Descubra o quanto sua operação está deixando de economizar todos os meses através da calculadora do Prolog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

EVITE fazer isso a todo custo na hora de medir a profundidade dos sulcos do pneu

Se o TWI não está te ajudando, a moeda de 1 real não é o melhor caminho para entender a profundidade dos sulcos do pneu. Confira o motivo.
Entenda o que é e como medir a profundidade dos sulcos do pneu.

Com certeza você já ouviu falar no truque da moeda de 1 real para medir a profundidade dos sulcos do pneu, mas está na hora de entender que esse método não é oficial nem confiável.

Para começar, a moeda não gera dados para a sua frota. Depois, ela não garante precisão como um aparelho medidor o faz. Afinal, você está fazendo tudo “no olho” e a profundidade dos sulcos é muito importante para ser negligenciada dessa forma.

Portanto, embora possa ser um recurso emergencial quando você não tiver mesmo nenhuma outra maneira de conferir essa informação, o método da moeda deve ser evitado.

Qual é a profundidade dos sulcos do pneu?

Primeiro, os sulcos são as ranhuras do pneu, as cavidades que formam o desenho dele. A função destes é escoar água, diminuir ruídos, ajudar na refrigeração dos pneus e garantir a aderência à pista, seja seca ou molhada.

A profundidade deles é a indicação do desgaste de um pneu.

Enquanto o mínimo recomendado é de 1,6 mm (inclusive, é estabelecido por lei que é proibido rodar abaixo deste limite), o recomendado é que a banda de rodagem seja trocada quando a profundidade estiver entre 3mm e 4 mm.

Porém, vale ressaltar que essa medida varia de acordo com a frota, veículo e até mesmo marca de pneu.

Como funciona o indicador de desgaste (TWI)?

O TWI (Tread Wear Indicator), ou indicador de desgaste do pneu, existe em praticamente todos os pneus hoje em dia. Ele é, como o nome já diz, um indicador para saber se o pneu ainda está em condições de rodar ou não.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Ele fica “no fundo” dos sulcos do pneu. Dessa maneira, quando estiver no limite do desgaste, se tornará visível, indicando que é hora de trocar esse pneu. Embora não seja visível antes desta hora, ele é um indicador da profundidade dos sulcos. 

Qual é o truque da moeda de 1 real?

Sabe a moeda de 1 real, aquela faixa amarelada ao redor dela? Então, esta contém os 1,6 mm indicados como medida mínima para o pneu rodar com segurança. Assim, o truque consiste em encaixar a moeda no desenho do sulco do pneu e observar se a borracha fica acima ou abaixo dessa faixa.

O problema com isso é que, normalmente, quando esse truque funciona, você já perdeu o pneu e não tem mais nem a possibilidade de fazer um processo de recapagem.

Use esse método ao invés disso

Tanto o TWI quanto a moeda podem te mostrar, basicamente, a hora de trocar o pneu. Porém, nenhum dos dois ajuda a controlar o desgaste ou buscar soluções para aumentar a durabilidade dos pneus da frota.

Mais que isso, você não tem precisão na medição da profundidade dos sulcos com esses dois métodos — nem coleta dados valiosos para tomar decisões mais inteligentes.

Ao contrário, o aferidor eletrônico tem precisão de 99% nas suas medições, coleta todos os dados aferidos durante a inspeção dos pneus e ainda guarda tudo em uma base que gera relatórios e automatiza análises para você.

Dessa forma, você recebe um controle rigoroso sobre os pneus, deixando você sempre a frente de desgastes irregulares e/ou excessivos e que tipo de solução aplicar para corrigir os problemas.

Ficou interessado? Conheça o kit de Gestão de Pneus Prolog com aferidor digital + sistema completo de controle de pneus.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.