Prolog App ou Checklist Fácil: qual o melhor para a sua frota?

Descubra as funcionalidades e vantagens do checklist eletrônico da Prolog App e Checklist Fácil e entenda a melhor opção para você.
Entenda a diferença e escolha entre Prolog App ou Checklist Fácil.

São diversas as opções de checklist eletrônico no mercado hoje, mas nem todas são focadas nas frotas e operações de transporte.

Compare duas das mais conhecidas opções e entenda qual melhor se encaixa em suas necessidades:

Prolog App ou Checklist Fácil: qual o melhor para frotas?

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que ambas ferramentas atendem ao setor de transporte e frotas veiculares e conseguem gerenciar as demandas e necessidades de maneira bem completa.

A Checklist Fácil é um software focado em fornecer soluções para controle de qualidade, gestão de auditorias e eficiência operacional. Isso, através de inspeções de processos, lojas, fábricas, e muitos outros, inclusive dos veículos.

O Prolog App é uma logtech brasileira que nasceu especificamente para atender às demandas das operações de transporte. Em meio da vivência dos co-fundadores em operações veiculares, o produto surge como uma forma de atender a uma dor latente que esse setor tinha nessa rotina.

Prolog App ou Checklist Fácil: funcionalidades do check eletrônico

Apesar de serem tecnologias similares, as principais funcionalidades de cada solução destacam seu foco e direcionamento para os diferentes segmentos de uso:

Funcionalidades do Checklist Eletrônico Prolog App

Personalização do checklist de veículos

Além de fornecer modelos prontos de checklist, cada um deles pode ser personalizado pelo gestor da frota ou gestor de manutenção, incluindo mais itens ou removendo itens que não deseja, especificando o tipo de veículo para aquele checklist ou gerando perguntas dependentes.

Caso seja da preferência do usuário, também é possível criar um checklist completo “do zero”.

As opções incluem realização de:

  • Checklist de veículos para a empresa;
  • Checklist de manutenção veicular;
  • Checklist de entrada e saída de veículos;
  • Entre muitos outros.

Criação automática de Ordens de Serviço

Durante a realização do checklist, se o motorista sinalizar uma inconformidade, de maneira automática será aberta uma tela para preencher a Ordem de Serviço em tempo real, onde ele poderá, inclusive, registrar fotos nesse momento.

Farol de checklist

Nesse modelo de visualização, você consegue acessar uma lista de todos os veículos da frota e a situação em que se encontram: se o ativo está OK para viagem ou se possui uma Ordem de Serviço aberta, assim como o nível de criticidade dessa O.S. 

Além disso, também é possível verificar as inspeções com validade vencida.

Relatórios, gráficos e tabelas

Há diversos tipos de relatórios e gráficos prontos e atualizados automaticamente no sistema e que ajudam a analisar o funcionamento da sua operação e eficiência da rotina de manutenções da frota.

Alguns dos principais e mais populares relatórios incluem:

  • Estratificação de O.S.;
  • Quantidade de itens NOK;
  • Média de tempo de conserto por item;
  • Tempo de realização do checklist por colaborador.

Também é possível personalizar a visualização de dados por operação, data, entre outros filtros. 

Análise de dados

A realização do checklist gera uma grande quantidade de dados que podem ser exportados ou integrados a outros sistemas para gerar uma centralização de toda a operação. 

A visualização de resumo de checklists, que reúne todas as informações mais importantes, como o modelo de checklist realizado, placa, motorista responsável e total de itens OK e NOK, é fundamental para entender os principais problemas tanto por veículo, quanto por motorista.

Checklist offline

Sim, o checklist eletrônico Prolog App funciona sem precisar de acesso à internet wi-fi ou de dados móveis do celular. 

Todo o processo acontece normalmente e, assim que a conexão do aparelho for estabelecida, o sistema irá atualizar e enviar os dados para que todos os demais colaboradores possam visualizar, seja o gestor ou a equipe de mecânicos.

Assinatura eletrônica

A identificação de motoristas por checklist geralmente é um problema na gestão de frotas e, por isso, a Prolog pensou nessa funcionalidade: a assinatura eletrônica. 

Ao final de cada checklist, o motorista precisa incluir sua assinatura, gerando mais segurança e responsabilidade para todos envolvidos.

Inclusão de fotos em tempo real

Qualquer problema que surgir e gerar uma ordem de serviço não precisa mais ter uma descrição tão detalhada e que pode acabar ficando confusa para o mecânico identificar. A inclusão de fotos em tempo real permite que o motorista insira as imagens necessárias para ilustrar o problema facilmente e com muita agilidade.

Funcionalidades oferecidas pela Checklist Fácil

A Checklist Fácil oferece uma série de funcionalidades voltadas para a elaboração e gestão de checklists. Entre elas, destaca-se a possibilidade de criar perguntas dependentes nos checklists e a disponibilização de modelos prontos. 

A plataforma inclui funcionalidades como checklist por imagem, proporcionando uma interface intuitiva tanto para dispositivos Android quanto iOS. 

Além disso, permite o registro de mídia, integração com QR code e código de barras, e inclui um fluxo de aprovação para os processos. 

Outras características incluem a definição de data limite para solução de tarefas, relatórios de reincidência para identificar padrões recorrentes, dashboards personalizados para uma visualização customizada, gestão eficiente de agendamentos e a criação de rankings para avaliação e comparação de desempenho.

Checklist Fácil x Prolog App: vantagens e desvantagens

Prolog AppChecklist Fácil
Específico para frotas
Conectado ao sistema de gestão de manutenção
Abertura automática de O.S.
Aplicativo offline
Integrações
QR Code
Data de inspeção de frotas / agendamento
Farol de checklist
Assinatura eletrônica
Cadência de checklists
Segurança de dados
Atualização em tempo real
Histórico de manutenções

Prolog App ou Checklist Fácil: custos de cada plataforma

Embora não tenhamos acesso aos valores exatos para conseguir realizar uma comparação, podemos considerar alguns fatores para entender o que compõe cada um:

  • Estrutura de preços:

Os valores da Prolog incluem uma taxa de implementação única e uma mensalidade, calculada conforme o número de veículos que a sua frota possui.

Os valores da Checklist Fácil também incluem uma taxa de implementação inicial e é variável conforme quantidade de funcionalidades, usuários e dashboards desejados.

  • Custo de implementação:

Na Prolog, a taxa de implementação abrange um processo de onboarding 100% online, com suporte ao cliente de um especialista Prolog dedicado à conta.

Na Checklist fácil, a implementação inclui um processo 100% online, por meio de autoatendimento e conteúdos de apoio. Apenas no plano professional ou enterprise um especialista, contratado à parte, irá contribuir para guiar e apoiar o processo de aprendizado.

  • Suporte ao cliente:

O Prolog App oferece suporte ao cliente todos os dias da semana, em horário comercial. Esse suporte pode acontecer via sistema, aplicativo ou whatsapp, independente do tamanho da frota e plano de pagamento.

A Checklist Fácil oferece uma Central de Ajuda 24h por dia a partir do plano basic, via chat e, no plano enterprise, via whatsapp.

Como contratar o Prolog App para a sua frota?

Para adquirir e começar a usar o Checklist Eletrônico Prolog App, você precisa conversar com um de nossos especialistas para descrever as necessidades da sua operação e dimensão da sua frota, gerando assim uma solicitação de proposta. 

Caso precise tirar algumas dúvidas e conhecer o sistema mais a fundo, você também pode aproveitar esse momento de conversar para realizar uma demonstração de sistema totalmente gratuita.

Após isso, você recebe o contrato e, a partir do momento em que está tudo em conformidade e assinado, basta acessar o sistema e baixar o aplicativo para começar seu processo de implantação e onboarding.

Já somos mais de 900 operações no Brasil e no mundo! E você, vai fazer parte dessa comunidade também? Clique aqui para conversar com um especialista ainda hoje.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.