7 perguntas para entender se você precisa repensar a sua gestão de frotas

Será que a sua frota está aproveitando ao máximo o tempo que tem? Será que você pode melhorar ainda mais os processos da sua operação? Confira.
A sua gestão de frotas está indo bem? Com o Prolog, por bem melhor.

Cuidar das operações de transporte de uma empresa e todos os processos logísticos envolvidos é trabalhoso, ninguém duvida. Mas pode ser mais fácil se você tiver o conhecimento e ferramentas certas para te ajudar — como o Prolog.

Hoje, trouxemos aqui alguns problemas bastante comuns em diversas transportadoras e frotas para ver se você se identifica com algum. Às vezes você nem está procurando, mas encontra a solução perfeita para um problema que nem sabia ter. Não é verdade?

Então, vamos lá:

#1. A sua frota sofre com perda de pneus?

Já encontramos gestores conformados com essa perda precoce (muito antes da data de validade) de pneus, mas isso não pode ser uma realidade. Não apenas é possível aproveitar a durabilidade total dos pneus quanto você consegue ainda aumentar a vida dele através do processo de recapagem.

Para isso, faça o controle de pneus da frota do jeito certo.

Por meio de um sistema digital, você consegue acompanhar o desgaste ao longo do tempo dos pneus, fazer correções na pressão ideal para cada tipo de pneu e de veículo, analisar e comparar marcas de pneu com média por quilômetro mais eficiente, e muito muito mais. 

Já deixa esse link aberto para conhecer a gestão de pneus Prolog assim que terminar esse artigo!

#2. Você já teve que lidar com multas por pecar na conservação dos veículos?

Seja um farol quebrado, uma caçamba danificada ou um pneu careca, as condições de conservação dos veículos podem ser multadas na fiscalização e trazer prejuízos à frota.

Além de ser importante conscientizar os motoristas sobre a importância da inspeção veicular e de reportar problemas quando eles aparecem, você deve fornecer meios para facilitar a realização dessa tarefa.

Ao invés de permitir que eles façam tudo através do checklist de papel, demorando dias e até mesmo semanas para que o problema chegue aos mecânicos e seja resolvido, use o checklist eletrônico do Prolog.

Assim, o problema é reportado em tempo real e resolvido muito mais rapidamente. Ajude o motorista a te ajudar e evite as multas por má conservação das máquinas da frota!

#3. Como está a produtividade das suas operações de transporte?

Pode ser que você não dê tanto valor ou não busque soluções para aumentar a produtividade da frota, mas vou te dizer um negócio: a economia é gerada através da produtividade!

Imagine uma viagem em que o motorista não perde 15 minutos esperando o dono do estabelecimento chegar para fazer uma entrega? Isso é tarefa da roteirização!

Você pode obter as rotas mais rápidas de entrega através do aplicativo de gestão de frotas da Equilibrium, que além da roteirização, também consegue economizar tempo já avisando aos motoristas mais próximos das novas coletas e entregas. Para finalizar, você controla toda a operação com rastreamento, indicadores e comprovantes de entrega digitais através de uma plataforma de gestão.

E o motorista cumprir o horário planejado de saída porque conseguiu finalizar a inspeção diária de seu veículo com agilidade? Só é possível pelo checklist digital. Cada minuto economizado é um minuto que torna a sua gestão mais eficiente e diminui os custos gerais da operação.

#4. Você precisa de dados mais precisos para tomar decisões melhores na frota?

Os dados hoje são o melhor amigo do gestor. Eles que indicam como está o desempenho da frota, o que funciona e o que precisa mudar. Aliás, seja para identificar a causa de um problema recorrente e já conhecido ou apenas para monitorar os processos em busca de melhorias, os dados estão aí como forma de auxílio.

Para poder analisá-los, você precisa primeiro de um meio para coletá-los, certo? Entram aqui as soluções como as do Prolog. Tanto nosso software de gestão de pneus quanto o checklist eletrônico salvam os dados inseridos durante as inspeções para futura consulta do gestor.

Ainda mais, o sistema já os organiza e reúne em relatórios automatizados para facilitar a análise e tomada de decisões. Inclusive, ambos são integráveis através da API.

#5. Está sofrendo com a falta de padrão no preenchimento dos checklists?

Alguns motoristas nem preenchem, outros usam “X”, outros usam “SIM” e “NÃO”…Uma bagunça, certo? Para acabar com isso você precisa criar um padrão para o preenchimento.

Além de tornar o entendimento das informações mais rápido, também é uma questão de reduzir falhas e erros, facilitar o treinamento (principalmente de novos membros da equipe), reduzir os custos e até automatizar algumas tarefas.

A criação de uma política de frotas é o meio para criar padrões de comportamento e cumprimento de funções manuais gerais. Já o checklist eletrônico padroniza as inspeções veiculares.

#6. Os motoristas não estão cumprindo com as inspeções veiculares?

Ter um cronograma definido para a manutenção preventiva dos veículos é uma regra inquebrável da sua frota. Portanto, se é algo que você ainda não estabeleceu, mude isso agora!

Defina de quanto em quanto tempo cada veículo precisa passar por uma verificação e como esta deve ser — diária, completa, interna, externa, e assim por diante. Planeje para poder cuidar corretamente da sua frota sem perder recursos.

O checklist eletrônico do Prolog tem uma funcionalidade de cronograma — confira!

#7. Você está com custos muito elevados na compra de novos pneus?

A resposta positiva da primeira pergunta já implica numa resposta positiva aqui. Mas queremos abordar um ponto principal agora:

Você sabe qual é o melhor tipo de pneu para a sua frota? Qual é o modelo mais econômico?

Pois, você precisa!

Enquanto você não acompanhar o uso, desgaste e demais informações sobre pneus na sua gestão, você vai continuar desperdiçando dinheiro e tendo gastos excessivos com a compra de novas peças.

Com a gestão de pneus Prolog e a inspeção regular, você descobre a resposta para essas perguntas. Inclusive, você descobre que cada veículo e cada tipo de viagem tem um pneu mais adequado.

Portanto, não compre os pneus mais baratos ou mais caros esperando que eles cumpram promessas diversas. Compre baseado em experiência, conhecimento e dados!

Conserve com um especialista Prolog e veja uma demonstração de nossos sistemas!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.