Ferramentas para gestão de pneus são indispensáveis quando o assunto é gestão de frotas. O motivo é simples: elas facilitam o controle logístico por meio da coleta e análise de dados.
Assim, caso um dos pneus do veículo apresente irregularidade, o gestor de pneus consegue ter as informações com antecedência para corrigir o problema antes que ele se torne maior e gere danos irreparáveis na frota.
Quais são as principais ferramentas usadas no controle de pneus da frota e como elas funcionam? É sobre isso que vamos falar. Veja abaixo:
- Aferidor eletrônico;
- Paquímetro manual;
- Software de gestão de pneus;
- Planilha de gestão de pneus;
- Calibrador de pneus;
- Medidor de sulcos de pneus;
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus;
- Ficha de movimentação de pneus.
Aferidor eletrônico
O aferidor eletrônico serve para medir a calibragem de um pneu, que pode apresentar desgaste na carcaça devido à pressão incorreta.
Diferente do modelo manual, a incidência de erros na leitura é menor. Consequentemente, os custos da operação diminuem, já que não há necessidade de refazer o trabalho.
Paquímetro manual
O paquímetro manual é um instrumento usado no controle de pneus para medir a profundidade dos sulcos, a fim de evitar que cheguem em 1,6 mm Ele funciona como uma régua, o qual é inserido em cada sulco para realizar essa medição e fazer a leitura por conta própria.
Ele deve, também, ter uma ficha ou checklist para conseguir anotar as medidas, para poder compartilhar a informação com o gestor da frota.
Software de gestão de pneus
Um software de gestão de pneus é uma ferramenta que gera KPIs relevantes e que auxilia na identificação de problemas operacionais. Dentro de um sistema como esse, as telas incluem a visualização de pneus aferidos, pneus com ordem de serviço abertas e pneus que estão em serviços de prevenção ou reforma.
Dentre as ferramentas para gestão de pneus, um sistema de gestão com certeza é o mais completo que você precisa ter. Porém, é fundamental ter outras ferramentas que possam alimentar os dados para que o sistema entregue os resultados esperados.
Outras funcionalidades incluem a movimentação digital de pneus, cadastrando onde estão instalados e qual posição do veículo, além da geração automática de relatórios.
Planilha de gestão de pneus
A planilha de gestão de pneus reúne informações básicas para um controle mais efetivo da frota, e o melhor: pode ser adaptada às demandas específicas da empresa.
Ela revela dados como: quantidade de veículos em funcionamento, marca, modelo e tamanho dos pneus, controle de serviços, entre outros.
Assim como o sistema tecnológico, a planilha também precisa que as informações sejam alimentadas nela para entregar aquilo que o gestor busca: dados para análise e tomada de decisões conscientes e precisas.
Calibrador de pneus
O calibrador de pneus serve para garantir que os ativos da frota rodem com segurança nas estradas e mantenham a qualidade no fluxo de entregas.
A calibragem desregulada, seja ela alta ou baixa, prejudica a estrutura dos pneus e aumenta o consumo de combustível, gerando mais gastos no fim do mês.
Medidor de sulcos dos pneus
O medidor de sulcos dos pneus é um dispositivo que mede a profundidade de cada sulco e indica quando os pneus devem ser retirados dos veículos e enviados ao processo de recapagem.
Em geral, se o TWI chegar a ficar abaixo do valor adequado de 1,6mm, significa que o pneu está careca e deve ser descartado e substituído por um novo.
Sistema de monitoramento da pressão dos pneus
O sistema de monitoramento da pressão dos pneus, como o nome sugere, é um tipo de controlador digital que verifica constantemente a calibragem dos veículos da empresa.
Ele envia dados para o painel do motorista acerca da situação dos pneus e, caso haja alguma irregularidade, é possível corrigir o problema antes que ele interfira nas operações.
Ficha de movimentação de pneus
A ficha de movimentação de pneus registra todas as atividades referentes a ele: instalação, remoção, rodízios e consertos.
É uma forma bastante eficaz de controlar esses dados, já que eles ficam à disposição em tempo real e oferecem uma visão mais ampla sobre a qualidade dos ativos.
É possível utilizar uma ficha de papel, registrando os dados manualmente. Também dá para utilizar um sistema digital, sendo mais fácil e rápido de atualizar quando necessário.
Quer saber como realizar uma gestão de pneus eficiente, ou seja, sem a necessidade de interromper as operações? Faça o download do nosso Guia de Gestão de Pneus!