O que você deveria saber sobre a inspeção do caminhão basculante

Encontre o que você precisa saber para fazer a inspeção de caminhão basculante com eficiência para evitar falhas mecânicas e acidentes. Por exemplo, o sistema hidráulico precisa estar 100% em boas condições de funcionamento. Leia mais!
A inspeção de caminhão basculante precisa de uma atenção especial.

Você já sabe como fazer a inspeção de caminhão basculante? Sabia que o checklist pode diferir de acordo com os modelos de veículo?

É verdade que uma frota com diversidade de veículos está em bom caminho. Isso significa que consegue atender demandas diferentes e ser uma solução completa para as empresas que precisam do transporte de cargas.

Contudo, uma dúvida que surge com frequência é sobre a necessidade de diferentes inspeções para cada um desses tipos de veículos. O caminhão basculante, por exemplo, tem algumas particularidades que devem receber mais atenção — isto é, o sistema hidráulico que movimenta a caçamba.

Então, vamos lá:

Quais os itens em uma inspeção de caminhão basculante?

O processo de levantamento do basculante é realizado por sistemas hidráulicos que usam a força do motor para bombear o óleo e acionar o pistão, que faz o trabalho de erguer e descer a carroceria.

Dependendo do modelo que estiver disponível na frota, esse funcionamento pode ser “manual” (o motorista que utiliza controles para fazer toda a movimentação), mas em veículos mais modernos, o processo é feito com maior agilidade de dentro da cabine.

Dito isso, você pode concluir que, para a inspeção do caminhão basculante, é necessário incluir no checklist questões como:

  • O sistema hidráulico está funcionando corretamente, sem falhas ou travas?
  • O sistema de controle para erguer e descer a caçamba está respondendo de acordo?
  • Existe algum desgaste nas peças que movimentam a caçamba?
  • Roldanas, cabos e parafusos estão todos firmes em seus lugares?

Outras questões, que não são exatamente específicas para esse veículo, mas que são extremamente importantes para evitar que o funcionamento deste fique comprometido, são:

  • Existem sinais de vazamento de óleo hidráulico no veículo?
  • O óleo do motor está completo e sem vazamentos?
  • As luzes dos faróis estão todas funcionando?
  • Os alarmes de movimentação estão todos funcionando e audíveis?

Depois disto, também é preciso investigar alguns elementos considerando o veículo inteiro. Aqui, você já pode pensar em perguntas que estariam em outras listas de inspeção de caminhões. Por exemplo:

  • A buzina está funcionando? 
  • As portas estão todas fechando e sem sinais de problema?
  • Os pneus estão em boas condições?
  • Qual o nível do combustível atual?
  • Os freios estão funcionando corretamente? 
  • O para-brisa está livre de rachaduras e trincas?
  • A documentação do veículo está disponível e válida?

Entre tantas outras perguntas para construir um checklist, você deve analisar o que é mais importante para os caminhões da sua frota e para o momento da inspeção. Se for apenas uma verificação diária, perguntas sobre o filtro do ar condicionado não são consideradas essenciais, mas sobre as luzes do farol, sim.

Então, busque entender a necessidade da frota para conseguir planejar um checklist que funciona de verdade.

Por que ter um caminhão basculante na frota?

Esse estilo de veículo é considerado bem versátil entre os modelos de caminhão. Seu grande diferencial em relação aos outros é que a sua caçamba consegue ser erguida para retirar a carga transportada (sem a necessidade de interferência humana).

Ou seja, ele torna o processo de descarregamento do caminhão bem mais rápido.

Por ter essa facilidade, é muito utilizado em obras e no transporte de materiais de construção. Também pode ser versátil e utilizado em operações mais longas, transportando cargas a granel, como grãos, areia, brita, e similares.

Quando realizada a inspeção de caminhão basculante com frequência e corretamente, o veículo apresenta bastante segurança nos transportes e ainda tem o benefício de aumentar a produtividade com uma carga e descarga ágil — além da facilidade no manuseio.

Qual a verdadeira importância da inspeção de caminhão basculante?

Segundo a FENIVE, em pesquisa de 2018, 58% dos caminhões basculantes apresentaram problemas mecânicos. Dos 3,4 mil veículos analisados, foram encontradas em torno de 9 mil itens “NOK” (não conformidades).

Por conta do dispositivo de segurança, que havia sido recentemente tornado obrigatório nos veículos, esse número (provavelmente) foi maior que o normal. Porém, ainda assim, muitos dos caminhões apresentaram problemas em freios, faróis e suspensão. 

Qualquer item que estiver “NOK” pode gerar risco à segurança do veículo e motorista, e você deve tratar a manutenção preventiva como uma tarefa obrigatória da frota. Todos os veículos devem estar com a sua inspeção em dia.

Para você conseguir focar sua atenção em analisar os dados adquiridos através do checklist e tomar decisões mais inteligentes na frota — seja de compra de novos veículos ou de seleção para novos treinamentos à equipe, por exemplo —, nós preparamos um material que pode te ajudar.

Se você ainda não baixou nosso kit de checklist, dá uma olhada nele agora e receba: 

  • Modelo de checklist diário para usar nas inspeções rápidas da frota;
  • Modelo de checklist completo, para utilização nas inspeções quinzenais, mensais ou antes de qualquer viagem longa;
  • Manual de boas práticas para a sua rotina de manutenção.

FAÇA O DOWNLOAD.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.