O que verificar na inspeção de caminhão truck?

Você quer saber mais sobre a inspeção de caminhão truck? Será que ela realmente difere de outras inspeções? Confira como o checklist de inspeção desse veículo na verdade não tem nenhum segredo!
Fazer a inspeção de caminhão truck acabou de se tornar mais simples.

Quer conhecer como fazer a inspeção de caminhão truck?

Essa tarefa é parte crucial para manter os veículos em condições de rodagem. Sem ela, o seu caminhão pode não passar em uma vistoria veicular, você pode levar multas e até mesmo perder veículos por “bobeira”.

Para que isso não aconteça, entra a inspeção. Mas eis a dúvida em pauta: o caminhão truck precisa de alguma lista especial para ser inspecionado?

Vamos responder essa e outras dúvidas ao longo do texto. Siga lendo!

Como fazer a inspeção de caminhão truck?

Para começar a sua inspeção, é preciso ter, primeiro, o checklist em mãos. Ou seja, o primeiro passo desse compromisso é criar uma lista com os itens que devem ser inspecionados. Depois, o motorista deve ir ao redor do veículo e responder às questões, TODAS as questões, conforme indicado.

Na maioria dos casos, ele deve anotar “OK”, “NOK” ou “NA”. Respectivamente indicando que está tudo bem, algo está errado ou que a pergunta não se aplica ao veículo da verificação.

Então, agora a pergunta é:

Como montar o checklist para inspeção de caminhão truck?

Se você já nos acompanha aqui há algum tempo, a resposta para essa questão está na ponta da língua. Afinal, esse checklist é como qualquer outra lista de inspeção de caminhão. Caso você ainda seja novo na área, vamos simplificar! 

Em uma inspeção diária, você deve incluir itens como:

  • Nível do óleo do motor;
  • Nível da água e fluído do radiador;
  • Funcionamento das luzes (faróis, ré e internas);
  • Condições (visual) dos pneus;
  • Pressão dos freios;
  • Vedação do tanque e nível de combustível.

Para que o inspetor possa fazer um trabalho mais completo, a lista já precisa contar com mais esses outros itens:

  • Trem de força;
  • Bateria e sistemas elétricos;
  • Desgaste de lonas e pinças do freio;
  • Sistema de refrigeração do motor;
  • Retrovisores;
  • Limpadores de para-brisa;
  • Condições da lataria;
  • Placas e lacres;
  • Elevação da cabine;
  • Suspensão, alinhamento e balanceamento.

Além disso, em todos os checks deve constar os dados do motorista (nome e número da CNH), a data da inspeção, indicação de saída ou retorno do viagem e a assinatura do responsável pela inspeção.

Para entender como construir seu checklist, você também pode ir diretamente aqui nesse link. MAS CALMA, primeiro termina esse texto aqui que ainda tem informação importante!

Quantos checklists você realmente precisa?

A sua frota pode ter 20, 50 ou 100 veículos, mas uma coisa é certa para qualquer cenário: a manutenção preventiva em dia gera redução de custos. Este é um objetivo que todos os gestores almejam.

Mas para que ele se torne realidade, você precisa do checklist para a inspeção de veículos, certo?

Agora, uma pergunta que surge com frequência é sobre a necessidade de diferentes modelos de checklist na frota. Eles são mesmo essenciais ou dá para usar apenas um modelo mais “geralzão” para todos os veículos?

A verdade é que você tem que analisar e decidir o que funciona melhor para a sua frota.

Se os veículos tiverem diferenças muito marcantes, pode valer a pena criar questionários separados.

Caso contrário, um modelo único que englobe todos os detalhes é suficiente — basta que os motoristas marquem, como mencionado anteriormente, “NA” para indicar que a opção não se aplica ao veículo inspecionado.

Na inspeção de caminhão truck, não há nenhum elemento específico a ser incluído, então você pode aproveitar um checklist que já esteja pronto.

Outra questão é que, enquanto há itens que devem ser verificados todos os dias, alguns podem ser analisados com um intervalo maior de tempo. Portanto, é interessante que você crie modelos diários e completos, por exemplo.

Por outro lado, você também pode optar por utilizar modelos prontos para isso, como os que nós oferecemos gratuitamente na nossa base de materiais para download. Clique aqui para baixar os seus e começar a usar imediatamente na sua frota!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.