Treinamento para usar o Prolog App: incentive os motoristas a usarem corretamente

Saiba como direcionar um treinamento para usar o Prolog App aos motoristas da sua frota e otimize os resultados da sua gestão.
Entenda como fazer um treinamento para usar o Prolog App.

Introduzir e fazer um treinamento para usar o Prolog App com a sua equipe pode ser o passo transformador que sua gestão de frota precisa.

O Prolog App, com suas funcionalidades e foco em gestão de manutenção e gestão de pneus, busca otimizar a maneira como sua equipe atua e gerar resultados operacionais melhores.

Porém, para colher os benefícios dessas ferramentas, é fundamental que os motoristas e gestores estejam bem treinados para sua correta utilização.

Confira a seguir:

Como fazer o treinamento para usar o Prolog App da minha equipe?

Ao realizar um treinamento para usar o Prolog App para sua equipe, é essencial adotar uma abordagem estruturada e interativa.

O objetivo é garantir que todos os membros da equipe, desde os gestores até os motoristas, compreendam as funcionalidades do aplicativo e como elas podem ser aplicadas na prática para melhorar a gestão da frota. 

Você pode seguir 3 etapas básicas:

1 – Apresentação geral

Introduza a equipe ao Prolog App, destacando seus benefícios e como ele se integra com as operações diárias da frota.

Além disso, você pode mostrar uma visão geral das funcionalidades principais e como elas podem otimizar a gestão de manutenção e pneus.

2 – Sessões práticas

Realize sessões práticas onde os membros da equipe possam navegar pelo app e familiarizar-se com sua interface, enquanto tiram eventuais dúvidas sobre a utilização.

No caso da ferramenta de gestão de pneus, com o aferidor eletrônico, acompanhe os responsáveis pela inspeção para garantir que o processo está sendo feito corretamente.

3 – Sessões de dúvidas e respostas

Após as sessões práticas, você pode reservar um tempo para uma sessão de perguntas e respostas, onde a equipe possa esclarecer dúvidas e discutir situações práticas.

Use essas sessões para abordar preocupações comuns e oferecer dicas para solução de problemas.

Tutorial Prolog App

Ainda que o Prolog App entregue um grande volume de dados e informações à gestão de frotas, é uma ferramenta simples e prática de usar.

Para cada solução Prolog, você terá diferentes funcionalidades e pode ser que precise realizar diferentes treinamento para usar o Prolog App. Porém, o básico que você precisa passar no tutorial inclui:

Realização do checklist de inspeção

Os motoristas que irão ficar responsáveis por utilizar o checklist eletrônico, portanto, devem saber exatamente onde iniciar o processo e quais as melhores práticas. No aplicativo em seus celulares, devem acessar com o login e senha de usuário definidos.

Assim que abrir o painel, terão disponível a chamada “Realizar checklist”. 

A partir disso, devem confirmar sua identificação, selecionar o modelo do questionário (que deve ser informado pelo plano de manutenção definido pelo gestor da frota) e a placa do veículo e, por último, se o checklist é de saída ou entrada.

Após essa etapa de informações base, fará a inspeção do veículo conforme as perguntas apresentadas pelo checklist.

Aferidor eletrônico e sistema de gestão de pneus

O aferidor eletrônico é uma ferramenta bastante simples, principalmente para quem já realiza a medição de sulcos e pressão dos pneus de outras maneiras.

O treinamento para usar o Prolog App, nesse caso, deve focar em ensinar aos responsáveis, motorista ou gestor de pneus, a acessar o sistema e iniciar o processo de inspeção.

Vale lembrar que os pneus já devem ser cadastrados e identificados no sistema antes de qualquer processo de inspeção, algo que é tarefa do gestor da frota.

Sistema de gestão de manutenção

Nesse sistema, o principal usuário será você, o gestor da frota, ou o gestor de manutenção. Portanto, o treinamento para usar o Prolog App será mais direcionado e, por vezes, até mais simples.

Afinal, o principal objetivo é mostrar as funcionalidades existentes.

Superando desafios comuns no aprendizado do Prolog App

Ao implementar o Prolog App na gestão de frotas, é natural enfrentar alguns desafios comuns, principalmente devido à adaptação de novas tecnologias e se a frota ainda não possui essa cultura tecnológica.

Uma das principais barreiras pode ser a resistência à mudança por parte de alguns membros da equipe, como aqueles menos familiarizados com aplicativos digitais.

Para superar isso, você precisa promover a cultura de aprendizado contínuo e oferecer suporte adicional, como sessões de treinamento regulares e material de suporte acessível, como vídeos tutoriais e manuais passo a passo.

Encoraje a equipe a praticar frequentemente com o app e crie um ambiente onde as dúvidas possam ser discutidas abertamente.

Além disso, o feedback dos usuários iniciais deve ser usado para ajustar e melhorar o processo de treinamento, tornando-o mais relevante e eficaz para toda a equipe.

Lembre-se, a paciência e a comunicação são essenciais para facilitar uma transição de processos e para o uso eficiente do Prolog App.

Um ponto que você deve considerar também é que o Prolog App conta com uma equipe de sucesso do cliente e suporte especializado. Sempre que surgirem dificuldades ou problemas, basta entrar em contato.

Está pronto para otimizar a gestão da sua frota com o Prolog App? Agende uma demonstração gratuita ainda hoje.

Autor

Jean Zart

Co-fundador e CEO da Prolog, possui mais de 10 anos de experiência no mundo do transporte e logística, tendo atuado nas áreas de análise de gestão e processos. Desde 2016, se dedica à Prolog, motivado a gerar inovação e otimização na gestão de frotas.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.