Como evitar a multa de pneu careca na frota

A multa de pneu careca acontece quando um pneu já ultrapassou o limite de desgaste da banda de rodagem. Saiba os valores e como evitar na sua frota.
Entenda o que é e o valor da multa de pneu careca.

Entender quais são as consequências de uma multa de pneu careca te ajuda a economizar na frota, não apenas por evitar a multa, mas também por evitar danos aos pneus

Isso porque, quando você impede que o pneu fique careca, as chances de que ele seja recapado e aumente a sua durabilidade em cerca de dois anos são maiores. Para obter os resultados desejados, você precisa da gestão de pneus na frota.

Mas, antes de falarmos mais sobre essa etapa de cuidados com os ativos, confira mais sobre a multa de pneu careca. Veja a seguir:

O que é a multa de pneu careca?

Na verdade, a lei não fala apenas sobre os pneus, mas do estado completo de conservação do veículo. E por ser um dos motivos mais comuns de acontecer, foi instituída a “multa de pneu careca”.

A lei n.º 9.503/1997, o Código de Trânsito Brasileiro, determina no artigo 230 que é uma infração “conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104.”

Existe um adendo no artigo 4º da resolução 558 do Contran, que fala mais especificamente sobre os pneus, proibindo a circulação com a profundidade da banda de rodagem abaixo de 1,6 mm.

O que causa a multa de pneu careca?

Qualquer dano ou falha no veículo que possa comprometer seu funcionamento e gerar riscos à segurança no transporte é passível de receber essa multa. 

Dessa forma, você precisa se atentar a condições como:

  • Pneus carecas, acima do nível de desgaste permitido;
  • Estepe careca, se não possuir um pneu adequado para troca, também está suscetível a uma autuação;
  • Luz de farol queimada ou desregulada;
  • Desgastes no sistema de freios;
  • Falta de estabilidade, quando o veículo está visivelmente “balançando” demais;
  • Motor enfraquecido, perceptível pelo veículo “pulando” ou “guinando”.

Qual o valor da multa de pneu careca?

O valor da multa está previsto em R$195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação, sendo considerada uma infração grave.

Além disso, dependendo do problema, o veículo fica retido até que a situação seja corrigida. Por exemplo, se for aplicada a multa pelo motivo de pneus carecas, eles devem ser trocados antes de o veículo retornar à rota.

É possível recorrer à multa de pneu careca?

Sim, assim como qualquer outra multa, dá para recorrer a esta infração também. O processo é o mesmo: 

  1. Pedido de defesa prévia;
  2. Recurso de primeira instância, com a Junta Administrativa de Infrações (JARI).
  3. Recurso de segunda instância, com o órgão autuador.

A consequência de rodar com pneus carecas

A multa de pneu careca é o menor dos problemas que você vai enfrentar, pois rodar com os pneus em um nível de desgaste acelerado gera muitas outras consequências que você precisa evitar. 

Dentre elas: fadiga da carcaça, recusa de recape, aumento de custos operacionais e perda precoce dos pneus.

E como saber se o pneu está careca?

Um pneu careca se caracteriza por já ter perdido toda a sua aderência ao solo, gerando riscos como aquaplanagem e derrapagem em pista. 

A melhor maneira de saber se está chegando a esse estado é acompanhando o desgaste da banda de rodagem e identificar se ele está a ponto de ultrapassar a marca de 1,6 mm através da medição de profundidade dos sulcos do pneu.

Esse é um processo que faz parte da gestão de pneus, onde os responsáveis da frota realizam um acompanhamento periódico dos pneus da frota medindo tanto sua pressão, quanto a profundidade dos sulcos.

Dessa forma, conseguem identificar o nível de desgaste dos pneus, se está regular, moderado ou acelerado, e tomar as medidas necessárias para a correção.

Também é importante ficar atento às deformidades na borracha, como cortes, bolhas, rachaduras ou demais tipos de danos. Eles costumam indicar que o pneu já está em condições inadequadas de rodagem.

Qual a hora certa de trocar um pneu?

Estima-se que a vida útil de um pneu novo seja algo entre 40 e 60 mil quilômetros rodados, sendo essa a hora de substituí-lo.

Eles podem apresentar sinais de desgaste acentuado tanto com apenas 4 mil km rodados, quanto poderiam rodar até 80 mil km sem chegar ao estado careca.

Porém, há muitos fatores que influenciam no desempenho e desgaste dos pneus, desde o tipo de pneu usado até as práticas de direção de cada motorista. Quando seus ativos apresentarem estes sinais, é o momento de você realizar a troca dos mesmos:

  • Quando os sulcos estiverem no limite de desgaste😮 limite é 1,6 mm — porém o recomendado é que o máximo atingido seja de 2 mm;
  • Aparecimento de bolhas na superfície: as bolhas indicam um problema na carcaça do pneu, não sendo possível realizar reformas.
  • Furos ou cortes visíveis: confira se você está utilizando o pneu adequado para sua operação. Neste caso, também não é possível realizar reformas. 

Por isso, ressaltamos a importância de realizar os processos de gestão de pneus. Com as ações corretas, você gera conhecimento suficiente para fazer o cálculo de previsão de troca dos ativos e, também, do CPK (custo por quilômetro) de cada marca e modelo. 

Além de descobrir o momento certo para trocar o pneu, ajuda na identificação de quais modelos desempenham melhor e colabora com compras que geram maior economia à operação.

Quer saber mais sobre a gestão de pneus? Conheça como implementar na sua frota o melhor sistema de controle do país em nosso material gratuito.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.