Mais de 500 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Sabia que o conteúdo do Prolog também está em vídeo? Confira nosso canal no YouTube

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Existe diferença entre pneus para ônibus e caminhão?

Existe mesmo uma diferença entre pneus para ônibus e caminhão? Se é isso que você quer saber, então clica aqui que vai chegar no lugar certo.
Existe diferença entre pneus para ônibus e caminhão? Entenda mais.

Será que existe diferença entre pneus para ônibus e caminhão? Os pneus de um veículo podem ser utilizados no outro sem problemas?

Seja para realizar uma compra de pneu usado ou se a sua empresa trabalha com os dois tipos de veículos, é importante ter conhecimento sobre como (re)utilizar os pneus da melhor maneira. Uma das informações que você precisa é essa nossa pergunta inicial:

Tem diferença entre os pneus para esses dois veículos? Ônibus e caminhão?

Vamos entrar em mais detalhes. Confira a seguir.

Existe diferença entre pneus para ônibus e caminhão?

Basicamente, a resposta é não. Não existe diferença entre pneus para ônibus e caminhão.

A verdade é que eles podem ser usados em ambos tipos de veículos, desde que os pneus sejam do tamanho e modelo adequado.

Além disso, você deve conhecer os tipos de pneus e considerar também a estrada para escolher uma peça mais adequada. Dito isto, para aproveitar melhor os pneus e evitar que sejam danificados na montagem e desmontagem em diferentes veículos, você precisa seguir algumas diretrizes.

Quais são os cuidados para melhor conservação dos pneus?

Nunca é demais ressaltar o quanto o cuidado apropriado dos pneus ajuda no aproveitamento de vida útil deles. Inclusive, é uma parte importante para estender a vida dos pneus através da recapagem.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

E quais são esses cuidados?

Dirigir com cuidado

Você e seus motoristas precisam ter essa consciência: o estilo de direção faz diferença na conta de combustível e manutenção da frota. Incluindo, é claro, os custos com pneus.

Por isso, é preciso dirigir com cuidado e evitar ações que prejudicam os pneus (em muitos casos, sem necessidade). Como a aceleração excessiva, que ultrapassa o limite suportado pela borracha do pneu.

Para entender melhor os limites dos seus pneus, confira as informações na lateral!

Fazer o rodízio de pneus

O rodízio serve para equilibrar o desgaste entre todos os pneus do veículo. Assim, quando chegar a hora da troca, você poderá trocar todos os pneus ao mesmo tempo (ao invés de trocar um por vez, prejudicando o desempenho das peças e do veículo por inteiro).

Balanceamento e alinhamento

Problemas pela falta de alinhamento e balanceamento incluem o desgaste irregular e desigual dos pneus. Eles podem sofrer um desgaste maior na lateral ou ter pontos específicos de desgaste.

Em ambos casos, você aumenta as chances de uma perda precoce da carcaça, pois a recapagem pode ser impossibilitada.

Calibrar os pneus

Manter os pneus na calibragem correta é essencial para a preservação deles. Se estiver mais mole do que deveria, ele irá sofrer danos com mais facilidade e prejudicar o desempenho do veículo, aumentando até o consumo de combustível.

Se estiver muito inflado, ele fica duro demais e chega a levantar as laterais, impedindo que estas fiquem em contato com o chão. É um risco pois tira parte do equilíbrio do veículo e também gera um desgaste maior no centro da banda de rodagem.

Limpar os pneus

Rodar com os pneus sujos pode ser prejudicial, pois as pequenas sujeiras e detritos que ficam no pneu podem causar riscos, rasgos e gerar uma perda de pneu antes da hora. 

Antes de lavar as peças, confirme com os fornecedores quais são os melhores produtos para lavar os pneus. Assim, você inclui a lavagem na rotina da frota com segurança e eficiência.

Conferir o TWI com frequência

Rodar com os pneus abaixo do desgaste máximo é extremamente arriscado. Afinal, quando isto ocorre, o pneu já tem pouca ou nenhuma aderência ao solo.

Ou seja, você corre vários riscos, como o de aquaplanagem, derrapagem e até mesmo multa por condições inadequadas de rodagem.

Portanto, fazer a medição do TWI deve ser uma atividade rotineira na sua frota.

Aliás, a inspeção de pneus, tanto de profundidade dos sulcos (TWI) quanto de pressão, é a base para uma gestão de pneus que realmente funciona.

Como os cuidados com pneus influenciam na economia da frota?

Como já respondemos a sua dúvida e concluímos que não existe diferença entre pneus para ônibus e caminhão, ficamos com uma nova pergunta para você:

Sabia que cuidar dos pneus ajuda a conservar os veículos por mais tempo?

Pois é, como eles são a única parte em contato com o solo, tudo que acontecer com eles impacta o veículo em si.

Se estiverem murchos, vão fazer o veículo “balançar” mais e aumentar a chance de desgastes e danos.

Além de impactar diretamente nos custos com manutenção geral, também tem parte importante na otimização do consumo de combustível. 

Por último, recapar os pneus também é uma forma de aproveitar o pneu por mais tempo e de economizar. Afinal, a recapagem é muito mais acessível do que a compra de um novo pneu.

Que tal conhecer um sistema de gestão de pneus tecnológico que aumenta a produtividade e economia da sua frota? Clica aqui!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.