatores influenciam o consumo de diesel em frotas de caminhões, e otimizar esses elementos pode levar a uma redução nos custos de combustível e melhorar a eficiência geral da frota. Confira os principais influenciadores no consumo:

    Problemas de manutenção do veículo

    A manutenção regular previne diversos problemas, como desgastes e quebras de componentes do caminhão. Por isso, inspecionar os veículos ou ter tecnologias de detecção e diagnóstico de falhas é tão importante.

    São as ações que irão ajudar a descobrir e resolver o problema antes que cause consequências maiores — como o aumento no consumo de diesel.

    Estilo de condução

    Seja na aceleração ou frenagem, cada ação do motorista faz a diferença no consumo de combustível do caminhão. 

    Ações que até são consideradas irresponsáveis, como ultrapassagens indevidas e acelerar no sinal amarelo, prejudicam a eficiência da queima do diesel e podem trazer também outros problemas no motor e sistema de combustível.

    Peso do veículo

    Quanto mais peso um veículo carregar, mais combustível ele irá gastar. O consumo é ainda maior quando existe uma sobrecarga do caminhão, transportando um peso maior do que o recomendado pelo fabricante.

    Planejamento de rotas

    Rotas que fazem o veículo enfrentar tráfego pesado e condições de estrada ruins podem aumentar a distância percorrida e, consequentemente, o consumo de combustível.

    Por isso, ter uma gestão completa e centralizada das rotas e veículos também contribui para a economia de diesel da sua frota.

    Condições dos pneus

    Pneus mal calibrados ou desgastados aumentam a resistência ao rolamento, elevando o consumo de diesel. Da mesma forma, isso acontece se o pneu possui danos e irregularidades.

    Como reduzir o consumo de diesel nas frotas de caminhões?

    Além de identificar quais as formas de economizar combustível, como você viu acima, é preciso também entender os meios de reduzir o consumo dos  veículos. Algo que, consequentemente, irá economizar diesel também.

    Para essa redução de consumo e economia de diesel, você pode considerar:

    Fazer o controle de rotação do motor

    Manter o motor funcionando na faixa de rotação mais eficiente pode diminuir o consumo de combustível. 

    Isso significa evitar rotações muito altas, que aumentam o consumo, e também rotações muito baixas, que podem não ser eficientes e até causar danos na estrutura do motor.

    Utilizar combustível de qualidade

    Essa é uma das principais dicas para economizar combustível. A utilização de um combustível de qualidade superior garante uma combustão mais eficiente e, consequentemente, um melhor desempenho do motor. 

    Do contrário, os combustíveis de baixa qualidade podem conter impurezas que afetam a eficiência do motor e aumentam o consumo de diesel.

    Garantir a utilização correta de marchas

    A redução de marchas no tempo correto, especialmente em terrenos inclinados ou em situações de carga pesada, é importante para evitar o aumento de consumo de combustível.

    Também é importante garantir que os motoristas saibam trocar de marcha no momento certo, sem forçar o motor em rotações desnecessariamente altas, contribui para a economia de diesel.

    Monitorar o consumo médio por veículo

    O monitoramento de consumo de diesel pode ser feito de maneira manual, com os registros do motorista na hora do abastecimento, tanto da quilometragem marcada no hodômetro do veículo quanto da quantidade abastecida. 

    Além disso, é preciso fazer o registro da quilometragem novamente quando o nível de combustível estiver no limite.

    Outra maneira de fazer isso, é utilizando tecnologias logísticas que automatizam o processo.

    Confira no vídeo algumas estratégias:

    Como fazer para economizar diesel nas operações de transporte?

    Para alcançar a economia de diesel em frotas de veículos, os gestores devem adotar uma combinação de técnicas avançadas de manutenção e estratégias de condução eficientes. 

    Uma manutenção regular é fundamental, focando em aspectos como a limpeza dos filtros de ar, a manutenção do motor e a calibragem dos pneus, que podem influenciar diretamente no consumo de combustível.

    É preciso também realizar a capacitação dos motoristas para adotar práticas de direção econômica e acompanhar o comportamento deles em rota.

    Ainda mais, são atitudes importantes para economizar combustível em veículos:

       

        • Evitar a sobrecarga dos veículos;

        • Selecionar postos confiáveis de combustível;

        • Ter um bom planejamento de rotas;

        • Manter o alinhamento das rodas correto;

        • Dirigir de maneira correta e responsável;

        • Calibrar os pneus regularmente e com a pressão ideal.

      Quer levar a economia de combustível da sua frota para o próximo nível? Nosso e-book gratuito “Guia para a Economia de Combustível da Frota” pode te ajudar. 

      Baixe o seu e-book gratuito e comece a transformar a gestão de combustível da sua frota!

      Autor

      Emerson Bastos

      Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

      Leia também

      Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

      Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

      Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

      O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

      O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.