Como a manutenção inteligente transforma a gestão de frotas

Explore os benefícios da manutenção inteligente para frotas de veículos, desde a prevenção de falhas até a melhoria contínua através de dados.
A manutenção inteligente de frotas gera dados e análises precisas.

A manutenção inteligente de frotas é uma evolução na forma de gerenciar a saúde dos veículos. 

Diferentemente da abordagem tradicional, que muitas vezes se baseia em suposições e experiências passadas, a manutenção inteligente é guiada por dados concretos e análises precisas.

Para isso, ela se beneficia da coleta de dados dos veículos, da aplicação de indicadores de desempenho e do uso de tecnologias para frotas, como a inteligência artificial, para prever e resolver as necessidades de manutenção.

É um método que pode ajudar a aumentar a durabilidade dos veículos e otimizar a utilização dos recursos da frota, ainda mais no aspecto financeiro.

Confira a seguir, em detalhes:

O que é manutenção inteligente?

A manutenção inteligente representa o uso de tecnologias avançadas, como a Internet das Coisas (IoT), análise de dados, e inteligência artificial, para monitorar o estado dos veículos em tempo real, prever falhas antes que aconteçam, e agendar manutenções antes da ocorrência de uma falha.

Ao coletar e analisar dados contínuos dos veículos, a manutenção inteligente permite uma compreensão detalhada das necessidades de cada veículo, otimizando as operações de manutenção, reduzindo paradas inesperadas, aumentando a segurança e eficiência, e podendo também diminuir os custos operacionais.

Diferença entre a manutenção “convencional” e inteligente

A manutenção convencional, que pode abranger tanto a preventiva quanto a corretiva, funciona pelo agendamento de inspeções após um determinado período de uso ou pela necessidade de um serviço específico quando uma falha já ocorreu.

Isso pode levar a paradas não planejadas, custos elevados de reparo e uso ineficiente de recursos.

Por outro lado, a manutenção inteligente utiliza dados de funcionamento dos veículos e análises preditivas para identificar a necessidade de manutenção antes que as falhas ocorram. 

Ainda que as inspeções preventivas possam ser conduzidas por motoristas ou mecânicos, o uso de dados coletados por tecnologias avançadas otimiza o processo de manutenção, com uma maior capacidade de antecipar e identificar problemas.

Quais são os benefícios da manutenção inteligente para a frota?

Ao adotar a manutenção inteligente de frotas, as empresas podem esperar benefícios como:

  • Redução de custos operacionais: a prevenção de falhas e a manutenção proativa diminuem a necessidade de reparos emergenciais, que geralmente são mais caros.
  • Aumento de disponibilidade dos veículos: identificando potenciais problemas antes que se tornem sérios, a manutenção inteligente mantém os veículos em operação, sem interrupções inesperadas.
  • Maior durabilidade dos veículos: a manutenção regular e baseada em necessidades específicas do veículo pode prolongar a sua vida útil.
  • Mais segurança nas operações: o monitoramento contínuo dos sistemas do veículo ajuda a garantir que todos os aspectos críticos à segurança estão funcionando corretamente.
  • Maior eficiência de combustível: veículos bem mantidos tendem a ser mais eficientes no consumo de combustível, contribuindo tanto para a redução de custos quanto para o menor impacto ambiental.
  • Dados para tomada de decisões estratégicas: a coleta e análise de dados fornecem insights valiosos para decisões estratégicas sobre a gestão da frota.

Que tipo de ferramentas e tecnologias são utilizadas?

Sistema de gestão de manutenção

Esse tipo de sistema centraliza informações sobre as manutenções, permitindo programar atividades preventivas, gerenciar ordens de serviço e analisar o histórico de manutenção.

Isso facilita a detecção de padrões, a prevenção de falhas recorrentes e a otimização dos cronogramas de manutenção, contribuindo para a redução de custos e aumento da vida útil dos veículos.

Internet das Coisas (IoT)

Os sensores IoT transformam os veículos em fontes de dados, monitorando condições operacionais em tempo real, como temperatura do motor, pressão dos pneus e uso do freio.

É uma tecnologia que permite diagnósticos precisos e a identificação precoce de problemas, antes que se tornem críticos.

A capacidade de monitorar continuamente o estado dos veículos possibilita intervenções de manutenção mais precisas e eficazes, garantindo a segurança e a eficiência operacional.

Análise de dados e big data

A análise de dados e big data possuem a missão de transformar grandes volumes de dados coletados dos veículos em insights e planos concretos para a frota.

Ferramentas de análise processam esses dados para identificar tendências, prever falhas e sugerir ações preventivas.

Isso permite uma gestão de manutenção de frotas de veículos baseada em evidências, reduzindo a dependência de manutenções baseadas em intervalos fixos e, também, as paradas não planejadas.

Inteligência artificial na manutenção

A inteligência artificial utiliza algoritmos que aprendem com os dados para melhorar a previsão de falhas e a tomada de decisões.

Ela pode antecipar problemas específicos dos veículos e sugerir a melhor época para manutenções, personalizando a abordagem de manutenção para cada veículo com base em seu histórico e condições de uso

Como implementar uma manutenção inteligente na sua frota?

Implementar uma manutenção inteligente na sua frota começa com a integração de sistemas de gestão de manutenção que permitam a coleta, monitoramento e a análise de dados.

Para isso, você deve avaliar as necessidades específicas da frota para escolher as ferramentas e tecnologias mais adequadas, como o sistema de manutenção, sensores IoT e dispositivos de diagnóstico de falhas.

Após isso, o próximo passo envolve a capacitação da equipe responsável pela manutenção, assegurando que todos estejam aptos a utilizar as novas tecnologias eficientemente.

Também é preciso estabelecer um processo para a geração de relatórios detalhados para identificar padrões e prever as necessidades de manutenção da frota.

Assim, você conseguirá aproveitar de todos os benefícios que a manutenção inteligente de frotas pode proporcionar.

Quer entender mais sobre como melhorar o processo de manutenção da sua frota? Inscreva-se em nosso curso para aprimorar suas habilidades e gerar resultados mais positivos na gestão de manutenção.

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.