Conteúdos para estudar sobre a gestão de frotas

Há vários canais para estudar gestão de frotas. Confira aqui, onde consumir informações valiosas sobre o assunto.
Saiba onde estudar gestão de frotas.

Você trabalha com gestão, operação ou manutenção de frotas, mas não sabe como nem por onde se especializar no assunto? Aqui, vamos te apresentar os principais meios para estudar gestão de frotas.

O principal fator que contribui para aprender sobre um assunto como esse é estar inserido em uma operação de transportes. Nada como a prática e experiência para nos mostrar aquilo que é mais importante.

Porém, também é importante conhecer a parte teórica da gestão de frotas. Por isso, separamos alguns dos principais meios para você começar a estudar. Confira:

Cursos para estudar gestão de frotas

Estar próximo de profissionais qualificados e experientes é o que os cursos proporcionam. A rotina de provas e trabalhos também são ótimas para colocar seus conhecimentos em teste e avaliar o que você precisa estudar mais para aprimorar suas habilidades de gestor de frotas.

Alguns dos melhores cursos atualmente incluem:

Sest Senat

O curso “Gestão do Transporte e da Frota” é oferecido pelo Sest Senat de forma gratuita e online. Ao todo, as aulas possuem 30 horas de duração e disponibilizam telas interativas, atividades de fixação, material didático com versão para download e leitura complementar.

Basta um dispositivo com acesso à internet para aprender tudo o que o Senat oferece nesse curso.

Fabet

O curso “Gestão de Frotas” da Fabet é um guia completo para o profissional que deseja entender, planejar e operacionalizar uma frota de veículos. Ao todo, o curso possui duração de 50 horas e tem prazo de 6 meses para conclusão.

Sua grade curricular conta com aulas sobre gestão de pessoas, gestão de pneus, gestão de custos, gestão da operação e gestão de manutenção e combustível. Ou seja, tudo o que envolve uma gestão de frotas.

Portal da Educação

O curso “Gestão de Frotas” do Portal Educação é livre para todos os públicos, isso significa que tanto estudantes quanto profissionais e pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema são bem-vindos.

O material possui conteúdo interativo e dinâmico para tornar seu aprendizado mais fácil. Após a conclusão, você ainda recebe o certificado digital de participação no curso, válido em todo território nacional.

É um dos cursos para estudar gestão de frotas mais completos que você vai encontrar online.

Canais do YouTube para estudar gestão de frotas

O YouTube se tornou um grande portal educativo, além de também ser utilizado para entretenimento. Quando falamos em frotas, há dois principais canais para você acompanhar:

Júlio César 

Júlio César é especialista em Gestão de Frotas e atua na área há mais de 16 anos. Ele possui conteúdo autoral e exclusivo no YouTube, e nós te garantimos: você vai aprender muito!

Inclusive, já foi parceiro da Prolog nas lives “Gestão de pneus na era dos dados” e “O papel do motorista na redução de custos da frota”.

Prolog App 

Em nosso canal do YouTube, você encontra vídeos sobre gestão de pneus, tendências logísticas, redução de custos na frota e muito mais.

Isso, pois, somos uma empresa que foca em soluções tecnológicas para gestão de frotas e todos os nossos conteúdos são voltados para esse universo.

Você pode conferir tudo aqui

Portais de notícias e conteúdos

Acompanhar as principais notícias e novidades da área também é uma maneira de estudar gestão de frotas. Alguns que recomendamos são:

Blog do Caminhoneiro

O Blog do Caminhoneiro é bastante conhecido no universo das frotas e, principalmente, pela comunidade de motoristas. Criado em 2011, ele é a principal fonte de notícias sobre o setor de transporte do Brasil, com atualizações diárias e relevantes.

Agência Transporta Brasil

A Agência Transporta Brasil gera conteúdo com foco no transporte rodoviário de carga e de passageiros. Todo dia, eles postam notícias multimídia, com informações sobre o setor e até mesmo entrevistas via rádio e web.

Livros sobre logística e transporte

Os livros complementam os conhecimentos sobre gestão de frotas que você adquire nos estudos e na prática das operações. Confira alguns dos principais e de alta qualidade para você começar:

Gestão logística do transporte de cargas

Esse livro fala sobre um dos maiores desafios enfrentados na logística de transportes: a gestão dos motoristas de caminhão. 

Os autores falam, através dos estudos de casos, sobre questões técnicas e a importância desse meio de transporte para o desenvolvimento econômico do país.

Logística Reversa: Meio Ambiente e Competitividade

O livro de Paulo Roberto Leite apresenta dados e exemplos voltados para a realidade do mercado, por isso se tornou referência no assunto. A sustentabilidade, além da logística reversa, e a conscientização ambiental são retratadas no livro.

Gestão da Tecnologia e Inovação: uma abordagem prática

Esta obra retrata sobre a importância das inovações tecnológicas para o desenvolvimento e aceleração da economia no país. Os autores defendem o uso da ciência e tecnologia como o meio mais eficiente para resolução de problemas logísticos.

Quer mais um material para estudar gestão de frotas? Confira nosso guia completo e gratuito sobre o assunto.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.