O que é logística 4.0? O que isso significa? Por que é importante? Entenda a história por trás desse conceito e como ele se aplica na gestão de frotas.
O termo “4.0” determina uma nova era para a logística, mais moderna e tecnológica. Com o avanço e desenvolvimento de novos produtos e sistemas, o investimento na área da logística também tem sido forte.
Hoje, já há diversas soluções para o transporte e o conceito de “logística 4.0” representa a adaptação que as transportadoras estão fazendo para tornar seus processos mais ágeis e eficientes ao reduzir custos.
Logística 4.0: de onde vem o termo?
Podemos voltar na história e falar sobre a revolução industrial para entender a resposta a essa pergunta. O alemão Klaus Schwab fala sobre a Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, onde a tecnologia é a grande dominadora das mudanças.
As três revoluções industriais prévias tiveram seus marcos: o descobrimento e disseminação do uso de eletricidade, o modo de produção em estilo de linhas de montagem e o surgimento da tecnologia da informação.
A quarta revolução toma por base a tecnologia incorporada anteriormente para trazer a quebra de paradigmas com a automatização de processos. Ou seja, aliando máquinas e ferramentas à tecnologia e processos digitais.
Por que a logística 4.0 é importante?
Esta visa trazer otimização para a cadeia de distribuição. Assim, todos os processos envolvidos, desde armazenamento, expedição e transporte, são impactados pelas novas tecnologias desenvolvidas ao longo dos anos.
O principal objetivo e efeito esperado pela aplicação dessas novidades é a agilidade e produtividade, com redução do trabalho manual. Ainda mais, os ganhos de eficiência, que geram a redução de tempo para cada tarefa e menores custos nas operações.
A necessidade de mudança vai além do emprego da tecnologia. Antes disso, é preciso enfrentar as barreiras culturais e a resistência existente dentro da operação quanto a mudanças.
É preciso primeiro que gestores e colaboradores possam reconhecer as ineficiências dos processos, para que então possam buscar soluções tecnológicas que lhes deem o apoio e as condições necessárias para melhorar a forma de trabalhar.
Logística 4.0 na gestão de frotas: qual o impacto?
A integração de processos e informações entre todos os envolvidos na cadeia de suprimentos é excelente para o trabalho das transportadoras e frotas. Por que?
É um auxílio para prazo de entregas menores, melhor aproveitamento das frotas e custos com o transporte de cargas, geração de dados relevantes para tomadas de decisões que visam a melhoria, entre outros benefícios.
Como implementar na transportadora?
Há várias formas para a sua gestão de frotas praticar a logística 4.0, aplicando tecnologias de rastreamento de cargas, comunicação da equipe interna, coleta precisa e análise de dados das operações de transporte (quilometragem rodada, velocidade média por quilômetro, tempo de embarque e desembarque, etc.).
No Prolog, toda a estrutura e orientação da empresa estão alinhadas aos conceitos da Logística 4.0.
Os esforços de desenvolvimento e oferta de soluções estão voltados justamente ao propósito de incorporar tecnologia à rotina de transportadoras e empresas de diversos segmentos que mantêm uma operação rodoviária de transportes.
Conheça nossa solução.
Assista o vídeo abaixo e entenda mais sobre logística 4.0!