5 maneiras que a revolução digital está transformando a logística

Conheça as principais áreas afetadas (positivamente) pela revolução digital na logística. Será que você está vendo isso acontecer?
Como a revolução digital impacta a logística

Falamos direto em tendências e novas tecnologias para frotas, mas as novidades nunca param. Veja hoje 5 fatores da revolução digital na logística que podem otimizar ainda mais as gestões da cadeia de suprimento.

A competitividade no mercado do transporte de cargas está cada vez maior e estar por dentro dessas novas soluções é um caminho para se destacar à frente dos demais. Com o uso do digital, você para de se preocupar um pouco com burocracias e papeladas para passar a focar em outras melhorias de gestão e processos para expandir ainda mais o negócio.

Confira um pouco de como essa revolução está mudando alguns processos logísticos que conhecemos.

Inspeção de veículos simplificada

As soluções digitais de checklist para inspeção veicular tornam o processo muito mais rápido e prático. Ao invés de ficar com muitas folhas de papel (e pouca praticidade na organização dos itens) rodando ao redor do veículo para preencher os dados, a plataforma de checklist eletrônico padroniza e torna o processo fácil demais.

Os erros são minimizados (praticamente zerados) e as correções por abertura de ordem de serviço chegam na equipe de mecânicos bem mais rápido também — em tempo real, na verdade. Inclusive, aliviando a pressão deles por não ter mais que interpretar letras de difícil leitura.

Por isso, o uso do checklist digital deve ser implementado na sua empresa.

Maior organização de veículos na manutenção

A inspeção e manutenção de veículos é uma tarefa datada, mas como fazê-la de maneira organizada e eficiente? Isso ainda deixa a desejar em muitas empresas. Criar cronogramas de manutenção preventiva e manter um histórico de como está cada veículo (assim como de onde está cada um) é preciso bastante organização — e ajuda digital.

A tecnologia da revolução digital na logística permite que os veículos estejam sempre em dia com suas inspeções e correções, mas também permite que os serviços sejam abertos de maneira prática.

Sem um sistema eletrônico, os gestores de frota não têm controle sobre os veículos como deveriam e precisam estar sempre atrás de seus colaboradores para entender o que está com defeito, o que precisa de agendamentos com a equipe de manutenção e assim por diante.

Processamento de linguagem natural

As máquinas e tecnologias estão cada vez mais inteligentes e a inteligência artificial está cada vez mais preparada para atender o dia a dia da frota. O processamento de linguagem natural ajuda as empresas de transporte a manter o controle financeiro.

Ao ler dados sobre receitas e faturas da frota, a IA detecta erros ou irregularidades que possam estar atrapalhando a sua gestão. Além de tudo, torna o cálculo de frete mais eficiente.

Sistemas em nuvem

Os sistemas em nuvem estão sendo utilizados agora na logística também, mas já são uma realidade há muitos anos. Eles são benéficos para acompanhar a frota em tempo real, ter mobilidade e liberdade para acessar as informações e tomar decisões que agilizem a organização e desempenho da empresa.

Tudo isso aumentando também a produtividade da frota como um todo!

Mais que isso, dá mais garantia na segurança das informações. Caso algum computador ou demais aparelhos quebrem, todos os dados estão seguros e intactos na nuvem.

Suporte único para diversos veículos

Enquanto um processo de inspeção veicular manual precisa de um tipo de checklist para cada veículo, aderir ao sistema digital concentra todos os seus modelos de checklist no mesmo lugar. Com um acesso, todos os motoristas podem acessar os modelos para todos os veículos.

Solução bastante facilitadora, né?

Afinal, nenhuma empresa sobrevive com apenas um tipo de veículo. Mas vale personalizar as suas listas de inspeção no aplicativo do que criar  listas e imprimi-las conforme a necessidade — sendo que você não terá nenhum controle sobre esses dados a não ser que faça a digitação e inclusão deles em um sistema posteriormente.

Confira mais conteúdos sobre tecnologia e a revolução digital na logística em nosso canal do YouTube!

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.