EVITE fazer isso a todo custo na hora de medir a profundidade dos sulcos do pneu

Se o TWI não está te ajudando, a moeda de 1 real não é o melhor caminho para entender a profundidade dos sulcos do pneu. Confira o motivo.
Entenda o que é e como medir a profundidade dos sulcos do pneu.

Com certeza você já ouviu falar no truque da moeda de 1 real para medir a profundidade dos sulcos do pneu, mas está na hora de entender que esse método não é oficial nem confiável.

Para começar, a moeda não gera dados para a sua frota. Depois, ela não garante precisão como um aparelho medidor o faz. Afinal, você está fazendo tudo “no olho” e a profundidade dos sulcos é muito importante para ser negligenciada dessa forma.

Portanto, embora possa ser um recurso emergencial quando você não tiver mesmo nenhuma outra maneira de conferir essa informação, o método da moeda deve ser evitado.

Qual é a profundidade dos sulcos do pneu?

Primeiro, os sulcos são as ranhuras do pneu, as cavidades que formam o desenho dele. A função destes é escoar água, diminuir ruídos, ajudar na refrigeração dos pneus e garantir a aderência à pista, seja seca ou molhada.

A profundidade deles é a indicação do desgaste de um pneu.

Enquanto o mínimo recomendado é de 1,6 mm (inclusive, é estabelecido por lei que é proibido rodar abaixo deste limite), o recomendado é que a banda de rodagem seja trocada quando a profundidade estiver entre 3mm e 4 mm.

Porém, vale ressaltar que essa medida varia de acordo com a frota, veículo e até mesmo marca de pneu.

Como funciona o indicador de desgaste (TWI)?

O TWI (Tread Wear Indicator), ou indicador de desgaste do pneu, existe em praticamente todos os pneus hoje em dia. Ele é, como o nome já diz, um indicador para saber se o pneu ainda está em condições de rodar ou não.

Ele fica “no fundo” dos sulcos do pneu. Dessa maneira, quando estiver no limite do desgaste, se tornará visível, indicando que é hora de trocar esse pneu. Embora não seja visível antes desta hora, ele é um indicador da profundidade dos sulcos. 

Qual é o truque da moeda de 1 real?

Sabe a moeda de 1 real, aquela faixa amarelada ao redor dela? Então, esta contém os 1,6 mm indicados como medida mínima para o pneu rodar com segurança. Assim, o truque consiste em encaixar a moeda no desenho do sulco do pneu e observar se a borracha fica acima ou abaixo dessa faixa.

O problema com isso é que, normalmente, quando esse truque funciona, você já perdeu o pneu e não tem mais nem a possibilidade de fazer um processo de recapagem.

Use esse método ao invés disso

Tanto o TWI quanto a moeda podem te mostrar, basicamente, a hora de trocar o pneu. Porém, nenhum dos dois ajuda a controlar o desgaste ou buscar soluções para aumentar a durabilidade dos pneus da frota.

Mais que isso, você não tem precisão na medição da profundidade dos sulcos com esses dois métodos — nem coleta dados valiosos para tomar decisões mais inteligentes.

Ao contrário, o aferidor eletrônico tem precisão de 99% nas suas medições, coleta todos os dados aferidos durante a inspeção dos pneus e ainda guarda tudo em uma base que gera relatórios e automatiza análises para você.

Dessa forma, você recebe um controle rigoroso sobre os pneus, deixando você sempre a frente de desgastes irregulares e/ou excessivos e que tipo de solução aplicar para corrigir os problemas.

Ficou interessado? Conheça o kit de Gestão de Pneus Prolog com aferidor digital + sistema completo de controle de pneus.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.